Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Criar um lar

Criar um lar

Dispõe de tudo o que necessita para criar um lar Friskies para o seu gato?
Os 3 passos explicados abaixo ajudarão a assegurar que ambos entram com a pata direita no vosso convívio em casa.

Passo 1

A sua casa constitui um novo ambiente e é preciso que o seu gato se sinta seguro. Uma cama é essencial, não apenas para dormir, mas também como um refúgio onde ele se pode recolher para descansar. A cama deve ser quente, seca e confortável, numa área sossegada da casa, longes de outros animais e de crianças. Certifique-se de que tem uma caixa de areia, um comedouro e um bebedouro que o gato quererá adotar como seus. Mostre ao seu gato onde se encontram e não os mude de lugar para que ele possa ter um ponto de referência.

Passo 2

Monte uma casa cheia de diversão e entretenimento seguro para o seu gato. O seu gato iria gostar de locais para explorar, sofás e cadeirões para onde subir, brinquedos e um quarto com vista, para expandir os seus horizontes sem ter de sair de casa. Compre ou construa um poste de arranhar para o seu pequeno aventureiro, com varões para trepar, buracos para explorar e um sítio para descansar. Os postes de arranhar são um escape para o instinto de preensão dos felinos. Dessa forma evita que afiem as garras nas suas mobílias e carpetes.

Pense igualmente em brinquedos que sejam divertidos para si e para o seu gato. Brincar juntos constitui a oportunidade perfeita para desfrutar do tempo que passa a criar laços com ele. Consulte as nossas sugestões divertidas sobre como alegrar a vossa vida, espreite a nossa seleção de jogos. Brinquedos interativos, como bolas para caçar ou brinquedos de peluche para pendurar nas portas, irão manter o gato entretido mesmo quando estiver sozinho em casa.

Passo 3

É preferível manter o gato no interior nas primeiras duas ou três semanas, até se começar a sentir em casa. Passada esta fase, se decidiu permitir-lhe que saia de casa, assegure que tem as vacinas em dia no veterinário e vá-lhe mostrando o mundo exterior progressivamente. Se tiver um jardim ou se viver numa área sossegada, uma porta para gato que possa ser trancada pode ser uma boa ideia, já que permitirá ao gato entrar e sair de casa de forma autónoma. No entanto, certifique-se de que o gato tem uma chapa de identificação com a sua morada e o número de telefone do veterinário. Recomendamos igualmente que lhe ponha uma coleira com uma faixa refletora, para que seja visível para os condutores durante a noite..

  • Jogos faça você mesmo

    Ótimas ideias de jogos para manter o seu gato estimulado

    Dê uma vista de olhos!

  • Perguntas mais frequentes sobre saúde dos felinos e conselhos

    ​As suas questões respondidas

    Encontre-as aqui

  • Exame de saúde

    Um guia rápido para verificar a saúde do seu gatinho

    Saber mais