Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato a ser escovado para controlo da caspa

Caspa nos gatos: causas e tratamento

5 min de leitura

Os gatos são alguns dos animais mais resistentes que existem, desde subir a árvores sem medo até caírem de pé, não é de admirar que costumamos dizer que têm sete vidas! No entanto, como todos os seres vivos, também podem ter doenças e uma delas é a caspa, pequenas escamas brancas que caem da pele seca. A caspa nos gatos, além de ser definitivamente desagradável, também pode causar desconforto real ao seu amigo felino, especialmente se não for tratada por períodos prolongados de tempo .

Felizmente, a caspa nos gatos pode ser detetada precocemente  e, com o tratamento adequado, pode desaparecer mais rápido do que se pensa. Para se certificar de que está preparado, confira algumas das possíveis causas e sintomas da caspa nos gatos,  bem como algumas dicas sobre como se livrar dessas irritantes escamas brancas:

O que causa a caspa nos gatos? 

A caspa é tipicamente o resultado da produção excessiva de óleo por parte das glândulas sebáceas do seu animal de estimação, causando um desequilíbrio na pele. Embora seja uma condição fácil de se gerir, é importante descobrir porque é que o seu gato tem esse problema. No entanto, pode haver várias razões por detrás desta condição.
 

Uma dieta pouco saudável

Uma alimentação de boa qualidade é fundamental para uma vida saudável e feliz, enquanto uma dieta desequilibrada, pobre em ácidos gordos, pode desencadear a caspa nos gatos.  Verifique se a comida do seu gato contém ácidos gordos ómega, como os encontrados no óleo de peixe ou linhaça, que definitivamente ajudarão a melhorar a pele seca.

Higiene excessiva ou insuficiente

É seguro dizer que os gatos são animais bastante limpos, dado que geralmente são meticulosos na higiene. É por isso que os gatos não precisam de tomar banho com tanta frequência como os cães. Escovar também pode afetar a pele do seu animal de estimação se feito com muita frequência, por isso faz sentido ter cuidado para não os higienizar em excesso. Preste atenção extra para ver se o seu gato se tem tornado mais lento nos seus hábitos de higiene ultimamente ou se, pelo contrário, ele começou a higienizar-se excessivamente. Ambos os comportamentos podem indicar que algo está errado.

Baixa humidade

Se vive num ambiente seco e o seu gato não está a receber hidratação suficiente, isso também pode causar caspa nos gatos. Da mesma forma, viver num espaço superaquecido, durante os meses mais frios, por exemplo, pode contribuir para a pele mais seca, o que pode dar origem ao problema da caspa.

Alergias sazonais ou ambientais

As pessoas com alergias ao pó ou sazonais conhecem o desconforto associado à exposição a estes alergénios quando o pólen está por toda a parte, embora algumas pessoas sejam mais afetadas do que outras. No entanto, pode não saber que não é incomum a caspa ser um sintoma dessas alergias em gatos. Mesmo assim, é importante estar ciente de que o seu gato também pode ser alérgico a algo na sua comida, então tenha isso em conta como um problema potencial também.

Infeções bacterianas e fúngicas

A causa da caspa nos gatos  também pode ser algo mais grave, como uma infeção. Se acha que este pode ser o caso, é melhor ligar para um médico veterinário de confiança e pedir um check-up mais detalhado.

Qual é a diferença entre caspa e descamação em gatos?

As duas situações parecem semelhantes, mas são na verdade bastante diferentes. Enquanto a caspa é uma condição da pele em gatos, a presença de descamação é completamente natural e é causada pelo processo de eliminação de células mortas da pele. Além disso, a descamação é quase microscópica, então provavelmente nem a notaria na pelagem do seu gato.

Quais são os sintomas mais comuns da caspa nos gatos? 

A caspa geralmente é acompanhada por vários sintomas possíveis, como perda de pelo, comichão ou vermelhidão na pele. Se perceber que o seu gato está a higienizar-se mais do que o normal, isso pode também indicar um problema mais significativo que deve ser verificado de perto. Geralmente, se o seu gato parecer doente e não estiver feliz e brincalhão, é melhor entrar em contato com seu médico veterinário para um check-up e um tratamento adequado para a caspa nos gatos.
 

Como tratar a caspa nos gatos?

Uma dieta equilibrada rica em ácidos gordos ómega 3 deve ajudar a normalizar a pele do seu gato. Se a caspa ainda não tiver desaparecido, deve também considerar fornecer alimentos húmidos, caso o seu gato não beba água suficiente. Outra solução pode ser obter um humidificador, que garantirá que haja humidade suficiente no ar para que a pele do seu gato seja devidamente hidratada.

Tenha cuidado com a higiene excessiva também: higienizar o seu gato uma vez a cada seis semanas deve ser suficiente. No entanto, se suspeitar que o problema é devido à higiene insuficiente, tente escovar o seu animal de estimação algumas vezes por semana. Isso ajudará a estimular a pele a produzir mais óleos e removerá as células mortas da pele e o excesso de pelos.

Na maioria das vezes, a caspa é apenas um problema menor, mas se notar isso em conjunto com qualquer outro comportamento incomum no seu gato, pode valer a pena uma visita ao seu médico veterinário para descartar causas mais graves.

Para saber mais sobre outros problemas que o seu gato pode desenvolver, leia o nosso artigo sobre sintomas da sáude do gato a que deve estar atento.