Escolher um cão de raça pequena

Saber mais sobre as raças pequenas

Saber mais sobre as raças pequenas
Para escolher o seu cachorro de raça pequena, a primeira sugestão é aprender o mais possível sobre as raças preferidas. Por exemplo, pretende um cão brincalhão e enérgico ou um cão de colo bonito? Estude o padrão de caraterísticas de cada raça para saber o que esperar em termos de temperamento e nível de atividade. Pesquise a história e o desenvolvimento das raças para as conhecer melhor.
Saber mais sobre as raças pequenas

1. Aprenda com os melhoresBest

Quando começar a procurar o cachorro certo para si, recorra à ajuda de um especialista em raças. O mentor ideal para o ajudar a identificar as caraterísticas importantes num cachorro é um criador com experiência. Quer procure um companheiro para a sua vida ou um cachorro para competir em concursos de beleza canina, as caraterísticas do cão devem corresponder às suas expetativas e objetivos.

2. O temperamento é muito importante

Ao escolher o seu cachorro, é importante optar por um temperamento cativante e amigável. Se o seu criador preferir atribuir os cachorros de acordo com o perfil dos donos, peça um cão extrovertido. Os atributos comportamentais de um cão são 35% genéticos e 65% fruto da socialização, nutrição, cuidados de saúde, treino e cuidados. É recomendável procurar um cachorro que tenha sido criado num ambiente semelhante ao seu, o que significa que, se vive numa cidade grande e tem crianças, é preferível escolher um cachorro que tenha afinidade com esse contexto.

3. Levar o cachorro para casa

Antes de levar para casa o seu cachorro de raça pequena, entre as 8 e 12 semanas de idade, o seu criador fornece-lhe uma lista de coisas que deve adquirir. Vai precisar de uma cama, ração para cachorros, guloseimas apropriadas para o treino, bebedouro e comedouro, brinquedos e objetos de higiene. Deve também obter informações, incluindo a data da próxima visita ao veterinário, o microchip, vacinação, plano de controlo de desparasitação, informações sobre a raça, etapas essenciais de crescimento e socialização, bem como as considerações necessárias sobre a esterilização.

4. A socialização do cachorro é um processo vitalício

A socialização do cachorro ajuda a definir a sua vida futura. Após tomar as vacinas básicas, é seguro apresentar o seu cachorro a novos ambientes, pessoas desconhecidas e outros cães. Estas experiências ajudam a consolidar a confiança do cão e a sua capacidade para lidar com novas situações.

5.O treino básico reforça o bom comportamento

Os cachorros são ávidos de aprendizagem. Pode começar por ensiná-lo a passear com trela. Pode frequentar um curso de obediência canina para aprender como transmitir ao seu cachorro comandos básicos como senta, fica e anda cá. Entre as 5 e 16 semanas existe uma janela de oportunidade que é essencial para a socialização e pode influenciar um desenvolvimento positivo. Um cão que cresce habituado a obedecer aos comandos do dono torna-se um melhor companheiro.

6. O importante papel da nutrição

Os cachorros de raça pequena crescem depressa e devem ser alimentados com uma ração específica completa e equilibrada que, no mínimo, satisfaça os seus requisitos de nutrientes. Eles precisam de níveis de cálcio e fósforo adequados que contribuem para o desenvolvimento de ossos robustos, bem como de aportes mais elevados de proteínas e gordura para desenvolverem massa muscular. A ração deve conter uma fonte de ácido docosahexaenóico (DHA), que é importante para o desenvolvimento da visão e do cérebro. Os cães de raça pequena também têm um metabolismo acelerado relativamente ao seu peso corporal. Como tal, é importante alimentá-los com uma ração rica em energia que forneça muitas calorias numa quantidade reduzida, para não sobrecarregar o seu trato gastrointestinal mais pequeno. Devem ter sempre disponível água fresca e limpa.

7.Definir metas realistas

Quando começar a viver com o seu cachorro de raça pequena, se planear inscrevê-lo em competições, é importante definir metas que sejam compatíveis com o tempo e recursos que pode disponibilizar. Deve procurar obter a opinião de pessoas da sua confiança para o ajudarem a determinar o potencial do seu cão. Essas pessoas podem avaliar se o cão tem as qualidades necessárias para ser um cão de competição ou, quem sabe, para participar em desportos de performance. Podem também orientá-lo na fase inicial do processo.

8. Estar atento à saúde

Manter em dia as vacinas, o controlo de parasitas, o cuidado dentário e realizar um exame anual no veterinário são algumas das rotinas de prevenção de saúde que deve adotar com o seu cão. Cada raça tem fragilidades específicas de saúde, que deve conhecer. Compare sempre as referências sobre os problemas de saúde de raças específicas com as informações das associações nacionais de canicultura (por exemplo, o Clube Português de Canicultura), para saber se existem exames de rastreio adequados. Ao avaliar o canicultor certo para adquirir o seu cachorro, não hesite em perguntar se efetuam testes clínicos para despistar a incidência de doenças comuns da raça em questão. É particularmente importante que o criador tenha testado a mãe e o pai do cachorro para confirmar as condições de saúde adequadas à raça.

9.Criar laços duradouros com o seu cachorro

Nada se compara à felicidade das boas-vindas com que o seu cachorro o presenteia quando chega a casa. A partilha de momentos especiais desde o início é a base de uma relação vitalícia de carinho. Reserve tempo para lhe dar mimos e elogios frequentes e desfrute de passeios na sua companhia. Os laços criados no presente aprofundam-se com o tempo e a convivência. 1 Scott JP, Fuller JL. Genetics and the Social Behaviour of the Dog (A genética e o comportamento social dos cães) . University of Chicago Press. 1998 (Primeira edição em 1985.)

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama