
Os gatos são os mestres da Internet e é muito frequente encontrar diferentes fotografias de gatos com expressões faciais muito parecidas com as nossas. Gatos rabugentos, gatos alegres, gatos tristes - podemos pensar que são como nós. Mas será que as suas expressões faciais são realmente iguais às nossas? Será que os gatos riem, sorriem ou parecem tristes?
Se é o orgulhoso tutor de um gato, sabe que há muito mais na forma como ele demonstra os seus sentimentos e comunica consigo. Mas embora o seu gato possa ter expressões faciais que parecem assemelhar-se a um sorriso ou a uma gargalhada, essas expressões não estão necessariamente relacionadas com a forma como ele se sente.
Os gatos riem?
Embora existam evidências de riso em certas espécies animais, o conhecimento científico atual indica que os gatos não exibem esse comportamento, recorrendo a outros sons para demonstrar felicidade.
Os gatos têm a capacidade de fazer expressões faciais que parecem sorrisos ou mesmo “risos silenciosos”, mas isso não significa que estejam felizes.
Embora não haja indicações de que os gatos possam rir, isso não significa certamente que não sintam ou mostrem felicidade. Caso se esteja a questionar, embora os gatos não consigam rir, parecem reconhecer o riso humano e parecem saber, com empatia, quando nos sentimos felizes, tristes ou mesmo doentes. Por exemplo, se nos rirmos deles, alguns gatos podem quase parecer ficar embaraçados. Se, por outro lado, o seu gato for travesso e gostar de atenção, pode parecer que se esforça ao máximo para o fazer rir, fazendo coisas que sabe que gosta.
No entanto, o que interessa é "quem precisa de um sorriso quando se pode ronronar?"
Os gatos sorriem?
Sim, mas o sorriso de um gato é diferente de um sorriso humano. Embora alguns gatos possam ser capazes de mostrar o que parece ser um sorriso, a felicidade ou o contentamento não são necessariamente transmitidos através de expressões faciais. É mais provável que o seu amigo felino esboce um sorriso quando está relaxado e calmo, e tem a boca fechada, sem mostrar os dentes. Se o seu gato semicerra os olhos e pestaneja lentamente, isso também pode estar associado à demonstração de felicidade.
Tanto as expressões faciais como as posturas corporais dos gatos têm significados diferentes dependendo do contexto em que ocorrem. Por outras palavras, funcionam como palavras polissémicas, cujo significado varia de acordo com o contexto. Por isso, é importante mencionar que esta expressão facial de felicidade descrita pode, dependendo do contexto, indicar que o gato está stressado ou com dor.
É importante saber também que, embora o seu gato possa ser o mais feliz, pode não o demonstrar de uma forma evidente, que os humanos tendem a reconhecer. Por isso, não fique desiludido se o seu gato não exteriorizar os seus sentimentos e parecer indiferente - ele continua a amá-lo.
Como saber se o seu gato está feliz
Embora os gatos não consigam rir, quando estão verdadeiramente ligados aos seus tutores, encontrarão diferentes formas de demonstrar o seu afeto. Eis algumas que poderá reconhecer:
- Pedir atenção
Pedir-lhe afeto empurrando a sua mão - e quando lha dá, relaxa encostado a si e fecha os olhos em êxtase. Esta pode ser uma altura em que pensa que consegue detetar um sorriso felino!
- Ronronar
Ronronar pode ser a coisa mais próxima de rir. Não se esqueça, no entanto, que os gatos também podem usar o ronronar como forma de se manterem calmos em situações de stress e de se acalmarem. Isto é algo que pode ser frequentemente observado quando se visita o veterinário. É tudo uma questão de contexto. Se estiver em casa a relaxar com o seu gato e ouvir aquele ronronar revelador, pode ter a certeza de que ele está feliz, contente e a expressar o seu afeto, é importante prestar atenção e aprender as diferenças entre um ronronar feliz e um ronronar stressado, para que possa reconhecer quando ele pode estar em dificuldades e tentar resolver a situação para baixar os seus níveis de stress.
- Esfregar-se nas pernas ou nos pés.
Isso pode acontecer a qualquer momento e geralmente acontece quando não o vê há algum tempo. Se estiver a regressar a casa e o seu gato se esforçar por estar perto de si, é a sua forma de lhe mostrar que está feliz e entusiasmado por estar de volta. Ou é hora do jantar!
- "Fazer massagens" em si
Também conhecido como amassar, os gatos fazem-no quando estão felizes, descontraídos e contentes. Acontece frequentemente quando estão a ser acariciados ou quando se estão a preparar para uma sesta.
- Miado
A capacidade e a riqueza vocal dos gatos é incrível. Miar é a forma que o gato tem de comunicar consigo e, muitas vezes, é para lhe dizer que está feliz com a sua presença (ou que quer alguma coisa de si!). No entanto, também podem miar por razões diferentes, por exemplo, se estiverem com dores, doentes ou assustados com alguma coisa. Todos os gatos miam de forma diferente consoante a raça, o indivíduo e a situação. Aprenda os miados do seu gato para que possa saber o que ele está a sentir e o que está a tentar dizer-lhe.
O que é fascinante é que os gatos raramente miam uns para os outros e esta é uma linguagem que os gatos criaram em grande parte para “falar” com os seus humanos.
- Carícias
Se o seu gato se aproximar de si e lhe tocar com a pata, isso também é um sinal de que está feliz. Quando se aninha ao seu lado, pode até ronronar para mostrar que está contente. No entanto, tal como os humanos, nem todos os gatos gostam de carícias ou de ter um contacto físico próximo. Está contente e seguro por estar perto de si. Deixe o seu gato mostrar o seu amor à maneira dele.
Quatro maneiras de fazer o seu gato feliz
Ao contrário do que se pensa, os gatos são seres simples. Dê-lhe estímulos suficientes, atenção, cuidados e amor, e ele será certamente feliz. Caso esteja à procura de ideias sobre a melhor forma de mimar o seu gato, aqui ficam algumas.
1. Os gatos gostam de passar tempo consigo e momentos de brincadeira podem ser uma excelente forma de criar laços. Dê atenção ao seu amigo peludo e mantenha-o entretido com jogos. Um jogo de caça ou escondidas, ou brinquedos que permitam libertar os seus impulsos de caça e de salto, pois não só ajudarão a estimular fisicamente e mentalmente o seu gato, como também irão melhorar o seu humor. Os brinquedos de entretenimento, como as árvores para gatos que têm vários níveis diferentes, podem ser a ideia de paraíso para um gato. Alguns gatos também gostam de vigiar a vizinhança - por isso um local confortável para observar pela janela pode ser uma excelente fonte de entretenimento para alguns gatos.
2. Um gato limpo e asseado é um gato feliz. Embora sejam normalmente capazes de se manterem limpos, se tiver introduzido a escovagem quando o seu gato era ainda um gatinho, ele apreciará uma boa escovagem de vez em quando para ajudar a manter o pelo brilhante. No entanto, quando se trata de cuidados de beleza felinos, não há nada como uma boa "paticure". Certifique-se de que lhe dá muitas oportunidades de arranhar para manter as garras em boa forma. Com um pouco de tentativa e erro, pode encontrar a superfície perfeita que o seu gato gosta de utilizar para cuidar das suas garras.
3. Oferecer ao seu gato os seus snacks preferidos é, de longe, a forma mais fácil de o fazer feliz, bem como a qualquer outro animal de companhia. Mas lembre-se de usar os snacks com moderação, pois em excesso podem afetar a sua saúde e influenciar o seu peso. Se tiver um gato muito brincalhão - ou predador - os brinquedos que distribuem comida podem ser uma boa forma de ter um estímulo extra. Pode ainda esconder comida pela casa para ele caçar.
4. Para aumentar a felicidade do seu gato, pode também fazer algo tão simples como acariciá-lo - ou deixar que ele o use como cama, se não gostar de receber carícias. Alguns gatos gostam mais de companhia do que de contacto. Isto demonstra cuidado, afeto e fará com que se sintam aconchegados e confortáveis ao mesmo tempo. Deixe sempre o seu gato instigar o contacto físico em vez de o agarrar para o abraçar - ou permitir que outros membros da família o façam. Quanto mais confiança tiver em si para respeitar os seus limites, mais provável é que solicite afeto porque é “seguro”.
Os laços seguros são construídos com base na confiança. Para estabelecer uma ligação forte, dê-lhe a oportunidade de escolher o que quer fazer em cada momento. Por outras palavras, não o obrigue a participar em atividades que não deseja; ofereça a possibilidade, mas sem impor.
Quer saber mais sobre o comportamento de um gato e como garantir que ele se sente feliz? Leia o nosso guia sobre como compreender a linguagem corporal do seu gato a seguir.