Compreender os problemas renais nos gatos

gatinho de pelo às riscas a cheirar a comida húmida para gato PRO PLAN

Compreender os problemas renais nos gatos

gatinho de pelo às riscas a cheirar a comida húmida para gato PRO PLAN

Compreender os problemas renais nos gatos

gatinho de pelo às riscas a cheirar a comida húmida para gato PRO PLAN
September 13, 2018

Compreender os problemas renais nos gatos

Para os gatos, tal como para os seres humanos, o rim é um órgão vital que executa uma ampla gama de importantes funções corporais, incluindo:

  • Filtrar resíduos do sangue (excretando-os com a urina).
  • Regulação dos minerais do corpo e da pressão arterial.
  • Produção de hormonas essenciais.

A insuficiência renal é muito comum nos gatos, especialmente em gatos mais velhos, que normalmente sofrem da forma crónica da doença.

 

Os diferentes tipos de insuficiência renal

 

A Insufuciência Renal Aguda trata-se da incapacidade repentina de os rins desempenharem as suas funções adequadamente. Em gatos pode ser causada por infeção ou pela ingestão de toxinas. Os danos nos rins desta natureza podem ser reversíveis, mas não em todos os casos.

A insuficiência renal crónica nos felinos ocorre ao longo de um período alargado de tempo, que pode ir de meses a anos. As causas podem variar entre infeções e tumores, contudo, na maioria dos casos, desconhece-se a origem exata. Quando é diagnosticada, a insuficiência renal crónica é já uma condição irreversível, mas felizmente existem tratamentos para desacelerar a progressão da doença e ajudar a aliviar os sintomas.

 

gatinho de pelo às riscas a comer PRO PLAN NUTRISAVOUR
gatinho de pelo às riscas a comer PRO PLAN NUTRISAVOUR

Como se desenvolve a insuficiência renal crónica?

 

Nas etapas iniciais da doença, as áreas saudáveis do rim compensam as áreas afetadas e assumem uma carga funcional acrescida. Contudo, à medida que a doença progride, mais áreas em funcionamento são perdidas e as áreas saudáveis restantes não são capazes de compensar os danos gerais. É quando a doença atinge este patamar que o seu gato começa a manifestar sinais de insuficiência renal.

A insuficiência renal crónica é uma desordem progressiva, sendo muito comum que os gatos desenvolvam algum tipo de insuficiência à medida que envelhecem, devido à deterioração gradual das partes do rim que assumem a carga funcional. Normalmente, a gestão da condição faz-se recorrendo a fluidos, dietas especiais e medicamentos para abrandar a progressão da doença e ajudar o animal a sentir-se melhor, apesar da sua condição.

Sinais a ter em atenção

 

Urina excessiva: a doença pode afetar a capacidade do seu gato concentrar a urina corretamente, fazendo com que produza grandes quantidades de urina diluída. O que significa que irá beber mais para repor os fluidos perdidos.

Perda de apetite e letargia: este é um sinal de que as toxinas normalmente expelidas pela urina estão a ser acumuladas no organismo. O seu gato pode sentir náuseas, resultando em vómitos, naúses e mau hálito.

 

Diagnóstico do médico veterinário

 

Consulte sempre o seu médico veterinário se suspeitar que o seu gato tem uma doença renal. Poderá ser necessário fazer análises à urina e ao sangue. Se o seu gato for diagnosticado com uma doença renal, o tratamento normalmente consiste num controlo da alimentação ou medicação (ou ambos, dependendo da gravidade da doença).

 

Como a dieta pode ajudar?

 

Está comprovado que uma dieta adaptada reduz os sinais de insuficiência renal e abranda a progressão da doença. Como tal, as modificações alimentares são chave na gestão da doença renal crónica nos gatos. O seu médico veterinário pode recomendar que mude para uma dieta cientificamente formulada como PURINA® PRO PLAN® VETERINARY DIETS Feline NF St/Ox Renal Function.

 

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB