Escolher um cão de raça pequena

Adotar um cão de raça pequena

Como adotar e acolher um cão de raça pequena
Se pretende acolher um cão de raça pequena na sua vida, pode ter partido do princípio que deveria ser um cachorro. Contudo, já pensou em adotar um cão adulto num abrigo ou instituição de proteção dos animais? Existem milhares de cães maravilhosos à espera de um lar. O seu amigo perfeito pode ser um deles.
Adotar um cão de raça pequena

À procura de amor

Muitos cães de raça pequena acabam num abrigo devido a circunstâncias da vida dos donos, como um divórcio, o nascimento de um bebé, a morte do dono ou uma mudança para uma casa que não permite acomodar um animal. Geralmente, as associações de apoio a animais abandonados têm diversos cães que precisam de uma família, tanto cachorros como adultos (e por vezes, até de raças puras).

O comportamento será um problema?

Nem todos os cães de raça pequena que precisam de um lar têm problemas comportamentais. Na maioria, trata-se de cães amigáveis e sociáveis que rapidamente se adaptarão ao novo lar. As instituições de proteção dos animais de qualidade conduzem um processo rigoroso de avaliação e reabilitação dos cães ao seu cuidado, e são muito cuidadosos com a atribuição do cão ideal para cada família.

Image
Image
"Os cães de raça pequena que foram adotados podem criar rapidamente laços muito intensos com os novos donos"

Vantagens e desvantagens de adotar um cão adulto

Acolher um cão adulto de raça pequena tem como vantagens principais o facto de, provavelmente, ele já estar treinado e socializado, pelo que deve estar habituado a conviver com outros animais e a aceitar pessoas desconhecidas. Para além disso, a sua personalidade já está completamente formada e foi sujeito a um exame veterinário prévio que garante a sua saúde e forma física. A maioria das instituições e abrigos de proteção dos animais implantam um microchip, esterilizam e vacinam todos os cães antes da adoção. A desvantagem de acolher um cão adulto é que ele pode precisar de mais tempo para se acostumar e adaptar ao seu lar que um cachorrinho. Pode também evidenciar padrões de comportamento que considere indesejáveis. Nesse caso, o importante é ter paciência e apostar numa educação carinhosa. O abrigo e o veterinário fornecerão os conselhos essenciais para uma integração bem-sucedida.

Encontrar um canil ou instituição na sua zona

" Há associações de apoio a animais abandonados, espalhadas pelo país. Algumas instituições deixam-no visitar e interagir com os cães, enquanto que outras incluem as informações online detalhadas dos cães ao seu cuidado.

Saber mais sobre o processo de adoção

A maioria das associações exige o preenchimento de um formulário de candidatura com o objetivo de encontrar o cão perfeito para o seu perfil. É deveras importante ser o mais honesto possível porque receberá uma visita de acompanhamento em sua casa após terem encontrado um potencial cão para si. Em alguns casos, pode ser encorajado a visitar e interagir com o cão de raça pequena que pretende adotar, antes de finalizar o processo de adoção.

As primeiras semanas

Até um cão com uma autoestima elevada precisa de algum tempo para se adaptar. Precisará de tempo para estabelecer rotinas que se adaptem ao cão e à sua família e, provavelmente, de bastante paciência e compreensão enquanto se vão conhecendo. O aspeto positivo é que os cães de raça pequena adotados podem criar rapidamente laços muito intensos com os novos donos, pelo que deve estar preparado para ser inundado de amor e lealdade!

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama