Os cães podem comer uvas ou passas?

Não, os cães não podem comer uvas ou passas (que são uvas desidratadas) mesmo que descascadas ou sem sementes porque são perigosas em qualquer quantidade.
Os cães não podem comer uvas ou passas
Os cães não podem comer uvas ou passas
Os cães não podem comer uvas ou passas
Os cães adoram comida para pessoas e há muitas frutas e vegetais que podem comer de forma segura. Enquanto algumas frutas podem ser snacks nutritivos e saborosos para o seu cão, algumas podem ser muito perigosas para ele.

Se tem dúvidas se “os cães podem comer uvas?”, a resposta é um grande não. Tanto as uvas como as passas de uva fazem mal aos cães. Podem provocar reações graves, podendo até ser fatais. Continue a ler para saber porque é que as uvas e as passas fazem mal ao seu cão, aprenda quais os sinais de intoxicação e descubra alternativas de snacks para o seu cão.

Os cães podem comer uvas ou uvas passas?

Não, os cães não podem comer uvas ou passas (que são uvas desidratadas) mesmo que descascadas ou sem sementes porque são perigosas em qualquer quantidade. Não é conhecida a causa exata da intoxicação em cães após a ingestão de uvas, nem a quantidade. Alguns cães podem sofrer reações mais graves do que outros.

Porque se sabe tão pouco sobre as uvas e a sua toxicidade, é importante mantê-las fora do alcance dos animais. Muitas pessoas deixam a fruta (incluindo uvas) numa taça em cima da mesa ou do balcão da cozinha. É Importante garantir que o seu cão não consegue alcança-las porque pode sentir-se tentado a experimentar alguma das frutas porque o vê a comê-las e as reconhece como comida.

Sintomas de intoxicação por uvas

Infelizmente, os novos odores são atrativos para os cães. Se estiver a comer uvas ou passas, o seu cão poderá estar perto de si na esperança que lhe dê uma ou que a deixe cair ao chão. Se ele ingerir uma ou mais uvas (ou uvas passas), o seu cão poderá exibir qualquer um dos sintomas abaixo:

  • Redução do apetite
  • Letargia ou fraqueza
  • Vómitos e/ou diarreira algumas horas após a ingestão
  • Flacidez do abdómen
  • Desidratação
  • Aumento da sede e produção de urina
  • Diminuição ou não produção de urina
  • E se o seu cão comer uma uva ou uma uva passa?

    Se não forem tratados, alguns cães poderão sofrer de insuficiência renal, que pode ser fatal. Se o seu cão comer uma uva ou uma uva passa, atue rapidamente e consulte o seu médico veterinário. Ele poderá recomendar que induza o vómito. Não induza o vómito se o seu cão estiver com dificuldades em respirar ou a exibir sinais de choque.

    Outras doenças podem provocar sintomas semelhantes, pelo que deve consultar o médico veterinário se não tiver a certeza se o seu cão comeu uma uva ou uma uva passa. Ele poderá orientá-lo para que não tenha que induzir o vómito ou administrar outros tratamentos desnecessários.

    Opções de snacks seguros para o seu cão

    Apesar de as uvas serem perigosas para os cães, há algumas frutas que ele pode comer sem problema. A melhor forma de mimar o seu cão é dar-lhe snacks saborosos especificamente formulados para as suas necessidades nutricionais.

    Lembre-se que os snacks não devem representar mais de 10% das calorias ingeridas pelo seu cão, por dia.