Ajudar o seu gato a recuperar de uma cirurgia

gatinho de pelo às riscas deitado

Ajudar o seu gato a recuperar de uma cirurgia

gatinho de pelo às riscas deitado

Ajudar o seu gato a recuperar de uma cirurgia

gatinho de pelo às riscas deitado
July 31, 2018

Ajudar o seu gato a recuperar de uma cirurgia

Após um procedimento cirúrgico, o seu gato pode estar um pouco cansado tanto do procedimento como da anestesia. No entanto, há algumas coisas que pode fazer em casa que o poderão ajudar a recuperar de uma forma mais tranquila.

O seu veterinário dar-lhe-á conselhos específicos relacionados à condição particular do seu gato, datas de check-up e medicação pós-cirúrgica, por isso, certifique-se de que segue as instruções cuidadosamente.

De um modo geral, os gatos ficam um pouco sonolentos após uma anestesia. No entanto, devem-se apresentar sem sinais de dor, com fome e confortáveis. A recuperação completa pode levar algum tempo, no entanto se sentir alguma coisa fora do expectável, entre em contacto com o seu veterinário imediatamente.

Feridas e pontos

Se o seu gato tiver pontos, fique atento. Alguns podem ser internos, mas deve avisar o seu médico veterinário se houver vermelhidão, inchaço, corrimento ou sangramento. A menos que sejam pontos de absorção natural, geralmente são removidos cerca de dez dias após a cirurgia, mas, pode variar dependendo do tipo de cirurgia e a área em que os pontos foram colocados. Os pontos internos ficam escondidos sob a pele e dissolvem-se naturalmente - o médico veterinário pode ainda solicitar que leve o seu gato para uma consulta de acompanhamento para verificar se a cicatrização está a correr bem.

gato adulto de pelo às riscas deitado
gato adulto de pelo às riscas a espreitar

Ligaduras

As ligaduras podem incomodar o seu gato. É muito importante que mantenha as ligaduras secas, pois podem causar danos à pele. Gatos com ligaduras não devem andar no exterior, pois sem supervisão podem-nas danificar, coçando-se, molhando-se ou sujando-se. Fique atento se na zona da ligadura houver alguma alteração na cor, odor desagradável ou inchaço, que possam provocar que o seu gato coxeie ou tenha dores. Entre sempre em contacto com o seu médico veterinário se estiver preocupado.

 

 

Colar ou Cone

Os colares ou cones são geralmente feitos de plástico com a forma de um funil. No entanto, existem colares de tecido mais macios que podem ser mais confortáveis para o seu gato. Mantenha o cone limpo e remova qualquer resíduo de comida que possa ter.

Os colares ou cones são projetados para ajudar a evitar que os gatos lambam, mordam ou cocem as suas feridas, bem como mastigar a ligadura. É importante manter o colar sempre que possível, especialmente durante a noite, quando os gatos ficam sozinhos. O seu animal de companhia acostumar-se-á a usá-lo, mas pode atrapalhar-se na altura de comer e beber; portanto, remova-o nos horários das refeições, se for esse o caso.

Se o seu gato fica muito angustiado com o colar, fale com o seu médico veterinário, pois pode haver alternativas.

 

Alimentação

Tal como os seres humanos, os gatos podem sentir-se enjoados após a anestesia, por isso tenha algum cuidado depois dele acordar de uma cirurgia. Quando estiver em casa, alimente o seu gato com uma refeição leve. Use uma dieta altamente digerível recomendada pelo seu médico veterinário ou alimente-o com um quarto da comida que o seu gato come normalmente. Certifique-se de que ele tem à disposição água fresca - e que ambos, alimento e taça de água, estão por perto para que não precise de andar muito.

 

Exercício

Mesmo para os gatos mais ativos, o descanso e a recuperação são extremamente importantes. Assegure-se de que o seu gato permanece em casa até que os pontos tenham sido removidos, ou pelo tempo especificado pelo seu médico veterinário. Este não é o momento para esforços físicos, pois, qualquer atividade física excessiva pode levar a complicações. Tente manter o seu gato calmo.

Pergunte ao seu médico veterinário quais as melhores maneiras de evitar que seu gato suba as escadas ou salte para cima da mobília. Pode ser mais fácil mantê-lo confinado a uma única divisão.

 

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB