No verão, passamos mais tempo ao ar livre para usufruir do sol e dos dias mais quentes. No entanto, se tem um cão, deve ter um cuidado especial com o calor.
Felizmente, eles podem acompanhar-nos na maioria das aventuras, desde que tomando algumas precauções. Veja as dicas dos nossos especialistas sobre como manter o seu cão fresco e confortável durante o verão.
Fatores que aumentam o risco de golpes de calor
Os golpes de calor podem ocorrer se os cães não tiverem acesso a sombra, ventilação ou água e, tal como nos humanos, podem colocar em risco a sua vida. Podem também ocorrer quando os cães estão consigo, por exemplo, após elevado exercício em dias quentes, ou perante situações de stress ou demasiada excitação.
A que deve estar atento para evitar o risco de insolação, durante os meses quentes do verão? Os fatores que aumentam o risco de um golpe de calor incluem:
- Falta de água
- Estar num espaço fechado
- Humidade excessiva
- Obesidade
- Exercício intenso
- Idade avançada
- Doença cardiovascular ou doença respiratória
- Falta de aclimatização
- Raças de focinho achatado, tais como Boxer, Buldogue, Pug e Pequinês, e cães com pelagem espessa (tais como os Husky e os Terra Nova), têm um risco mais elevado de sofrerem golpes de calor.