Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato sentado a olhar para cima

Treinar o seu gatinho ou gato adulto

9 min de leitura

Apesar de o treino estar tradicionalmente mais associado a cães, pode também ensinar ao seu gato alguns truques! O seu amigo felpudo pode aprender a reconhecer o seu nome e vir ter consigo quando o chama. Para o ajudar a desenvolver estas competências, é importante treinar o seu gatinho, desde pequenino e o mais rapidamente possível.

Ensinar ao seu gatinho aptidões sociais

Treinar gatinhos começa pelas suas competências sociais. Quanto mais forem expostos numa tenra idade, menos se irão assustar ou surpreender mais tarde. Quase desde que começam a andar sem a ajuda da mães, os gatinhos experienciam novas situações, com a confiança e curiosidade pelas quais os gatos são famosos! Os gatinhos estarão na sua fase menos assustadiça entre as 3 e as 7 semanas, pelo que estarão mais abertos a aceitar novas experiências e alterações no seu ambiente. Após esta idade, os gatinhos ficam mais cautelosos, pelo que é importante que o seu criador ou associação de adoção exponha o seu gato o mais possível, antes de o trazer para casa (idealmente entre as 8-13 semanas, dependendo da raça e do felinicultor).

Gato laranja a olhar para o dono

Claro que o desenvolvimento emocional do seu gatinho não para às 12 semanas de idade, pelo que pode continuar a treiná-lo, quando o trouxer para casa. Experimente algumas destas dicas para ajudar o seu gatinho a desenvolver-se ainda mais:

  • Convide uma grande variedade de amigos para sua casa para ajudar o seu gatinho a habituar-se a todo o tipo de pessoas (diferentes idades, géneros, alturas, cor do cabelo e muito mais!).
  • Se não tem crianças, convide algumas para sua casa, garantindo que as avisa do cuidado que devem ter com o gatinho, especialmente quando se conhecerem pela primeira vez.
  • Poderá conhecer alguém que tenha um cão que goste de gatos. Se sim, convide-a para trazer o seu cão para conhecer o seu gatinho. Os cães têm que estar bem treinados e responder ao comando “fica”, mesmo perante a excitação de conhecer um novo amigo!
  • Enquanto treinar o seu novo gatinho, leve-o a passear de carro em percursos curtos para que se habitue a viajar de carro, desde bem cedo. Ofereça-lhe uma guloseima quando chegarem a casa para que ele associe viajar a uma recompensa positiva.

Como começar a treinar um gatinho

Quando o seu gatinho dominar as competências sociais básicas, pode começar a treiná-lo para outras situações. Antes de começar, recomendamos que o seu gato seja examinado pelo veterinário para garantir que não tem nenhum problema de saúde escondido, que possa ser agravado, durante os treinos, tais como problemas articulares ou de audição.

Certamente que o seu gatinho está perfeitamente saudável, pelo que poderá em breve começar a ensinar-lhe alguns truques úteis. As dicas abaixo poderão ajudá-lo a si e ao seu gatinho ou gato adulto a tirar o máximo partido das sessões de treino:

2 gatos a brincar num sofá
  • Enfatize a ordem oral que utiliza para ensinar o seu gato o que quer que ele faça (tal como “senta”), falando de forma clara e confiante e reforçando com elogios de incentivo (por exemplo, “senta, boa, senta”).
  • Utilize recompensas à base de comida como reforço positivo, durante o treino do seu gatinho. Afinal, não estaria mais disposto a trabalhar no duro se soubesse que receberia uma recompensa deliciosa?
  • Utilize um “clicker” ou um sino suave, quando der um snack ao seu gato para o ajudar a associar esse som a uma recompensa. Ele aprenderá a desempenhar uma tarefa quando ouvir aquele som no futuro.
  • Treine o seu gatinho ou gato antes das refeições, porque uma recompensa alimentar não será tão apelativa perante um estômago cheio. Ao mesmo tempo, não deixe o seu gato passar fome para tentar aprender; um gato com fome rapidamente perderá a paciência!
  • Tente eliminar qualquer barulho de fundo, como a distração de uma televisão ou rádio, para ajudar o seu gato a manter-se concentrado.
  • Mantenha as sessões curtas, terminando-as an-tes do seu gato ficar cansado ou aborrecido. Expe-rimente sessões de treino com no máximo 15 mi-nutos para manter o seu pupilo fresco.
  • Seja consistente com as sessões de treino, com o mesmo treinador (quer seja você ou um profissio-nal), as mesmas ordens, sinais e recompensas.
  • Espere que o seu gato domine uma competência, antes de tentar ensinar-lhe outra, ou poderá estar a exigir demasiado de ambos.
  • Tente disponibilizar uma sessão de treino de 10-15 minutos todos os dias. Com sessões de treino esporádicas poderá não conseguir os resultados desejados e até confundir o seu gato.
  • Seja paciente! Treinar exige tempo, pelo que deve encorajar o seu gato em cada sessão com muitos elogios e recompensas pelo bom comportamento. Se o seu gato fizer algo errado, utilize um “não” firme, antes de desviar a sua atenção para outro lado. Por exemplo, se ele está a atirar objetos ao chão, diga “não” e dê-lhe antes um brinquedo para brincar.

Agora que sabe o básico sobre como treinar o seu gatinho ou gato, pode começar a ensinar-lhe tare-fas específicas. Que comece a diversão!