Your Pet, Our Passion.

Affenpinscher

Apesar de se assemelhar a um terrier, exibindo uma expressão símia e malandra, a raça de cão Affen é classificada como um cão miniatura medindo em adulto entre 24cm e 28cm até ao garrote (desde a pata até ao topo das espáduas)e pesando entre 3 e 4kg. Possui uma pelagem áspera normalmente preta, com ou sem alguma tonalidade cinza.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Os cães da raça Affenpinscher são descritos como cães com uma personalidade vivaz e autoconfiante,  embora por vezes teimosos e destemidos, e são muito afetuosos. Têm tendência para estarem atentos a estranhos, sendo importante socializá-los em cachorros.

História e Origem

A raça Affenpinscher traquina e cómica é uma das raças mais antigas oriunda da Alemanha, que remonta ao séc. XVII. A palavra "affen" significa macaco e "pinscher" significa beliscar. O Affenpinscher é descendente de duas outras raças, o Griffon Belga e o Griffon de Bruxelas, que possuem também um focinho com uma expressão levemente semelhante à de um macaco. Esta raça possívelmente descende dos terriers, tendo em conta a sua destemida coragem. Na Alemanha, sua terra natal, esta raça foi recrutada para trabalhar no campo, devido ao seu instinto de caçador, contudo estes cães eram demasiado pequenos para o efeito e passaram a ser mantidos maioritariamente como cães de companhia.

O Affenpinscher é geralmente uma raça saudável. Contudo, tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar) e pode vir a sofrer de doenças na região coxofemoral e colapso traqueal.

Apesar de serem pequenos, são cães ativos e necessitam de uma quantidade razoável de exercício (20 a 40 minutos diários). O Affenpinscher aprecia jogos que exercitem a mente e o corpo, mas estes jogos não devem ser muito turbulentos.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que significa que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Esta raça apresenta uma pelagem áspera, dura é desgrenhada, pronunciando-se com mais frequência em certas partes do corpo e dando-lhe um aspeto shaggy natural, portanto é uma raça que não carece de muitos cuidados: A sua pelagem requer tratamento semanal com escova ou pente.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.