Your Pet, Our Passion.
Gato andando pela grama

Pulgas em Gatos: Causas, Prevenção e Tratamento

5 min de leitura

As pulgas em gatos são muito comuns e são a razão mais frequente para um gato desenvolver problemas de pele.

O que são pulgas em gatos?

O tipo mais comum de pulgas em gatos é a espécie Ctenocephalides felis, mas pulgas de coelhos e ouriços também se podem interessar pelo seu gato! As picadas de pulgas provocam comichão nos gatos e podem levar ao desenvolvimento de alergias (conhecidas como dermatite alérgica à picada da pulga). Como se as pulgas não fossem irritantes o suficiente, podem também proporcionar um ambiente favorável para certos tipos de parasitas intestinais e infestações graves podendo causar anemia em gatos bebés.

No entanto, não há motivo para se preocupar, pois existem várias opções de prevenção de pulgas em gatos que poderá considerar.

Os gatos são excelentes a limparem-se a si próprios, portanto pode ser difícil imaginar o seu animal de companhia tão cuidadoso com parasitas! O sinal mais óbvio de que o seu gato tem pulgas é a comichão persistente, ou às vezes o excesso de limpeza, que pode resultar em áreas sem pelo no seu corpo. Se o seu gato desenvolver alergia a pulgas, ele também pode apresentar crostas e áreas vermelhas e doloridas na pele. Escovar regularmente o seu gato não previne necessariamente parasitas, mas pelo menos terá a oportunidade de verificar o seu pelo e pele na tentativa de encontrar sinais de visitantes indesejados, para que possa procurar tratamento rapidamente.

Como identificar pulgas em gatos?

As pulgas em gatos são castanhas escuras e têm entre 1 e 2 mm de comprimento. Pode encontrá-las no seu tapete ou reparar em pequenos pontos pretos de resíduos de pulgas no pelo do seu gato enquanto o escova. Uma boa maneira de testar a presença de pulgas é colocar esses pontos pretos num papel de tecido húmido - se forem pulgas, os pontos ficarão vermelhos devido ao sangue digerido que contêm.

As pulgas prosperam em ambientes quentes e húmidos, o que significa que o final do verão é a época de pico para pulgas em gatos. No entanto, o aquecimento central no inverno significa que a prevenção de pulgas é essencial durante todo o ano.

O seu gato tem pulgas?

Está com dificuldade em saber se o seu gato tem pulgas? Aqui estão os sinais mais comuns de pulgas em gatos para ficar atento:

  • Comichão constante;
  • Manchas com perda de pelos;
  • Irritação na pele;
  • Higiene excessiva;
  • Letargia e gengivas pálidas causadas pela anemia relacionada às pulgas;
  • Pontos pretos no pelo ou na cama do gato.

Como é que os gatos apanham pulgas?

Passar o dia todo ao ar livre parece ser a receita perfeita para trazer para casa uma família de pulgas. Mas mesmo que o seu felino seja caseiro, parasitas como pulgas podem encontrar várias oportunidades para se alojar na pelagem luxuosa do seu gato de interior. Aqui está como é que os gatos podem apanhar pulgas:

Mesmo uma rápida visita ao seu médico veterinário é tempo suficiente para permitir que uma pulga irritante encontre o caminho até o seu animal de companhia. Lugares como o consultório veterinário ou hotéis para gatos são frequentados por muitos outros felinos. Se um deles já tiver pulgas, há probabilidade de que algumas fiquem para trás, à espera que outro animal de companhia apareça.

Se o seu gato partilha o mesmo espaço com outros animais de companhia, estes poderão trazer pulgas e o seu gato poderá ser o próximo alvo das mesmas.
 

Os gatos adoram as suas pequenas missões de caça aos ratos. Mas, se uma das suas vítimas for o hospedeiro de algumas pulgas, elas podem facilmente passar para o seu gato.
 

Muitas vezes, mudar para uma nova casa não significa que o local esteja totalmente vazio e que as pulgas também tenham saído. Se mudou recentemente de casa com seu gato, pense em limpar minuciosamente o local novamente, ou até mesmo entrar em contato com especialistas em controlo de pulgas para um serviço profissional, se achar necessário.
 

Como eliminar pulgas em gatos?

Se acredita que o seu gato tem pulgas, fale com o seu médico veterinário para obter informações sobre tratamentos adequados para pulgas em gatos - e certifique-se de verificar com ele antes de usar qualquer outro produto.

Nunca utilize um produto para pulgas de cães no seu gato, pois o ingrediente ativo, permetrina, pode ser extremamente tóxico para o seu gato. Se tiver cães, além de gatos, não trate os seus cães com produtos de tratamento de pulgas que contenham esta substância, pois os gatos podem ser expostos à mesma por contato. Se o seu gato tiver uma reação adversa a um produto para tratamento de pulgas em gatos, deve contactar de imediato o seu Médico Veterinário. 

