Como dar banho a um gato

Os gatos geralmente não precisam de tomar banho, mas existem algumas circunstâncias especiais. Se estão enrolados em alguma coisa e não conseguem lavar-se a eles mesmos ou se tiverem pêlo comprido que se emaranhou, um banho pode ser necessário.
Como dar banho a um gato
Como dar banho a um gato
Como dar banho a um gato

A maioria dos gatos não gosta de tomar banho e pode achar a experiência muito stressante. Se conseguir, é preferível lavar apenas uma zona isolada, em vez de molhar completamente o seu corpo.

Há certas ocasiões em que o banho é fundamental, caso em que existem maneiras de tornar a experiência mais aprazível para si e para ele. Todavia, se o seu gato precisa de um banho porque esteve em contacto com substâncias tóxicas, deve primeiro levá-lo ao veterinário.

Antes de dar banho ao seu gato:

Junte tudo o que precisa num único sítio para que, depois de começar, tudo aquilo que vai utilizar esteja ao alcance das suas mãos. Vai necessitar de: • um alguidar de plástico, lavatório ou banheira (forrado com um tapete não escorregadio) • champô especial para gato. Encontre um suave, polivalente, sem químicos e sem perfume. Nunca utilize champô para pessoas, porque é nocivo para o pêlo e pele dos gatos, devido às diferenças de pH • amaciador - mais uma vez, não use um próprio para pessoas. • Uma ou duas toalhas • Escova para ajudar a retirar pêlos emaranhados ou nós.

Dar banho ao seu gato

Encha a banheira com água suficientemente quente (não a escaldar) para lavar o seu gato e introduza-o cuidadosamente na água. Não ponha demasiada água, porque isso apenas contribui para o deixar mais ansioso!

Dê elogios e confiança. Dar banho ao seu gato pode ser complicado, mas pode, por exemplo, dar-lhe um snack para o distrair, assim como ter outra pessoa que segure a cabeça do animal e o ajude a confiar.
Como dar banho a um gato

Se o seu gato estiver assustado, poderá tentar arranhar ou morder-lhe. Se tal acontecer muitas vezes, pare com o que está a fazer e consulte o veterinário para aconselhamento. Eles podem dar-lhe banho por si ou indicar um profissional que o possa fazer nestes casos.

Aplique um pouco de champô e água apenas na zona a limpar. Se for necessário um banho completo, evite completamente a cabeça e ensaboe o resto do corpo, incluindo cauda, parte traseira e pescoço. Pode achar mais fácil para ambos se puder tirá-lo da água e colocá-lo numa toalha para esta parte, especialmente se estiver a usar um shampoo medicinal que demora alguns minutos a fazer efeito.

Não coloque nada dentro das orelhas do seu gato para as manter secas, nem bolas de algodão, não só poderiam ficar presas como fariam com que o animal ficasse nervoso se não pudesse ouvir claramente. É melhor manter a cabeça completamente seca e se o seu focinho precisar de limpeza, faça-o com um pano húmido, sem champô.

Assim que estiver pronto, utilize apenas uma mão para fazer funcionar o bocal do chuveiro, ou verta água quente e limpa de um jarro e, com a outra mão, proteja os olhos e ouvidos. Repita o processo se estiver a usar amaciador de gatos. É muito importante retirar completamente o champô e/ou amaciador, porque o gato pode lamber alguma água remanescente e não vai querer que ele engula excesso de espuma! Quando terminar, enxague e permita que se sacuda de alguma água que tenha em excesso. Dar banho ao seu gato é tão simples quanto isto!

Depois do banho do seu gato

Geralmente os gatos preferem ser secos com uma toalha do que com o secador, a menos que tenham sido habituados desde muito novinhos de outra forma. Faça-o com uma boa toalha e depois deixe-o num quarto quente para que possa continuar a secar naturalmente ao ar. Não o deixe ir para fora de casa até estar completamente seco, caso contrário pode constipar-se.

Se já foi suficientemente corajoso para dar banho a mais de um gato, ou se simplesmente tiver mais do que um em sua casa, pode dar-se conta de um conflito entre eles após o banho.

Isto pode ser causado pela diferença de cheiro nos que tomaram banho e pode ser remediado separando os que tomaram banho, dos que não tomaram, até ficarem mais calmos. Seguidamente esfregue todos com a toalha do banho, para equilibrar os odores.