Perigos sazonais
Durante o verão, há um conjunto de perigos sazonais a que deve estar atento. Em primeiro lugar, os parasitas, que existem em maior número, durante o verão. Pulgas, carraças e mosquitos, entre outros, existem em abundância nos meses mais quentes e podem criar problemas reais ao seu cão. O nosso conselho é que garanta que o seu cão está protegido contra estes parasitas, através do recurso a diferentes tratamentos que existem no mercado, tais como coleiras, champôs, pipetas, sprays e comprimidos. Deve consultar o médico veterinário para que em conjunto definam o tratamento mais adequado para o seu cão.
No verão, é muito comum fazer churrascos, o que pode constituir um perigo para o seu cão. Quando utilizar uma churrasqueira, assegure-se que o seu cão se mantém a uma distância de segurança do grelhador para garantir que ele não tentará lamber ou comer os alimentos que estão a ser cozinhados. Mesmo depois de todos os alimentos terem sido grelhados, deve manter o seu cão à distância porque ele pode sentir o cheiro dos alimentos e tentar comer algum resto que tenha ficado na grelha, podendo queimar a boca e a língua.
O seu cão e o calor
O seu cão, tal como você, pode sofrer um golpe de calor ou insolação. Os golpes de calor nos cães podem desenvolver-se muito rapidamente, caso sejam expostos a elevadas temperaturas, humidade ou espaços com fraca ventilação. Os sinais a estar atento, incluem:
- Arfar
- Expressão parada ou ansiedade
- Falha a responder a comandos
- Pele quente e seca
- Temperatura demasiado elevada
- Desidratação
- Batimento cardíaco acelerado
- Colapso Regra geral, os cachorros e os cães mais velhos tendem a ser mais sensíveis as altas temperaturas no verão. O mesmo se passa com cães adultos que se tenham mudado recentemente de climas mais frescos. Cães com pelagem muito forte e espessa ou cães com alguma doença cardiovascular ou respiratória podem também ser mais afetados pelo calor. Certas raças com vias respiratórias mais estreitas, como por exemplo os Bulldogue, são particularmente propensas a sofrer com o calor. Se está preocupado com os efeitos do calor no seu cão, deve procurar aconselhamento junto do seu médico veterinário para ajudar a evitar potenciais complicações. Saiba mais sobre como evitar os golpes de calor e manter o seu cão fresco, no Verão.