Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Jean Christophe

Senior Pet Nutritionist and Regulatory Affairs Specialist @Purina

Jean Christophe
Ciência

Ciência

Ir para secção >

Como posso saber mais sobre o conteúdo calórico dos produtos PURINA? Porque é que esta informação não está na embalagem?

Na alimentação humana, a informação nutricional, nomeadamente de conteúdo energético (kcal/100g ou kcal/porção) que consta na embalagem ajuda o consumidor a controlar a quantidade de calorias que ingere. No entanto, esta informação não é tão relevante quando se escolhe um alimento completo e equilibrado para um animal de companhia. Isto porque a quantidade sugerida pelo produtor no Modo de Emprego e Dose Diária Recomendada pretende cobrir 100% das necessidades energéticas diárias, para garantir que o animal recebe todos os nutrientes essenciais. É por isso que declarar a quantidade energética não é obrigatório na Europa e que os produtores tendem a não incluir esta informação nos rótulos.

Se quiser calcular quantidade de calorias ingeridas pelo seu cão ou gato, com base na dose diária recomendada nas embalagens de alimentação animal, é necessário saber a densidade calórica do produto (kcal/g). Existem algumas equações oficiais para a calcular com bases nos constituintes analíticos declarados na embalagem, mas estas equações podem ser muito complexas e difíceis de utilizar. As nossas Linhas de Atendimento ao Consumidor têm esta informação disponível e pronta a partilhar, caso tenha interesse.

Se quiser saber quantas calorias um cão ou gato precisam por dia, pode usar a "Equação de necessidades Energéticas" proposta pela FEDIAF* (suportada por um Comité Independente de Professores de Nutrição Veterinária na Europa) e que se baseia no peso do animal:
Cão: Necessidades energéticas diárias (kcal/dia) = 110 x (Peso em kg)0,75.
Gato: Necessidades energéticas diárias (kcal/dia) = 100 x (Peso em kg)0,67.

*FEDIAF é a associação Europeia de que representa a indústria de alimentação animal.