10 raças de cães gigantes

Embora haja quem os possa considerar excessivos por serem demasiado grandes, as raças de cães gigantes são, na realidade, excelentes cães de família. Descubra 10 dos nossos favoritos.
10 raças de cães gigantes
10 raças de cães gigantes
10 raças de cães gigantes

Embora alguns amantes de cães possam achar as pequenas patinhas de cães pequenos irresistíveis, outros há que procuram cães maiores. As raças de cães gigantes podem ser intimidantes e podem, em alguns casos, necessitar de mais cuidados e de mais espaço do que um Chihuahua ou um Shih Tzu, mas o seu tamanho grande faz deles os melhores companheiros para abraçar e, quando bem socializados, tornam-se ótimos membros da família.

Se tem espaço na sua casa e no seu sofá, uma raça de cães gigantes pode ser uma boa opção para si. Continue a ler para conhecer 10 das melhores raças de cães de grande porte.

1. English Mastiff

Com uma altura que oscila entre as 68 e 89 cm e um peso entre 91kg e 136 kg, o English Mastiff está entre os maiores cães de raças gigantes existentes hoje em dia - tanto em altura quanto em peso. Conhecido através da História pelos seus assustadores arranques, esta raça descende dos antigos cães de guerra e agora aquece sofás em todo o mundo sendo um excelente cão de família. Quando não está aconchegado aos seus elementos da família favoritos, esta raça de cães gigantes é utilizada para segurança, pela polícia, e para trabalhos militares devido à sua enorme inteligência.

2. Lébrel Irlandês

Tal como o English Mastiff, também o Lébrel Irlandês tem raízes formidáveis. Inicialmente usado para a caça ao lobo (daí o seu nome), esta raça de cães gigantes foi utilizada nas guerras para arrastar homens caídos de cavalos e carruagens. Como se pode esperar, os Lébrel Irlandês são muito fortes e podem atingir 81 polegadas de altura, mas são um coração doce. Com uma aparência desgrenhada e olhar meigo, esta raça de cães gigantes é ótima com crianças e com outros cães.

Como possuem muita energia, precisa de se certificar de que se exercitam bastante.
10 raças de cães gigantes

3. São Bernardo

Muitos são os que se interrogam acerca da razão por detrás do nome “São” Bernardo e pensa-se que tal se deve ao seu temperamento angélico. Mas sabia que na realidade eles foram criados num mosteiro da Suíça? O seu tamanho grande (geralmente entre 71-76 com) fez deles perfeitos para protegerem a terra santa. Contudo, rapidamente foi descoberto que eram ótimos para cães de busca e salvamento nos Alpes Suíços e a sua fisionomia gentil e olhos meigos eram excelentes para receber viajantes perdidos. Hoje em dia ainda são utilizados em operações de busca e salvamento no mundo inteiro e são uma das mais queridas raças de cães gigantes, graças ao seu temperamento dócil.

4. Terranova

Se já ouviu falar desta raça de cães gigantes, foi porventura acerca do seu amor à natação! Conhecidos por serem excelentes salva-vidas e fantásticos em desportos aquáticos, os Terranova têm patas espalmados que lhes fornecem uma espécie de gume na água. Geralmente com uma altura entre 69 - 74 cm, são muitíssimo inteligentes e o seu histórico de salvamento marca de tal forma a sua história que são conhecidos por tentar e “salvar” os membros da sua família se os virem a nadar. Os Terranova são extremamente carinhosos e dá mesmo vontade de abraçar o seu corpo grande e fofinho.

5. Dogue de Bordeaux

Também conhecidos como o Mastiff francês, esta raça de cães gigantes tem uma altura entre 61 – 66 cm e tem um aspeto anormalmente enrugado. Considerado como descendente dos antigos guardadores de rebanhos, os Molossos, o Dogue de Bordeaux foi utilizado para várias tarefas ao longo dos anos. Desde caçador de caça grossa no século XII em vários estados franceses, a condutor de gado e a temível cão de guerra, este cão de raça gigante já andou por muitos sítios e fez de tudo. Se está a considerar adquirir um Dogue de Bordeaux, deve ter em conta que devido às inúmeras pregas na pele correm um grande risco de terem dermatites por isso pesquise bastante sobre esta raça.

6.Leonberger

Resultante de um cruzamento entre um São Bernardo, um Terranova e o Cão dos Pirenéus, o Leonberger parece um cão adorável. Normalmente com cerca de 76 cm, este cão gigante é forte e inteligente e é geralmente utilizado como cão de trilho e de rebanhos. São mais aconselhados para tutores experientes em treino, porque sem terem um treino de obediência podem, por vezes, tornar-se destrutivos. Quando bem treinados e socializados, os Leonberger são excelentes cães de família, mas como podem ser muito sensíveis não sendo aconselháveis no caso de haver crianças muito pequenas por perto.

7. Pastor da Anatólia

De acordo com o Clube de Canicultura Americano, o Pastor da Anatólia é uma antiga raça turca que data de 2000 A.C.! Originariamente criados para proteger rebanhos e propriedades, esta raça de cães gigantes ainda hoje é utilizada para o mesmo efeito, no seu país natal, a Turquia. Com uma altura de 81 cm, o Pastor da Anatólia tem uma grande esperança média de vida, quando comparado com outras raças de cães, que não ultrapassam os 13 a 15 anos. O Pastor da Anatólia é utilizado na Namíbia desde 1994 para proteger chitas. Inicialmente, os criadores de gado da área andavam a matar chitas, para proteger os seus rebanhos, mas assim que os conservadores trouxeram para este país os Pastor da Anatólia para ficarem de guarda, número de chitas mortas reduziu significativamente.

8. Mastiff Napolitano

O Mastiff napolitano é uma raça de cães gigantes inteligentes e calmos, que foram originariamente criados para proteger casas no sul de Itália. Têm uma aparência peculiar com uma pele pesada e folgada, concebida para os proteger em caso de ataque. Este enorme cão costuma rondar as 76 cm, adoram estar com pessoas, por isso são excelentes para a vida em família. Terá apenas de se habituar à sua elevada produção de saliva!
10 raças de cães gigantes

9. Dogue Alemão

Fruto de um cruzamento entre o Mastiff Inglês e o Lébrel Irlandês, não deveria constituir surpresa que o Dogue Alemão estivesse entre os cães mais altos. Com uma altura de cerca de 76 cm - 86 cm, esta raça foi criada pelos nobres alemães para serem caçadores de caça grossa, como por exemplo javalis, e para protegerem as suas propriedades. Hoje em dia, os Dogue Alemão são conhecidos pela sua natureza calma e brincalhona e são excelentes cães de família.

Sabia que o maior cão de todos os tempos era um Dogue Alemão chamado Zeus que media 112 cm de altura!

10. Pastor Causasiano

O Pastor Causasiano é um cão de raça gigante da Europa Oriental que foi criado para proteger e guiar rebanhos e gado. Esta raça de cães gigantes pode ultrapassar os 76 cm e o seu enorme tamanho queria dizer que era bom a proteger rebanhos e gado dos predadores, na região montanhosa do Cáucaso. Mais aconselhado para tutores experientes devido à sua teimosia, têm também um apurado sentido do seu território e não lhes agradam outros cães ou estranhos perto da sua casa. Contudo, com treino e socialização adequados, o Pastor Causasiano pode ser um cão de família gentil e amigável.

Aqui está a nossa lista dos principais 10 cães de raças gigantes!

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!