Para mantê-los saudáveis, felizes e ativos pelo maior tempo possível, a alimentação do cão precisa do equilíbrio adequado de seis grupos principais de nutrientes: proteínas, gorduras/óleos, vitaminas, minerais, carboidratos e água.
Sabia que os requisitos nutricionais para cães incluem 37 nutrientes diferentes essenciais obtidos apenas através da alimentação do cão?
Alimentos completos para cães
Todos os alimentos completos de boa qualidade fabricados para cães foram cuidadosamente formulados para fornecer o equilíbrio exato de todos os nutrientes de que precisam para prosperar. Se escolhe uma comida húmida ou uma comida seca completa é totalmente à sua escolha e do seu cão. O importante é verificar que a alimentação do cão é uma comida "completa" em vez de uma "complementar"; caso contrário, poderia estar a comprar um petisco em vez de uma refeição equilibrada.
Comida húmida para cão
As comidas húmidas completas para cão vem em latas , tabuleiros de alumínio ou bolsas e devem ser guardadas no frigorífico depois de abertas (no máximo 24 horas). Embora os cães não sejam tão exigentes quanto os gatos em relação ao cheiro e à textura, a comida húmida é mais apelativa se for servida à temperatura ambiente. Ao alimentar os cães com comida húmida, não a deixes ficar ao ar livre por mais de uma hora, caso contrário, poderá atrair bactérias e causar desconforto gastrointestinal no seu amigo de quatro patas.
Descubra aqui a ampla gama de comida Húmida para cão Purina.
Comida seca para cães
As rações secas são muito populares entre os cães e os seus donos. São mais concentradas em nutrientes do que as comidas húmidas, o que significa que obtêm o equilíbrio certo de nutrientes em porções menores, além de que a sua textura crocante ajuda a manter os dentes do teu cão saudáveis. Certifique-se sempre de seguir as orientações de alimentação na embalagem, mas não tenha medo de fazer ajustes mínimos no tamanho da porção com base na condição corporal do seu cão.
Descubra aqui a ampla gama de ração seca Purina.
Mudança de alimentação do cão
Se decidir mudar de comida, seja de comida húmida para cão para ração seca ou de uma marca para outra, certifique-se sempre de introduzir gradualmente a nova comida ao longo de um período de sete a dez dias. Enquanto os humanos estão satisfeitos com uma dieta variada, os cães são criaturas de hábito quando se trata de comida, e mudanças repentinas na dieta do seu cão podem causar desconforto gastrointestinal. Seja qual for a comida que escolha, húmida ou seca, forneça sempre muita água fresca e limpa em todos os momentos.
Encontre aqui um plano de transição da ração do seu cão.
Snacks para cães
Dar ao seu cão um snack ocasional e bem merecido, ajuda a fortalecer o vosso vínculo e é também uma ótima ajuda no treino, mas alimentar em quantidades desproporcional ou com o tipo errado de snacks pode desequilibrar a dieta do seu cão e levar a problemas de peso.
Os snacks para cães, incluindo biscoitos e mastigáveis, devem representar no máximo 10% da ingestão diária de calorias do seu cão, e deve ler atentamente os guias de alimentação nas embalagens para garantir níveis mínimos de exagero! Selecione sempre snacks adequados ao tamanho do seu cão e, se o seu veterinário recomendou que evite os snacks, pode sempre reservar uma porção da comida completa diária e usá-la como snack. É uma boa ideia monitorizar regularmente a condição corporal do seu cão e ler abaixo o nosso guia de alimentação para cães, de modo a descobrir quais os componentes de que o seu cão precisa na sua dieta e porquê.
- Alimentos humanos/restos de comida: O sistema digestivo do seu cão é diferente do seu e a comida humana costuma ser demasiado salgada ou rica em proteínas, com poucos minerais ou nutrientes essenciais para garantir uma dieta equilibrada. Se quiser mimá-lo com um pouco de comida caseira ocasionalmente, o frango branco (sem ossos) pode ser uma boa escolha. É facilmente digerível, rico em proteínas e contém vitaminas e minerais. Os veterinários frequentemente recomendam alimentar cães em recuperação de problemas gastrointestinais com frango e arroz ou peixe branco e arroz.
- Carne crua: Embora possa parecer um alimento natural para dar aos cães, a carne crua pode conter bactérias que podem deixar o seu cão doente.
- Ossos: Especialmente pequenos pedaços de osso e ossos de peixe, podem danificar os dentes e causar obstruções na garganta ou no trato gastrointestinal. Os ossos de frango devem ser sempre evitados, pois podem lascar quando mastigados e causar danos reais se engolidos, e embora sejam tradicionalmente dados aos cães, não recomendamos ossos maiores, pois também estão associados a obstruções no trato gastrointestinal.
- Alimentos venenosos: Podem ser seguros para os humanos, mas os cães podem ficar muito doentes e até morrer se comerem chocolate, cebolas, alho, uvas ou passas.
- Suplementos alimentares: Se o seu cão está a ser alimentado com uma ração fabricada para animais de estimação completa e equilibrada nutricionalmente, não há necessidade de dar suplementos alimentares a cães normais e saudáveis. Se tiver cães com necessidades nutricionais especiais, causadas por gravidez ou uma condição médica, peça ao seu veterinário para recomendar uma dieta nutricionalmente equilibrada formulada especificamente para as suas necessidades. Adicionar os seus próprios suplementos, fora de proporção com outros nutrientes, pode contribuir para deformidades esqueléticas e outros problemas.
Descubra aqui saudáveis alimentos que os cães podem comer.