Ao decidir como eliminar as pulgas no seu gato, lembre-se de que terá de tratar também da sua casa. Deve utilizar uma combinação de produtos tópicos para matar as pulgas adultas, além de um tratamento para a casa que irá impedir que os ovos se desenvolvam até adultos. Certifique-se de lavar regularmente todos os tecidos e carpetes de forma minuciosa em altas temperaturas. Todas estas etapas de prevenção de pulgas são essenciais para manter uma casa limpa e sem pulgas.

Lembre-se de que é muito importante falar com o seu médico veterinário antes de tratar o seu gato, especialmente se estiver grávida ou a amamentar novos gatinhos. Alguns produtos são menos eficazes do que os produtos prescritos, e os gatos podem até desenvolver imunidade a esses tratamentos. O seu médico veterinário poderá aconselhá-lo sobre o melhor tratamento para pulgas nos gatos.

6 Principais tratamentos para pulgas em gatos

Os sprays são usados com menos frequência do que costumavam ser, principalmente graças à invenção dos tratamentos "spot-on". O barulho do spray também pode incomodar gatos nervosos. No entanto, um spray , contendo um ingrediente chamado fipronil, pode ser usado em gatinhos muito jovens, que não podem usar tratamentos "spot-on".

As coleiras antipulgas geralmente não são muito eficazes, pois têm um alcance limitado - ou seja, tratam apenas a área ao redor do pescoço - e também podem causar perda de pelos ou irritação. No entanto, existe uma nova geração de coleiras antipulgas para gatos - disponíveis através do seu médico veterinário - que são muito mais gentis com a pele e pelos do seu gato, e funcionam dispersando o ingrediente ativo pelo corpo em vez de simplesmente ficarem no pescoço do gato. Lembre-se de que todas as coleiras antipulgas para gatos devem ter um mecanismo de abertura rápida, caso contrário, se o seu gato ficar preso, pode facilmente sufocar.

Estes produtos são a forma mais simples de prevenção de pulgas em gatos. Geralmente consistem num pequeno frasco de líquido que deve ser aplicado na parte de trás do pescoço do seu gato, matando as pulgas e, às vezes, impedindo o desenvolvimento dos ovos. Existem várias marcas disponíveis, portanto, converse com seu médico veterinário para encontrar a melhor para o seu gato.

Além dos tratamentos tópicos, pode tratar o seu gato internamente com medicamentos. Este tipo de tratamento para pulgas em gatos é algo sobre o qual deverá consultar seu médico veterinário.
 

As pulgas em gatos também podem ser tratadas oralmente por meio de comprimidos e líquidos que são absorvidos pelo gato e, em seguida, matam ou esterilizam as pulgas quando elas mordem. O seu médico veterinário poderá ajudá-lo com mais informações.

Os gatos podem receber uma injeção para prevenir a eclosão de ovos de pulgas, mas geralmente é necessário usar um tratamento tópico ao mesmo tempo para eliminar completamente as pulgas existentes. Consulte o seu médico veterinário para obter mais informações sobre este tema.
 

Como eliminar pulgas em casa

Alguns dos métodos de prevenção de pulgas em gatos mencionados acima também são úteis para tratar a sua casa, pois impedem que as pulgas depositem ovos ou impedem o desenvolvimento dos ovos. No entanto, existem muitos sprays domésticos disponíveis que podem ser usados em carpetes e móveis.

Siga sempre as instruções do fabricante, que geralmente indicam que deve aspirar as suas carpetes para trazer as pulgas e os ovos à superfície antes de pulverizar completamente o mesmo e, em seguida, aspirar novamente. Pulverize sempre o aspirador de pó com spray antipulgas e descarte os sacos de aspirador para que as pulgas não se desenvolvam dentro deles.

Não use sprays perto de aquários e certifique-se sempre de manter seus animais de companhia afastados das áreas tratadas até que estejam bem ventiladas. Infelizmente, infestações muito graves numa casa podem exigir tratamento de controle de pragas.

Também é uma boa ideia lavar completamente a roupa de cama e os tecidos com os quais o seu gato entra em contato. Use água quente e um detergente, pois tanto o calor quanto o sabão podem ajudar a matar as pulgas e eliminar os seus ovos.

Controlar a população de pulgas ao ar livre é mais desafiante, especialmente porque o contato com outros gatos é a principal causa de transmissão. Se tem um jardim e o seu gato adora passar tempo ao ar livre, pode usar produtos de controlo de pulgas especificamente projetados para uso externo, concentrando-se em áreas onde sabe que outros gatos passam o seu tempo.

Outros tratamentos para pulgas em gatos

Se se está a questionar como eliminar as pulgas em gatos de forma natural, existem alguns tratamentos para pulgas baseados em óleo de citronela ou eucalipto, mas estes não são recomendados para gatos. Os gatos são especialmente sensíveis à toxicidade de uma ampla variedade de óleos essenciais, incluindo os óleos de citronela e eucalipto, enquanto o forte cheiro do óleo de citronela significa que às vezes ele é até usado como repelente de gatos. Estes produtos provavelmente não passaram por testes rigorosos de segurança ou eficácia, portanto, podem não ser eficazes e podem afetar a saúde do seu gato. É melhor falar com o seu médico veterinário antes de usar qualquer um destes produtos.