Raças de cães calmos e pachorrentos

Se não tem tempo para passar várias horas por dia a passear o seu cão, uma raça de cães descontraídos pode ser boa para si. Continue a ler para saber quais as raças que mais felizes se sentem ao aninharem-se e fazerem uma sesta no sofá.
Raças de cães calmos e pachorrentos
Raças de cães calmos e pachorrentos
Raças de cães calmos e pachorrentos

Existem alguns cães que estão sempre em movimento ao longo do dia e prontos para saltar para qualquer aventura ou atividade. Mas, existem outras raças de cães, mais calmos, que após um passeio diário, se sentem muito felizes por se aninharem e dormitarem no sofá. Se o seu horário não se coaduna com um cão muito enérgico e se apenas deseja um companheiro que relaxe consigo, então poderá considerar uma raça calma. Prossiga com esta leitura e conheça cinco raças de cães tranquilos, que encontrará mais provavelmente a ressonar do que a meterem-se entre os seus pés para qualquer brincadeira.

Raças de Cães Calmos

As raças de cães tranquilos são ideais se tiver um horário apertado ou se viver num apartamento que não ofereça muito espaço para o seu cão andar de um lado para o outro. Embora as raças de cães calmos e pachorrentos possam não exigir tanto exercício quanto outras raças mais enérgicas, ainda assim é importante que passeiem regularmente para estimular o seu cérebro e evitar quaisquer formas de comportamento destrutivas.

1. Bassett Hound

Quando não se encontram excitados a seguir uma pista olfativa, esta raça de cães pachorrentos aguarda calmamente num sofá a sua próxima refeição. São conhecidos pela sua natureza gentil enquanto estão dentro de casa, mas uma vez na rua, estão sempre prontos para uma aventura e o que mais gostam é de seguirem os seus instintos e perseguirem uma pista que lhes despertou o olfato.

Embora o Bassett Hound pertença a uma raça de cães calmos, é importante que façam regularmente exercício e que a alimentação seja vigiada, uma vez que são propensos à obesidade.

2. Bullmastiff

Embora esta raça de cães tenha uma aparência forte e musculada, os Bullmastiff pensam inúmeras vezes que são cães de colo. Esta tranquila raça de cães é extremamente leal, mas não aprecia estar só. Por isso, se tem de passar muito tempo fora de casa, talvez não seja boa ideia considerar os Bullmastiff. Conhecidos pelas suas tendências protetoras, pelo seu amor à família e uma natureza geralmente descontraída, ficam muito felizes quando passam o tempo com os membros da família, ou aninhados no seu colo ou quando brinca com eles.
Raças de cães calmos e pachorrentos

3. Galgos

Apesar de se moverem a grande velocidade, os Sighthounds, tal como os Deerhounds, os Whippets, os Greyhounds e os Irish Wolfhounds caracterizam-se por ser raças de cães pachorrentas. Gostam de fazer pouco exercício e leve, seguido por longos períodos de repouso para recuperarem energia.

As famílias de galgos concordam que é fácil apaixonar-se por eles assim que os acolhem em casa. A sua natureza é gentil e amável e tendem a relaxar recostados nos sofás de forma peculiar. O galgo é o cão perfeito se estiver à procura de um cão calmo e preguiçoso.

4. Bichon Maltês

Bichon Maltês é uma raça de cães calma que requer pouco exercício (embora devam ser passeados todos os dias). O seu passatempo favorito é estar em casa aconchegado ao tutor. Apesar do seu porte pequeno são excelentes cães de guarda e companheiros leais.

Não é geralmente boa ideia considerar os cães de raça Bichon Maltês se tiver crianças pequenas porque podem abocanhá-las ou morder-lhes os dedos. Estes cães são também conhecidos por sofrerem de ansiedade de separação, não sendo por isso indicados se tiver de se ausentar por longos períodos. No entanto, se dispõe de tempo para lhes dedicar são uma raça de cães extremamente amorosa e leal.

5. São Bernardo

Estes cães parecem ursinhos de peluche gigantes e pode ser surpreendido ao saber que são também extremamente preguiçosos! Conhecidos pela sua enorme afeição aos membros da família, são muitíssimo pacientes e gentis. Se não tiver muito tempo para os exercitar, um passeio diário é suficiente para satisfazer as suas necessidades. Embora seja uma raça muito calma, os São Bernardos não se adequam a um apartamento devido ao seu tamanho. São um perfeito animal de companhia pela sua gentileza, mas se tiver crianças pequenas não são o ideal, porque as podem derrubar acidentalmente.
Raças de cães calmos e pachorrentos

Serão os cães Braquicéfalos pachorrentos?

Muitas raças que são consideradas tradicionalmente como “raças de cães pachorrentos” são aquelas que têm focinhos planos e narinas achatadas (conhecidos como raças braquicéfalas), tais como os Bulldogs e os Pugs. Estes cães têm vias respiratórias comprometidas e passam a vida inteira lutando para respirar, tantas vezes que, se se comportam “preguiçosamente” é sobretudo devido a uma dificuldade em respirar (e não por terem uma natureza preguiçosa).

Estas cinco raças de cães calmos e pachorrentos são ideais se tiver pouca energia e não dispuser de tempo suficiente para passear e brincar com raças mais enérgicas. Lembre-se sempre que, apesar de pouca energia, estas raças requerem passeios diários e exercício, para que mantenham o seu peso ideal e ocupem o cérebro.

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!