O seu cão coça-se e sacode a cabeça mais do que o normal? O culpado pode ser um inseto quase invisível que causa irritação e deixa o seu querido amigo de companhia extremamente desconfortável.
Infelizmente, os ácaros de ouvido em cães são algo comum no mundo canino. Descubra o que fazer quando estes escolhem o seu cão como hospedeiro.
O que são ácaros de ouvido?
Os ácaros de ouvido são parasitas semelhantes a carraças que vivem dentro do canal auditivo, mas também podem ser encontrados na pele. Mal visíveis a olho humano, estes só conseguem sobreviver por um tempo muito limitado sem um hospedeiro para viver, o que os torna extremamente ansiosos para encontrar um cão acolhedor. Isso significa que os ácaros de ouvido são extremamente contagiosos, saltando de cão para cão ou até mesmo de gato para cão em pouco tempo.
Quais são os sintomas dos ácaros no ouvido do cães?
Os ácaros de ouvido são criaturas irritantes, sendo um dos primeiros sintomas a comichão intensa. Notará o seu cão a sacudir a cabeça ou a esfregar a orelha no tapete.
Os sintomas dos ácaros de ouvido em cães geralmente incluem:
- Comichão na orelha;
- Sacudir a cabeça;
- Secreção escura da orelha afetada;
- Lesões na pele ao redor da orelha.
No entanto, estes sintomas são comuns em muitas infecções parasitárias, portanto, a melhor coisa a fazer antes de iniciar qualquer tipo de tratamento é marcar uma consulta com o seu médico veterinário para descartar outras possíveis condições.
O que causa os ácaros de ouvido em cães?
Os cães geralmente apanham ácaros de ouvido de outro animal de companhia. Pode ser de outro cão ou gato, e os ácaros podem passar muito rapidamente entre os animais. Eles só podem viver no ambiente por um tempo limitado e, com uma janela de tempo tão pequena à disposição, eles rapidamente encontram um cão desprevenido para se tornar o seu hospedeiro.
Os ácaros saltam de um hospedeiro para outro, portanto, se tem a sorte de ter vários animais de companhia na família, é muito provável que, uma vez que um deles tenha ácaros de ouvido, os outros também os terão em breve.
Como é que os ácaros de ouvido em cães são diagnosticados?
O seu médico veterinário usará um otoscópio para verificar o canal auditivo do seu cão com a finalidade de encontrar sinais de ácaros. Um exame microscópico do conteúdo do ouvido também pode ser recomendado.
Às vezes, devido à comichão intensa e ao ato de coçar, o seu cão pode ter dor nas orelhas, o que dificulta que ele fique parado durante o exame. Se este for o caso, o seu cão pode precisar de ser sedado para o diagnóstico e tratamento inicial.
Tratamento para ácaros de ouvido em cães
O seu médico veterinário começará por limpar as orelhas do seu cão para remover os ácaros. O tratamento geralmente inclui medicamentos tópicos anti-parasitários diários que precisam de ser aplicados regularmente por algumas semanas. Mas, também podem ser recomendados medicamentos de dose única - o seu médico veterinário irá prescrever o melhor tratamento para ácaros de ouvido para o seu cão. As orelhas do seu cão também terão que ser limpas minuciosamente para remover os resíduos resultantes e os ácaros persistentes que ainda estão presentes.
E lembre-se de que se ainda houver ácaros de ouvido a viver na sua casa, estes podem ser adquiridos novamente, o que significa que o processo terá que ser reiniciado do zero. Para evitar isto, não se esqueça de limpar minuciosamente a cama e as carpetes do seu cão.
Quanto tempo demora para os ácaros de ouvido serem eliminados em cães?
O ciclo de vida de um ácaro de ouvido geralmente dura três semanas. Como a medicação mata os ácaros adultos, mas deixa os ovos intactos, pode levar algumas semanas para que o seu cão se livre destes parasitas microscópicos. Mas, com paciência, os sintomas irão diminuir à medida que a medicação começar a fazer efeito.
Os humanos podem apanhar ácaros de ouvido de cães?
Embora não seja completamente impossível, é raro que os humanos apanhem ácaros de ouvido de cães.
É possível prevenir os ácaros de ouvido em cães?
A tarefa de prevenção pode ser difícil. Estes parasitas quase invisíveis prendem-se a tudo, desde relva até materiais como pelos soltos de cães e carpetes. Enquanto que manter o controlo sobre o que o seu cão encontra durante as suas saídas ao ar livre é mais difícil, será mais fácil controlar estes parasitas dentro da sua casa. Certifique-se de limpar minuciosamente a área onde o seu cão vive, especialmente se ele tiver sido tratado para ácaros recentemente.
Certos tratamentos mensais contra pulgas também podem ajudar a prevenir os ácaros de ouvido em cães, portanto, consulte o seu médico veterinário para obter a melhor estratégia de prevenção.
Se não sabe como limpar as orelhas do seu cão, veja agora o nosso guia.