Como tutor/a de um cão, pode por vezes dar por si a pensar em demasia no cocó do seu cão. Desde a cor, à forma e à consistência, pode estar a perguntar-se o que é normal. O nosso guia sobre cocó de cão pretende responder a todas as suas perguntas e muito mais.
Todos os cães fazem cocó, é verdade. As fezes podem parecer algo banal; mas sabia que as fezes do seu cão podem ser um excelente indicador da saúde geral do seu cão e até prevenir alguns problemas de saúde no futuro, se souber o que procurar? É por isso que na PURINA (e no consultório do seu veterinário!) gostamos de falar pessoalmente sobre a experiência de apanhar fezes. Da próxima vez que estiver a passear o seu cão, olhe bem para as fezes dele — desta forma, conseguirá obter um bom cheirinho da informação importante que o seu cão está a tentar transmitir-lhe.
Qual deve ser o aspeto das fezes do cão?
Cada cão é único, pelo que o padrão de fezes normais e saudáveis pode ser ligeiramente diferente entre cães. Observe a rotina habitual do seu cão e aos hábitos de defecar, para que, se algo mudar, saber o que dizer ao seu médico veterinário. Lembre-se: se detetar quaisquer alterações na rotina normal do seu cão, fale com um médico veterinário.
As fezes do cão devem ter uma cor castanho chocolate. Se o seu cão estiver a comer alimentos com corantes adicionados, alguns destes podem também aparecer nas fezes do seu cão. Percorra este documento para ver a nossa tabela de cores e obter mais informações sobre o significado das diferentes cores.
Há uma razão pela qual às veze as fezes são conhecidas como troncos! As fezes dos cães devem ser em forma de tronco e manter a sua forma. Se as fezes forem redondas, é possível que o seu cachorro esteja desidratado.
O tamanho das fezes está relacionado com a quantidade de fibra na dieta do seu cão. O tamanho das fezes aumenta à medida que o teor de fibra na comida do seu cão aumenta. Regra geral, o volume dos dejetos do seu cão deve ser proporcional à quantidade de comida que está a comer. Se isso não parecer ser o caso, considere informar o veterinário do seu cão sobre isso.
O que está nas fezes do meu cão?
Quando for apanhar as fezes do seu cão, analise atentamente os seus dejetos. A presença de muco nas fezes do cão pode indicar uma inflamação do cólon, enquanto que muita erva pode significar que o cão tem andado a comer demasiada erva ou que tem um problema na vesícula biliar.
Consistência das fezes do cão
Quando se baixar para apanhar as fezes do seu cão e sentir a sua consistência através do saco de plástico, preste especial atenção! As fezes do cão devem ser compactas, húmidas e fáceis de apanhar, com uma consistência semelhante à da plasticina quando apertado. Como indicador de perturbação intestinal, a diarreia ou fezes liquidas podem ser sinal de que algo está errado com o estômago do seu cão. E se as fezes do seu cão forem duras ou secas, pode ser sinal de obstipação. Se notar que a consistência das fezes do seu cão parece 'fora do normal', certifique-se de discutir isso com o seu médico veterinário.
Causas da obstipação nos cães
A obstipação nos cães pode ser causada por vários fatores:
- Demasiada ou pouca fibra alimentar.
- Pouco exercício.
- Glândulas anais obstruídas ou infetadas.
- Autolimpeza excessiva (se houver pelo de cão nas fezes).
- Falta de higiene (se houver pelo emaranhado à volta da região anal do seu cão).
- Objetos como cascalho, ossos, plantas ou plástico presos no trato intestinal.
- Um efeito secundário da medicação.
- Desidratação (um possível sintoma de doenças mais graves).
Fezes liquidas: Causas da diarreia em cães
Fezes líquidas nos cães podem ser causadas por muitos fatores. Fezes moles em cães podem ser resultado de ansiedade, medicação, ingestão de comida nova ou comida para humanos. Também pode ser um sinal de infeção ou uma condição subjacente.
Existem também muitas coisas que podem causar diarreia em cães:
- Um acontecimento stressante como a adoção de um novo cão, a chegada de um novo membro da família, mudança de casa, etc.
- Mudar rapidamente para uma nova ração para cães.
- Ingestão de alimentos concebidos paea humanos.
- Nova medicação.
- Beber água estagnada de uma poça ou lagoa.
Também pode ser um indicador de outra doença ou infeção. Se o seu cão tiver diarreia ou obstipação por um período prolongado, fale com o seu médico veterinário.
Tabela com os tipos de cores em fezes de cães
Consulte abaixo o nosso quadro com os tipos de cores nas fezes de cães e saiba mais sobre o que a cor das fezes do seu cão significa.
Esta é a cor que as fezes do seu cão devem ter - um castanho chocolate saudável. Este é um bom sinal de que o estômago do seu cão está saudável e a funcionar como deveria.
Fezes de cão verdes podem significar que o seu cão comeu demasiada erva ou tem um problema na vesícula biliar. Deve marcar uma consulta com o seu médico veterinário para um diagnóstico adequado.
Fezes de cão laranja ou amarelas podem indicar um problema biliar ou hepático, e é definitivamente algo que deve discutir com o seu médico veterinário. Se o seu cão tiver diarreia amarela, isso também pode ser um sinal de ingredientes na comida, como arroz ou frango, que lhes estão a causar desconforto no estômago.
Riscas vermelhas nas fezes do seu cão podem indicar a presença de sangue. Se vir sangue nas fezes do seu cão, é aconselhável verificar se há cortes na região anal do seu cão para investigar de onde pode vir o sangue.
Fezes de cão pretas podem ser sinal de sangramento no trato gastrointestinal superior. Fale com o seu médico veterinário o mais rápido possível.
Fezes de cão gordurosas e cinzentas podem indicar um problema biliar ou pancreático. Leve-os ao veterinário o mais rápido possível.
Manchas brancas nas fezes de cão podem apontar para a presença de vermes. Certifique-se de seguir um calendário regular de desparasitação e, se não tiver a certeza, consulte o seu veterinário.
Sangue nas fezes do cão: o que fazer?
Por vezes, a presença de sangue nas fezes do seu cão (por exemplo, sob a forma de riscas vermelhas) pode ser um sinal de um ligeiro rasgão ou traumatismo na região anal ou no reto. Normalmente, é apenas uma pequena risca. Verifique a região anal do seu cão para ver se é algo fácil de identificar. O sangue vermelho-vivo nas fezes do cão indica sangue fresco e, por vezes, pode dever-se a problemas no intestino. Contudo, mas nem sempre, as fezes também podem ser líquidas. É preferível que o sangue seja examinado pelo seu médico veterinário. Se possível, leve uma amostra das fezes.
Porque é que o cão come as fezes?
Quando os cães comem fezes, isto também é conhecido como coprofagia. Mas por que decidem comer as suas próprias fezes? Os especialistas ainda não sabem exatamente. Alguns teorizam que o seu cão comer fezes pode ser um sinal de que está a tentar obter mais nutrientes do que já comeu, mas não existem atualmente estudos que o confirmem. Talvez os nossos cães gostem do cheiro e do sabor – não há como explicar o paladar canino…
Como impedir o seu cão de comer fezes? Tal como acontece com muitas coisas, pode ser necessária uma estratégia de tentativa e erro — mas recomendamos que limpe imediatamente as fezes do cão, ensine a palavra de comando “deixa!” e pulverize dissuasores de sabor a fezes. Saiba mais sobre a coprofagia e as medidas de prevenção. Naturalmente, é sempre aconselhável falar com o seu médico veterinário se tiver dúvidas.
Razão pela qual os cães arrastam a região anal pelo chão?
Arrastar a região anal pode ser normal para os cães, especialmente se estiverem com problemas de fezes moles. No entanto, como já referimos, é importante estar atento ao comportamento do seu cão e às suas fezes. Desta forma, se o seu cão parecer desconfortável e o arrastar da região anal se tornar um comportamento rotineiro para além da limpeza inicial da região anal após as fezes, deve informar o seu médico veterinário. O facto de o seu cão arrastar a região anal pelo chão pode indicar que sofre de glândulas anais impactadas.
Sangue nas fezes do meu cão, mas ele age normalmente
Se notar a presença de sangue nas fezes do seu cão, deve contactar o seu médico veterinário. O sistema imunitário dos cachorros é muito mais fraco do que o de um cão adulto, pelo que estão muito mais suscetíveis a doenças e infeções.
Por vezes, pode observar-se uma pequena quantidade de sangue nas fezes do seu cão. Se o seu cão não tem mostradoquaiquer sinais de desconforto ou mal-estar e parece estar normal, então é melhor estar atento.
No entanto, se notar que há mais sangue nas fezes ou se o seu animal de companhia parece doente, então deve falar com o veterinário.
Mundanças nas fezes do seu cão após a mudança para uma nova ração
Se chegar o momento em que tenha de mudar a dieta do seu cão, isso pode ter efeitos diretos nas fezes - pelo menos durante algum tempo. Tal como nós humanos passamos por um período de adaptação quando comemos uma nova gastronomia num país estrangeiro, o seu cão passa por algo semelhante quando começa a comer uma nova dieta.
Para ajudar a evitar perturbações alimentares, efetue uma mudança lenta e gradual da ração antiga para a nova durante um período de 7 a 10 dias.
O seu cão tem diarreia desde o dia que o trouxe para casa. É normal?
Se tivem um cão novo, é importante lembrar que a mudança para uma nova casa é um momento stressante não apenas para nós, mas também para o seu novo cão. Estar num ambiente novo pode causar stress e perturbações no estômago. Faça quaisquer mudanças na dieta muito gradualmente ao longo de uma semana a 10 dias e procure o conselho do seu médico veterinário se as coisas não se acalmarem.
Diarreia em cães causada pela ansiedade
Os cães podem sofrer de diarreia, tal como nós. A diarreia causa pela a ansiedade em animais de companhia é uma resposta comum ao stress ou ansiedade - ou seja, a diarreia do seu cão pode ter origem por o mesmo estar preocupado com algo. Os exemplos de situações stressantes que podem desencadear problemas digestivos nos cães são variados - e depende do que o seu cão considera particularmente stressante!
As situações stressantes que podem desencadear diarreia em cães incluem:
- Adoção.
- Internamento.
- Separação do tutor.
- Alterações na sua casa ou no seu ambiente.
- A introdução de um novo animal de companhia ou membro da família, mesmo que estejam destinados a tornarem-se melhores amigos!
O seu cão estará menos propenso a diarreia causada pela ansiedade se os habituar a mudanças gradualmente e tornar as transições o mais suaves possível. Alguns médicos veterinários podem recomendar um suplemento probiótico, que adiciona bactérias benéficas ao intestino do seu cão para restaurar o equilíbrio.
Os suplementos probióticos também podem ser usados se souber que uma situação stressante está iminente; desta forma, pode prevenir o problema antes de começar.
Os cães são naturalmente exploradores e muitas vezes gostam de investigar tudo! Por vezes, isto significa que comem algo inadequado durante o passeio. Dependendo da atividade intestinal particular do seu cão, os sinais podem ser vistos logo após terem comido. Frequentemente, isto tomará a forma de fezes moles. Se isto persistir, então procure um médico veterinário. Certifique-se de que há bastante água fresca e limpa disponível para ajudá-los a manter-se hidratados.