Your Pet, Our Passion.

Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cão de porte pequeno, robusto e com uma pelagem comprida. É ligeiramente mais comprido do que alto. Pode ter uma variedade de cores como o dourado, areia, mel, grisalho escuro, ardósia, fumo, multicolorido, preto, branco ou castanho. Os machos adultos medem 25cm e as fêmeas adultas medem um pouco menos. Pesam entre 6-7kg em adultos.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Lhasa Apso é leal e fiável. Gosta de conviver com crianças e outros cães. É independente e desconfiado com estranhos, mas pode tornar-se obediente com paciência e consistência. É um cão muito sensível e, como tal, não responde a tons agressivos.

História e Origem

Como o próprio nome sugere, a raça canina Lhasa Apso foi criada no Tibete por monges e nobres durante, pelo menos, dois mil anos. Foram utilizados como cães de guarda nos templos e mosteiros. Os tibetanos respeitavam muito estes cães pequenos, pois acreditavam que eram a reencarnação de Lamas sagrados tibetanos. Estes cães nunca eram vendidos ou comprados, mas sim oferecidos. Recebê-lo como oferta era uma grande honra.

Tal como sucede em várias raças, são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias, como tal recomenda-se testes oculares. Têm também tendência para algumas doenças dermatológicas.

O Lhasa Apso adulto necessita de, no mínimo, meia hora de exercício por dia. Tem muita energia, mas fica contente tanto em casa a brincar, como a passear durante quilómetros e quilómetros. Contenta-se perfeitamente com vários passeios curtos diários.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

São consideráveis os cuidados a ter com o pequeno Lhasa Apso. A pelagem exterior é comprida, pesada e ligeiramente áspera. O subpelo é ligeiramente mais curto e macio e deve ser penteada para evitar a formação de riças e nós. Se a pelagem começar a ficar comprida demais, poderá reduzir o seu comprimento a qualquer altura. Um profissional  poderá apoiar os donos neste procedimento.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.