Gastroenterite em Cães: Sintomas e Tratamento

A gastroenterite em cães é uma condição bastante comum, que normalmente se manifesta através de diarreia e, por vezes, também vómitos. Descobre tudo o que precisas de saber sobre as causas, os sintomas mais comuns e os tratamentos veterinários atualmente disponíveis.
Se o teu cão começou subitamente a ter diarreia e, eventualmente, vómitos, é possível que se trate de um caso de gastroenterite. Esta é uma condição relativamente frequente em cães, normalmente provocada pela ingestão de algo impróprio, mas felizmente, com o tratamento adequado, costuma desaparecer rapidamente.
Na Purina, preparámos este guia para te explicar tudo sobre a gastroenterite em cães, incluindo as causas mais comuns e as opções de tratamento disponíveis.
O que é a gastroenterite em cães?
A gastroenterite em cães é uma condição que causa inflamação do trato gastrointestinal (estômago e intestinos). Apresenta-se, na maioria das vezes, como diarreia, com ou sem vómitos (embora seja menos comum surgir apenas com vómitos). A gastroenterite em cães pode ser:
- Aguda (de curta duração e geralmente resolve-se sozinha)
- Crónica (quando dura mais de duas semanas).
Quais são as causas da gastroenterite em cães?
Existem várias causas possíveis para a gastroenterite em cães, incluindo:
- Ingestão de alimentos estragados
- Ingestão de corpos estranhos
- Ingestão de substâncias tóxicas
- Certos vírus ou bactérias (como o parvovírus)
- Doenças do fígado ou rins
- Parasitas intestinais (como vermes)
- Alergias alimentares
- Úlceras gastrointestinais
- Certos tipos de cancro no trato gastrointestinal
Quais são os sintomas da gastroenterite em cães?
- Vómitos (por vezes com aspeto espumoso e cor amarela quando o estômago está vazio)
- Diarreia
- Dor abdominal
- Falta de apetite
- Engasgos ou ânsia de vómito sem sucesso
- Letargia
Como se faz o diagnóstico de gastroenterite em cães?
A gastroenterite em cães pode geralmente ser diagnosticada rapidamente por um veterinário. Este fará um exame físico completo, analisará o histórico clínico e fará perguntas sobre os comportamentos e hábitos alimentares do cão nos últimos dias. Quererá saber se comeu algo fora do habitual ou se foram introduzidos novos alimentos.
Como tratar a gastroenterite em cães?
O tratamento da gastroenterite nos cães depende da causa. Se a origem for a ingestão de algo impróprio, podem ser prescritos medicamentos para parar os vómitos e/ou diarreia. Paralelamente, o veterinário poderá recomendar uma dieta leve, como frango cozido com arroz, ou uma dieta terapêutica específica para problemas gastrointestinais.
Gastroenterite canina: quanto tempo dura?
Com tratamento adequado e atempado, a gastroenterite em cães pode desaparecer em poucos dias a uma semana. Contudo, se os sintomas piorarem ou se notares sangue nas fezes, deves levar o cão ao veterinário o mais rápido possível para um novo diagnóstico e tratamento.
Como prevenir a gastroenterite em cães?
A prevenção da gastroenterite em cães pode ser difícil, sobretudo quando a causa não é clara. No entanto, há medidas que podes adotar para reduzir o risco de recorrência:
1. Evita que o cão coma restos na rua
Se o teu cão tem tendência para comer tudo o que apanha, tenta controlar isso durante os passeios. Caso seja difícil, considera mantê-lo com trela para prevenir que coma algo nocivo.
2. Introduz novos alimentos gradualmente
Sempre que mudares a alimentação do teu cão, faz a transição de forma lenta, ao longo de duas semanas, para evitar perturbações gastrointestinais.
3. Mantém as vacinas em dia
A vacinação previne doenças como o parvovírus, que é altamente contagioso e pode causar gastroenterite grave ou até ser fatal.
4. Faz desparasitação regular
Vermes intestinais são uma das causas comuns de problemas gastrointestinais. Por isso, é importante manter uma rotina de desparasitação pelo menos 4 vezes por ano.
Gastroenterite hemorrágica em cães
Se notares sangue no vómito ou nas fezes do teu cão, pode tratar-se de um caso de gastroenterite hemorrágica. O sangue pode ter uma consistência semelhante a doce de framboesa nas fezes e pode também haver gotas de sangue na zona do reto. Esta forma de gastroenterite é muito mais grave e requer tratamento veterinário imediato.
Nos casos suspeitos de gastroenterite hemorrágica, o médico veterinário poderá recorrer a radiografias e análises ao sangue, procurando corpos estranhos ou outras doenças. O cão poderá necessitar de administração de fluidos intravenosos.
Agora que já sabes tudo sobre gastroenterite em cães, porque não aprofundar o tema da digestão sensível nos cães?