Manter a pele e o pelo do seu cachorro saudáveis

mulher a mimar cachorro malhado com coleira vermelha

Manter a pele e o pelo do seu cachorro saudáveis

mulher a mimar cachorro malhado com coleira vermelha

Manter a pele e o pelo do seu cachorro saudáveis

mulher a mimar cachorro malhado com coleira vermelha
July 31, 2018

Manter a pele e o pelo do seu cachorro saudáveis

A pele seca pode ser um problema extremamente desconfortável para os cachorros. Assim que a pele começa a desidratar, pode surgir comichão. Os cachorros não conseguem resistir à comichão e coçam-se dia e noite. E coçar pode ser muito prejudicial e pode levar ao corte da pele e sangramento e com isso a problemas de pele ainda mais graves.

A boa notícia é que há uma série de medidas que pode tomar para minimizar o risco da pele secar e manter o pelo do seu cachorro no melhor estado possível.

Escovar

Escovar o pelo é uma das melhores maneiras de prevenir a desidratação da pele nos cachorros. Cada vez que escova o pelo do seu cachorro, limpa todos os flocos secos de pele que estão na superfície. Estes flocos de pele podem causar irritação se se acumularem, fazendo com que o seu cachorro se coce.

A escovagem também ajuda a estimular o desenvolvimento das glândulas sebáceas na pele do seu cachorro. Essas glândulas são importantes para manter a pele e pelagem do seu cão saudáveis e no seu melhor. Escovar o seu cachorro desde tenra idade ajuda a que se torne um hábito divertido ao longo da vida.

mulher a mimar cachorro Cocker Spaniel castanho
mulher sentada no chão a mimar cachorro malhado com coleira vermelha

Champô para cachorro

O champô para cachorro pode ajudar o pelo do seu cachorro quando este ainda está a crescer. A maioria dos champôs têm uma variedade de diferentes óleos e ingredientes para melhorar a elasticidade da pele do seu cachorro. Estes ingredientes especiais também ajudam a reparar e nutrir qualquer pele que esteja ligeiramente seca.

Ao dar banho ao seu cachorro, certifique-se que usa champô para animais de companhia e não para humanos. Champôs para humanos não são desenvolvidos a pensar nos animais de companhia, podendo fazer mais mal que bem. Peça ao seu médico veterinário que lhe indique o champô mais adequado para a raça e tamanho do seu cão.

 

Hidratação

Manter o seu cão hidratado é importante por vários motivos. Uma das razões é que um cachorro desidratado pode desenvolver problemas de pele. Problemas de pele como perda de elasticidade e rugas são um sinal de desidratação. Se notar algum destes sintomas, verifique se o seu cão tem sempre acesso a água limpa e fresca. Se ainda assim ele resistir beber, deve levá-lo ao seu médico veterinário pois pode haver algum problema mais sério.


Escolher a alimentação certa

O tipo de alimentação que dá ao seu cachorro pode influenciar a saúde do seu pelo e da sua pele. Se procura uma alimentação completa, clinicamente comprovada que suporta uma pele saudável, considere PURINA® PRO PLAN® para Cachorro com Pele Sensível com OPTIDERMA®. Esta dieta foi criada especificamente para ajudar os cachorros com problemas de pele.

Este alimento ajuda a reduzir o possível desconforto da pele associado à sensibilidade alimentar, graças à fonte selecionada de proteína (mais de 90% proveniente do salmão) e à inclusão de nutrientes direcionados para a pele como Zinco, Ácidos gordos essenciais e Vitaminas A, E e B.

Pode descobrir mais sobre este alimento aqui.

 

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB