
Os gatos são criaturas curiosas e esta natureza curiosa estende-se a quase tudo na sua casa e no seu jardim, incluindo as suas plantas que podem ser venenosas para gatos.
Infelizmente para si e para o seu pequeno detetive de quatro patas, há uma série de plantas tóxicas para gatos que deve evitar ter ao seu alcance ou - se tiver um trepador particularmente bom - ter em casa. Continue a ler para saber que plantas de jardim e de casa são venenosas para os gatos.
Os gatos comem plantas venenosas?
Depende. Para a maioria dos gatos, o instinto será cheirar primeiro e, se o cheiro for estranho, evitar completamente. Felizmente, a intoxicação por plantas tende a ser bastante rara.
Há gatos que gostam bastante de mordiscar as folhas e podem tentar mastigar um pouco, ou até mesmo ingerir acidentalmente um pedacinho que esteja nos seus pelos enquanto se limpam. Dependendo da planta, se forem plantas venenosas para gatos, isto pode ser o suficiente para lhes causar algum dano. Algumas plantas podem também causar irritação por contacto, o que significa que podem ter uma reação ao roçar na planta ou ao pisá-la com as patas.
Plantas venenosas para os gatos: plantas de interior
Se pretende trazer uma planta para a sua casa, é melhor verificar primeiro se é uma planta tóxica para o seu gato. Os gatos são mais propensos a roer as plantas de casa e há uma grande quantidade delas que têm o potencial de serem flores ou plantas venenosas, causando desde uma ligeira irritação na pele até graves problemas gastrointestinais no seu amigo felino.
Aqui estão as principais plantas de interiores que são tóxicas para os gatos:
- Aloe vera
- Alocasia
- Erva-formigueira
- Antúrio
- Trepadeira cabeça de flecha
- Aspargo-samambaia
- Ave-do-paraíso
- Palmeira rabo-de-peixe
- Castanospermum
- Planta de queijo
- Sempre-viva chinesa
- Clúsia
- Ciclame
- Dracaena
- Cana-burra
- Hera inglesa
- Ficus benjamina
- Figueira de lira
- Homalomena
- Begónia masoniana ""Iron cross""
- Planta-jade
- Flor-da-fortuna
- Lírio-da-paz
- Cato-lápis
- Filodendro
- Poinsétia
- Polyscias Fabian
- Pothos
- Borracheira
- Sagu de jardim: incrivelmente tóxica
- Sanseviera
- Schefflera
- Tradescantia
- Yucca
- Zamioculcas
A sagu-de-jardim é uma das plantas mais tóxicas para gatos, pois contém cicasina, um químico natural que é tóxico para o sistema nervoso e mesmo uma pequena quantidade pode provocar uma série de complicações de saúde, incluindo insuficiência hepática aguda e grave. A lista acima não é exaustiva e outras plantas também podem ser tóxicas para os gatos.
Plantas venenosas para os gatos: plantas de exterior
Se tem um gato com acesso ao seu jardim, é melhor evitar as seguintes plantas de exterior que são perigosas para os gatos. No entanto, se tiver alguma das plantas desta lista, limpe sempre a folhagem depois da poda e lembre-se de manter os bolbos e as sementes fora do alcance, pois também podem ser venenosos.
Algumas das plantas de exterior que são venenosas para os gatos incluem:
- Azálea
- Açafrão-bravo
- Crisântemo
- Narcisos
- Delfínio
- Dedaleira
- Fritillaria
- Gloriosa superba
- Jacinto
- Zimbro
- Lírios - todas as variedades. Os lírios asiáticos, da Páscoa, japoneses, Rubrum, Stargazer, vermelhos, Tigre, de madeira ocidental e do dia estão entre os tipos mais tóxicos.
- Lírio-do-vale
- Oleandro
- Nicotiana
- Ornithogalum umbellatum
- Rododendro
- Ruibarbo
- Tomateiro
- Tulipas
- Vinca Minor
- Teixo
É de notar que, de todas as plantas acima referidas, o lírio é uma das mais tóxicas. Todas as partes do lírio, se ingeridas, são tóxicas e mesmo uma quantidade muito reduzida pode causar problemas graves. Embora seja muito improvável que o seu gato o coma, pode esfregar-se nele, ficar com pólen no pelo e depois lambê-lo enquanto limpa o pelo.
Se tiver gatos, é sempre melhor evitar ter lírios em casa (o que inclui também os ramos de flores) e no jardim, pois é melhor prevenir do que remediar.
Sinais de intoxicação por plantas venenosas em gatos
Se o seu gato ingeriu uma planta tóxica, podem observar-se os seguintes sintomas:
- Vómitos
- Diarreia
- Salivação
- Espasmos
- Convulsões
- Dificuldade em respirar
- Desmaio
- Choque
- Coma
Se o seu gato começar a apresentar qualquer um dos sintomas acima, contacte imediatamente o seu Médico Veterinário. Se possível, leve consigo uma amostra da possível planta que o seu gato terá ingerido, pois poderá ajudar o seu Médico Veterinário a identificar se o seu gato foi envenenado, e a determinar a melhor abordagem a seguir com base na planta em questão.
Nota: a lista acima de plantas tóxicas para os gatos não é exaustiva e deve sempre verificar antes de trazer qualquer planta para a sua casa ou jardim se tiver um amigo de quatro patas.
Este é o nosso guia de plantas de jardim e de casa perigosas para os gatos. Quer mais conselhos sobre como tornar a sua casa o mais segura possível para o seu felino? Leia o nosso guia sobre como tornar o seu jardim adequado para gatos, a seguir.