Your Pet, Our Passion.

Bichon Frisé

Um cão bem equilibrado com uma aparência inteligente, o Bichon é pequeno e robusto. Os seus olhos e focinho negros fazem contraste com a sua pelagem branca como a neve e a sua cauda é como uma pluma curva que se estende pelo seu dorso. A sua pelagem acetinada, em forma de espiral, dá-lhes um aspeto de pom-pom. Os machos e fêmeas adultos medem entre 23-28cm e pesam aproximadamente 3-6kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • Raça hipoalergénica
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Estes cães pequenos, felizes e animados adoram a vida familiar e acompanhar a família em todas as excursões, mas podem ser ensinados a estarem sozinhos de vez em quando. São bastante sociáveis e dão-se bem na companhia de outros cães e animais de estimação.

História e Origem

Há séculos atrás, a raça canina cão Bichon Frisé era popular em França e em Espanha, constando em retratos das famílias reais desses países. Os Bichons foram desenvolvidos em diferentes ilhas no Mediterrâneo e crê-se que o Bichon Frisé terá surgido em Tenerife. O Bichon de Malta (atualmente conhecido como Bichon Maltês) é um parente próximo. Presume-se que os marinheiros levaram-nos de Tenerife para a Europa no século XIV.

Os cães Bichon Frisé são geralmente cães pequenos muito saudáveis. Contudo, tal como sucede em várias outras raças, são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar). Também com tendência a lacrimação ocular e predispostos à formação de cálculos vesicais.

Os cães Bichon Frisé adaptam-se facilmente a todos os exercícios proporcionados pelos donos, mas meia-hora de exercício deve ser visto como um requisito mínimo diário – juntamente com uma oportunidade para exercitar o seu cérebro!

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Esta raça pouco pelo perde, no entanto a pelagem deve ser escovada cuidadosamente todos os dias. É necessário apará-la esporadicamente para impedir que cresça em demasia. Para manter o seu aspeto de exposição semelhante a um pom-pom, recomenda-se a utilização de um cabeleireiro canino a cada cinco ou seis semanas.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.