
Não são apenas os cachorros que adoram a emoção do treino e o vínculo emocional que se cria ao aprenderem novas habilidades. O treino de cães adultos e seniores pode ser mais desafiante mas eles também podem desfrutar e beneficiar de um treino contínuo, especialmente quando há mudanças na rotina.
Um cão mais velho bem treinado pode, por exemplo, tornar a mudança de casa muito mais fácil ou servir de exemplo para um novo cachorro que acaba de se juntar à família!
O treino de cães adultos e seniores permite fortalecer a ligação entre vocês, proporcionar momentos de diversão e manter o seu cão fisicamente e mentalmente ativo. E depois de aprenderem o básico, poderá surpreender-se com o que mais eles podem aprender. Talvez haja uma forma mais divertida de apanhar os brinquedos do jardim: pode ensiná-lo a colocá-los numa caixa! Ou que tal treinar o seu cão mais velho para ir buscar os chinelos ou encontrar o comando da televisão perdido?
Um cão adulto bem treinado também é um cão mais seguro e agradável para estar por perto. Se o seu cão se entusiasma demasiado em público ou quando recebe visitas, pode acabar por causar alguma confusão, mas com um pouco de treino ele será o mais bem-comportado da sala! Quase todos os cães podem aprender obediência básica e muito mais, independentemente da raça, experiência ou idade.
Para começar a treinar o seu cão adulto ou sénior e conhecer outros tutores e cães, pode aderir a um clube de treino baseado em reforço positivo, com uma variedade de cursos para cães de todas as idades e experiências.
Muitos donos voltam ao mesmo clube onde os seus cães aprenderam obediência quando eram cachorros, reencontrando pessoas e cães com quem criaram laços. Afinal, o treino deve ser uma experiência divertida, além de educativa!
Se precisa de apoio para treinar cães mais velhos, um curso semanal pode ser uma excelente opção. Este compromisso regular permite-lhe dedicar tempo ao seu cão, melhorar as suas competências como treinador e ajudar o seu cão a praticar a concentração. As aulas fornecem uma estrutura benéfica para o cão, enquanto os exercícios praticados em casa ajudam a mantê-lo mentalmente estimulado.
O treino contínuo do seu cão dependerá dos seus objetivos e das habilidades do próprio cão. Porque não discutir as opções com um treinador profissional? Talvez o seu cão precise de um curso de reciclagem de obediência ou, se for um cão resgatado, de treino individualizado ou socialização com outros cães adultos. Podem até experimentar uma nova atividade juntos, como exercícios de agilidade ou corridas de obstáculos!
Se não quiser frequentar um clube de treino, existem muitos livros disponíveis que podem ajudá-lo a treinar um cão mais velho em casa. Consulte vídeos no youtube ou pesquise livros de treino online para começar esta nova experiência com o seu melhor amigo.
Treino de Cães Seniores
Afinal, pode mesmo ensinar "truques novos a um cão velho"! O treino de cães seniores não é diferente do treino de cães adultos. Os desafios são essenciais para manter a mente dos cães ativa em qualquer idade, e aprender novas coisas é fundamental para a saúde cognitiva. Pense no cérebro como um músculo: se não for exercitado, enfraquece.
Seja um cão sénior resgatado sem treino anterior ou um membro da família que apenas precisa de aprender novos exercícios, todos os cães valorizam o tempo passado a aprender com o seu tutor. Quando corretamente motivados e recompensados, são alunos dedicados, e se já se conhecem há anos, melhor ainda! Para um cão sénior, treinar com alguém que ama pode ser tão reconfortante e agradável como mastigar o seu brinquedo favorito.
Considerações Especiais para o Treino de Cães Seniores
Assim como em qualquer treino baseado em reforço positivo, certifique-se de que os biscoitos usados como recompensa fazem parte da alimentação diária do cão. Escolha snacks para cães, de baixo teor de gordura e pequenos em tamanho para poder usá-los várias vezes ao dia sem comprometer a dieta do seu cão. Isto é especialmente importante para cães seniores, pois têm um metabolismo mais lento e tendência a ganhar peso. Manter um equilíbrio nutricional adequado ajudará a garantir que continuam saudáveis.
Os cães são considerados seniores em idades diferentes consoante o tamanho da raça. Em média, um cão é considerado "sénior" a partir dos sete anos, mas raças pequenas atingem esta fase mais tarde e raças grandes mais cedo.
Ao treinar um cão sénior, tenha em consideração quaisquer condições de saúde que possa ter. Se o seu cão sofre de artrite, por exemplo, evite exercícios que exijam demasiado esforço nas articulações e evite treinar em pisos escorregadios, como madeira ou azulejo.
O seu cão sénior quer agradá-lo e continuar a divertir-se, o que significa que pode não demonstrar quando já está cansado. Tenha cuidado para não o sobrecarregar – ele pode continuar a esforçar-se apenas para lhe agradar, mesmo que já precise de um pouco de descanso e água! O treino exige concentração e, por vezes, esforço físico, o que pode ser cansativo. Sessões curtas e frequentes são muito mais eficazes do que treinos longos e exaustivos – e tornam a aprendizagem mais empolgante.
Desde que esteja atento às necessidades do seu cão e desenvolva um plano de treino divertido e adequado à sua idade, ambos irão divertir-se e, em pouco tempo, poderá ter o cão mais bem treinado que conhece! Quer saber mais sobre os cuidados com cães seniores? Consulte este guia útil.