Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
cachorro a farejar na relva enquanto abanando o rabo

Porque é que os cães abanam a cauda?

5 min de leitura

A maioria das pessoas pensa que os cães apenas abanam a cauda quando estão felizes. É verdade? Leia o nosso artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre a ferramenta mais importante de comunicação do seu cão e o que significam os diferentes tipos de abanar a cauda.

O abanar de cauda do seu cão é uma ferramenta de comunicação excecional. Seja longa, curta, encaracolada ou direita, a cauda do cão serve para nos indicar como ele se está a sentir. É crença comum que uma cauda a abanar é sinónimo de um cão feliz, mas nem sempre é esse o caso. Os cães utilizam o seu corpo todo para comunicar, pelo que, por vezes, é necessário observar a sua restante linguagem corporal e a situação em que se encontram para compreender o que estão de facto a sentir. Criamos este guia simples para o ajudar a compreender o que o seu cão lhe está a dizer quando está a abanar a cauda.

Porque é que os cães abanam a cauda?

O abanar de cauda é um comportamento instintivo, que se desenvolve entre as 3 e as 4 semanas de idade, dependendo da raça, e é um dos métodos primários de comunicação do seu cão, tanto para comunicar com pessoas como com outros cães. Apesar de ser comum pensar-se que os cães abanam a sua cauda para mostrar que estão felizes, na verdade podem fazê-lo por outras razões, tais como nervosismo ou excitação.

Posições da cauda e o que significam

Para decifrar o que significa quando o seu cão está a abanar a cauda, terá que se afastar um pouco e olhar para a posição da sua cauda, bem como a velocidade a que está a abanar. Continue a ler este artigo para saber mais sobre as posições da cauda do cão e o que significam.

A direção do abanar da cauda

De acordo com Live Science, a direção do abanar da cauda também tem significado. O abanar de cauda para a direita é, normalmente, positivo, enquanto que o abanar para a esquerda tende a ser negativo, indicando medo, stress ou ansiedade. Isto acontece porque o hemisfério esquerdo (a parte do cérebro associada a sentimentos positivos) controla o lado direito do corpo.

cachorro agachado com o rabo no ar

Um estudo realizado em 2013, menciona que os cães também conseguem decifrar a direção de um abanar de causa de outro cão. Utilizando 43 cães de companhia de diferentes raças, o estudo mostrou aos cães vídeos de outros cães a a abanarem as suas caudas tanto para a direita como para a esquerda para ver como reagiam, utilizando um colete para monitorizar o seu batimento cardíaco. 

Quando se mostrou vídeos com um cão a abanar a cauda para a direita, a maioria dos cães manteve-se relaxado e alguns até tentaram aproximar-se do cão do ecrã, indicando que este abanar de cauda é um sinal positivo. A outros cães foi mostrado um vídeo com um abanar de cauda para a esquerda, tendo estes cães demonstrado sinais de ansiedade e o seu batimento cardíaco aumentou.

A importância das caudas

cachorrinho a cheirar relva

Apesar de a cauda do seu cão ser utilizada essencialmente para comunicar, há todo um conjunto de coisas úteis que eles podem fazer! A Dra. Lisa Radosata do Florida Veterinary Behaviour Service diz que a cauda dos cães pode também funcionar como leme, quando estão a nadar e é fundamental para se equilibrarem quando estão a correr, permitindo-lhes fazer curvas apertadas sem cair.

No passado, muitos tutores e criadores escolhiam cortar a cauda dos seus cães, normalmente por razões estéticas. Este procedimento é, agora, ilegal em Portugal, uma vez que é desnecessário e pode comprometer os métodos de comunicação do seu cão, comprometendo também o seu equilíbrio. Se um cão tem a cauda cortada, é difícil perceber o que ele está a sentir porque está impedido de usar a sua principal ferramenta de comunicação.

Já sabe porque é que os cães abanam as suas caudas! É importante ter em atenção que abanar a cauda não indica sempre que o cão está feliz e que deve observar sempre a totalidade do comportamento do seu cão para perceber o que ele está de facto a sentir.