9 raças de cães que perdem pouco pêlo

Se tem um cão em casa sabe que ter pêlo espalhado é uma certeza. A tendência de perder pêlo pode ser intimidante para quem valorize muito a limpeza ou tenha alergias, mas sabia que há inúmeras raças caracterizadas por perderem pouco pêlo?
9 raças de cães que perdem pouco pêlo
9 raças de cães que perdem pouco pêlo
9 raças de cães que perdem pouco pêlo

Os cães são conhecidos por largarem pêlo praticamente em todo o lado e até parece que percebem quando a roupa está lavada para deixar a sua marca de saliva. Isto pode significar que quem valorize muito a limpeza ou tenha alergias pense duas vezes antes de ter um cão, ou porque não conseguem tolerar o pêlo espalhado pela casa ou porque o pêlo causa uma reacção alérgica. Se é uma destas pessoas e já tinha perdido a esperança de ter um cão, sabia que há muitas raças caracterizadas por perderem pouco pêlo?

Embora seja um mito que exista uma raça que não perca pêlo nenhum (é natural que percam algum pêlo mesmo que pouco) há algumas raças que perdem muito pouco. Conheça 9 destas raças!

1. Shnauzer Miniatura

Originalmente criadas para caçar ratos esta raça apaixonante é famosa por ter uma expressão rezingona. Mas sabia que são também cães que perdem muito pouco pelo? Embora um Shnauzer Miniatura perca pouco pêlo, têm de ser tosquiado regularmente e deve ter o seu pêlo aparado, por isso deve considerar visitas regulares a um profissional de tosquias se tiver um cão desta raça.
9 raças de cães que perdem pouco pêlo

2. Lhasa Apso

Esta raça de pelo bonito e longo perde pouco pêlo e de forma gradual, à semelhança de um Yorshire Terrier e há mesmo muitas famílias que nem reparam que perdem pêlo. Tem apenas de garantir que lhe dá banhso suficientes e que o escova regularmente para prevenir a formação de nós e, finalmente, que é tosquiado com frequência.

3. Scottish Terrier

Considerada a raça mais antiga da Escócia é uma das raças que perde menos pêlo. A razão principal é porque tem duas camadas de pêlo: uma cama superficial encaracolada e uma camada interior muito suave. Isto evita que o pêlo caia, mas não significa que possa poupar nas tosquias – os Scothish Terrier requerem tosquias e escovagens constantes para manter o seu pêlo em boas condições.

4. Poodle

Não deve ser uma surpresa que a raça Poodle esteja nesta lista. Adorada por quem sofre de alergias por ser uma raça hipoalergénica, todas as variedades de Poodles perdem pouco pêlo. Quando perdem (tipicamente com algumas semanas de intervalo), o pêlo fica preso no seu próprio pêlo ondulado por isso não acabará em cima dos sofás ou espalhado pela casa. Além disso, como o pêlo e sujidade fica na sua camada de pêlo, deve garantir que que tem tempo para o escovar diariamente.

5. Whippet

Conhecidos por serem incrivelmente rápidos e se parecerem com pequenos galgos, Whippets são também cães caracterizados por perderem pouco pêlo. Ao contrário das restantes raças nesta lista, escoválos uma vez por semana com uma escova de borracha é suficiente, por isso são excelentes caso procure um cão que não perca muito pêlo e que não precise de ser escovado todos os dias.

Facto divertido: O nome Whippet tem origemnuma palavra inglesa que quer dizer exatamente ‘cão pequeno que se move muito rápido!’.
9 raças de cães que perdem pouco pêlo

6. Yorkshire Terrier

Yorkshire Terrier é uma raça com origem no Reino Unido que data ao século XIX. Conhecida por ter pêlo sedoso e que cai com pouca frequência e de forma gradual, sendo também muito fácil de desembaraçar. Por ser tão fácil de escovar precisam de ser escovados regularmente para estar em perfeitas condições.

7. West Highland Terrier

Semelhante ao Scotish Terrier, a raça West Highland Terrier tem uma camada superficial muito encaracolada e uma camada interior suave. No entanto, é uma raça que requer escovagens frequentes, já que caso contrário o seu pêlo pode perder o seu brilho. Garante que leva o seu Westie o número de vezes suficiente para ser escovado e tosquiado!

8. Galgo Afegão

Com o seu pelo sedoso e esvoaçante que faz lembrar a realeza, o Galgo Afegão tem uma aparência magnífica. Esta raça caracterizada também por perder pouco peso, tem não só uma, mas duas camadas de pêlo, que cresce de forma constante tal como o cabelo humano. Por crescer de forma contínua, perdem menos pêlo, mas o pêlo precisa de tosquias frequntes para prevenir que fique demasiado comprido. Facto divertido: Os cães de raça Galgo Afegão forma originalmente criados para caçar presas grandes nas montanhas desertas do Afeganistão e o seu pêlo longo era imprescindível para os proteger e manter quentes.

9. Cairn Terrier

Originária da Ilha de Skye na Escócia, pode reconhecer esta raça através do cão Toto, do Feiticeiro de Oz. Os cães da raça Cairn Terrier perdem pouco pêlo, mas precisam de ser tosquiados manualmente. Este tipo de tosquia exige competência específicas, já que se não for feito corretamente pode causar desconfort ao cão, por isso o ideal é que seja feito por um profissional.

Esta é a nossa lista de 9 raças de cães que perdem pouco pêlo! Se tem alergia a cães, veja esta lista de Raças de cães hipoalergénicas para saber qual a raça que mais se adapta a si e que não o fará espirrar constantemente!

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!