Os cães não dependem da comunicação vocal da mesma forma que os humanos, mas, ainda assim, é uma parte importante da maneira como eles expressam as suas emoções para outros cães - e para a sua família humana.
Embora alguns façam mais barulho do que outros, todos os cães ladram. Se tem um Chihuahua pequeno ou um Pastor Alemão adulto, provavelmente já os ouviu a ladrar numa ampla variedade de situações. No entanto, quando ouve um cão a ladrar muito deve perguntar-se a si mesmo porque é que isto acontece e como fazer para parar um cachorro de ladrar, seja dentro de casa ou noutros ambientes. Aqui irá encontrar tudo o que deve saber:
Porque é que os cães ladram?
Qualquer que seja a causa do ladrar do seu cão, ele tem um propósito: comunicar o que eles estão a sentir.
Se encontrar o seu cão a ladrar muito, a melhor coisa a fazer é tentar identificar a causa, que pode incluir qualquer uma das seguintes:
1. Eles estão a sofrer de ansiedade de separação
O latido aparentemente excessivo pode ser devido a um problema relacionado à separação. Se o seu cão fica ansioso por ficar sozinho, certifique-se de ler o nosso artigo sobre os sintomas e soluções para a ansiedade de separação em cães.
2. Eles estão a tentar alertá-lo
Eles podem estar a tentar dizer que há alguém à porta.
3. Eles estão apenas a divertir-se
Se estão no meio de um jogo, eles podem ladrar para lhe mostrar que se estão a divertir.
4. Eles estão a imitar o comportamento de outro cão
Numa casa com vários animais de estimação, é fácil tornar-se um ambiente com bastante barulho. Se tem mais do que um cão, nem sempre é preciso fazer muito para que um faça o outro começar a ladrar.
5. Eles estão sempre muito animados
Alguns cães, no entanto, podem ficar muito animados e continuar a ladrar mesmo depois do carteiro sair, por exemplo, ou depois de acabarem de brincar, ou mesmo depois de lhes ter dito para ficarem quietos. Isto pode ser um problema, especialmente se tem vizinhos por perto.
Como fazer um cão parar de ladrar dentro de casa
Existem várias coisas que pode adicionar à sua rotina diária para tentar minimizar ou controlar o barulho que o seu cão faz dentro de casa. Aqui estão apenas algumas maneiras:
Adicione mais exercícios à rotina do seu cão
Uma das melhores abordagens sobre como fazer um cão parar de ladrar dentro de casa é fazer com que este pratique bastante exercício - afinal, um cão cansado geralmente é um cão quieto! Pode tornar as caminhadas com o seu cão mais emocionantes ao adicionar jogos como o busca. Existem muitos desportos para cães que pode desfrutar com o seu animal de estimação, e nadar juntos de vez em quando é um ótimo exercício que ajuda a liberar energia e criar um vínculo mais forte. Se quer fazer o seu cão parar de ladrar garantindo que ele está a receber exercício físico suficiente, leia as nossas principais dicas sobre exercícios para cães.
Limite o acesso a janelas e cercas
Os donos de animais de estimação podem nem se aperceber dos carros a passar, de pequenos animais no jardim ou qualquer pessoa que passe na rua. Mas, é provável que o seu cão esteja totalmente ciente de tudo o que está a acontecer do lado de fora da sua casa e que fique animado para também informar toda a sua família. É por isso que remover estímulos externos pode ajudar a fazer o seu cão parar de ladrar excessivamente. Tente fechar os cortinados, colocar o animal de estimação num compartimento que não tenha vista para a rua principal ou limitar o acesso às janelas, cercas e portas de vidro, para que eles não fiquem agitados com qualquer coisa que vejam do lado de fora, mesmo que seja apenas um carro a passar.
Ensine ao seu cão a técnica de "falar e calar"
Treinar cães para não ladrar, especialmente dentro de casa, geralmente envolve a técnica de "falar e calar", que, é melhor executada quando primeiro se treina a ladrar sob comando.
Aqui está como fazer:
- Peça ajuda a um parceiro de treino para que fique do lado de fora da porta, enquanto está com o seu cão dentro de casa.
- Peça ao seu cão para "fala”, momento em que o seu amigo deve tocar à campainha ou bater à porta.
- Isso deve fazer com que o seu cão comece a ladrar, e quando ele o fizer, dê-lhe um snack e bastantes elogios.
- Pratique isso pouco a pouco em vários locais e em breve o seu cão irá ladrar quando disser "fala", esteja alguém à porta ou não.
Agora que já ensinou o seu cão a falar, é hora de ensiná-lo a ficar quieto!
Comece por pedir ao seu cão para falar e recompense-o verbalmente quando ele fizer isso.
Em seguida, diga-lhe para "ficar quieto" e distraia-o dos latidos com um snack delicioso ou um brinquedo favorito. O seu cão não consegue ladrar e comer o seu snack ao mesmo tempo, então ele irá parar de ladrar. Quando ele parar, faça-lhe muitos elogios - e o snack, é claro!
Repita a técnica pouco a pouco e em breve poderá controlar o ladrar com um simples comando.
Ignore o ladrar
Quando os cães querem chamar a atenção, geralmente começam a incomodar as pessoas à sua volta a ladrar muito. Se esse for o caso e não houver nada que precise da sua intervenção, a melhor maneira de parar o ladrar excessivo é ignorá-los. Quando os cães não recebem recompensa pelo seu comportamento, irão eventualmente aprender que essa não é a maneira mais eficaz de chamar à atenção e irão desistir.
Peça ajuda a um especialista em comportamento canino
Se nada parece parar o ladrar excessivo do seu cão e não há nenhum problema médico subjacente, o seu médico veterinário pode encaminhá-lo a um comportamentalista canino que pode ajudar. Seja por ansiedade de separação ou porque o seu cão está muito animado e ainda não encontrou o botão de desligar, estes especialistas treinados profissionalmente encontrarão uma maneira de acalmar o seu cão e reduzir o ladrar excessivo. Para obter mais informações sobre especialistas em comportamento canino, entre em contato com o seu médico veterinário.
Como fazer um cachorro parar de ladrar no carro
Ouvir um cão a ladrar muito no carro é uma situação comum. Os cães ladram para proteger o seu território temporário (especialmente se o carro estiver estacionado e as pessoas estiverem a passar), porque estão frustrados por não poderem perseguir todos os objetos em movimento rápido que passam.
Ou é simplesmente porque eles sabem que uma viagem de carro significa uma emocionante ida ao parque, ou talvez uma viagem menos emocionante ao seu médico veterinário!
Se dominou a técnica de "falar e ficar quieto" em casa, mas o seu cão ainda está agitado no carro, pode precisar tomar medidas para tornar o carro mais normal e comum, para que não seja apenas associado à excitação. Uma ótima abordagem sobre como fazer um cão parar de ladrar no carro é deixá-lo sentar-se com um brinquedo para mastigar. Mantenha o motor desligado no início e depois faça o mesmo com o motor ligado. Assim que o seu cão conseguir sentar-se quieto no carro com o motor ligado, faça uma pequena viagem, mas pare assim que ele começar a ladrar e só continue quando ele se acalmar.
Isso exigirá algum tempo e paciência, mas persista! Eles entenderão a mensagem eventualmente.
Se o seu cão fica particularmente animado ao ver outros carros ou pessoas, tente tapar a caixa de transporte, caso eles estejam habituados a viajar numa ou, se couberem, incentive-os a deitarem-se no espaço para os pés na parte de trás do carro. Mas, lembre-se, segurança em primeiro lugar! Um cão agitado pode ser muito distrativo para a pessoa que está a conduzir, portanto certifique-se de mantê-los devidamente seguros durante os passeios de carro.
Erros comuns que os tutores cometem ao lidar com o cão a ladrar muito
A resposta padrão para muitos tutores de cães que ladram é gritar um pouco mais alto, mandando-os ficarem quietos, mas isso pode fazer com que o seu cão se sinta ameaçado, ou podem pensar que está simplesmente a ladrar juntamente com eles.
Existem muitos produtos no mercado projetados especificamente para ladrar excessivo de cães que visam acalmar e silenciar o seu cão, como coleiras que administram um leve choque elétrico ou um spray desagradável. Não recomendamos esses produtos, pois são desnecessariamente agressivos e desagradáveis, e suprimem o comportamento natural do seu cão e a necessidade de comunicar. Além disso, as coleiras com spray de cheiro vão estar a castigar o seu cão mesmo depois de ele parar de ladrar, pois o cheiro permanecerá no seu nariz que é bastante sensível.
Estes tipos de coleiras punitivas não lidarão com a causa subjacente do ladrar e o seu cão encontrará outras maneiras de expressar a sua frustração, como roer os móveis, ou até mesmo a si mesmo. Em vez disso, tente descobrir porque é que o seu cão está a ladrar. É para alertá-lo sobre algo? Eles estão a ladrar por frustração ou tédio, ou para chamar à sua atenção? Eles estão a ladrar porque foram deixados sozinhos e estão a tentar chamá-lo de volta? Depois de identificar a causa, pode trabalhar em técnicas de treino que ajudarão a lidar com o problema a longo prazo.
Se o ladrar excessivo do seu cão persistir
Se realmente não consegue entender porque é que o seu cachorro está a ladrar tanto, ou se os seus hábitos vocais mudarem repentinamente, vale a pena levá-lo ao seu médico veterinário para garantir que não há outra razão subjacente para o ladrar excessivo.
Agora que já sabe porque é que um cão ladra e como fazê-lo parar, descubra mais sobre o comportamento do seu cão ou o que sigificam diferentes tipos de rosnar de cães.