Your Pet, Our Passion.

Pug

O lema desta raça é "multum in parvo", o que significa "muito cão em pouco volume". O Pug é um cão miniatura, conhecido pelas suas brincadeiras de cachorro até à idade adulta. Quadrados, musculosos e surpreendentemente pesados, os pugs têm a pelagem curta, macia e brilhante. O rosto achatado, os olhos esbugalhados e as rugas faciais dividem opiniões, mas são companheiros encantadores e divertidos.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Este cão miniatura com um bom caráter e encantador é um companheiro feliz e sociável. Possui um elevado grau de personalidade e tem uma ótima relação  tanto com idosos como com jovens. Ele é calmo e sossegado, mas também tem os seus momentos de malandragem e de palhaçada. É um excelente companheiro se lhe dedicar o tempo necessário – não gosta de estar separado dos seus donos durante muito tempo.

História e Origem

País de Origem: China

Uma raça com uma história prestigiada. Presume-se que esta raça é oriunda da China e é muito provável que, antes do século XVI, já tivesse sido introduzida no Ocidente pelos comerciantes holandeses, onde esta raça foi desenvolvida. Uma raça chinesa que conquistou a Casa Real Holandesa e a Casa de Orange. Após a Revolução Gloriosa de 1689, quando o Rei Guilherme III dos Países Baixos foi coroado rei de Inglaterra, o Pug acompanhou-o e foi ao mesmo tempo propagado pelas famílias nobres.

As raças braquicéfalas, como o Pug com o seu focinho achatado, têm tendência à obstrução das vias respiratórias e dificuldade em respirar, por isso o exercício em excesso não é aconselhável para evitar o sobreaquecimento. Também são propensos a patologias oftalmológicas e, tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar).

O Pug necessita apenas de meia hora de exercício por dia, mas também gosta de acompanhar o seu dono sempre que possível. Não o deixe no carro nem o passeie em dias quentes ou pouco quentes, por causa das suas dificuldades respiratórias.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem do Pug é de pouca manutenção, necessitando de ser escovada uma vez por semana. Contudo, a prega sobre o focinho necessita de ser limpa diariamente, e verifique todos os dias as orelhas e os olhos.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.