Your Pet, Our Passion.

Bullmastiff

A raça Bullmastiff é compacta, poderosa e musculosa com uma cabeça grande e quadrada. A pelagem é curta, dura e resistente às intempéries e pode ser fulva, vermelha ou malhada, com um focinho preto. Os machos adultos medem entre 64-69cm e pesam cerca de 50-59kg; as fêmeas adultas medem entre 61-66cm e pesam cerca de 41-50kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Estes cães são muito protetores da sua família e de outros animais de estimação, sendo importante uma socialização precoce nestes animais. Não aceitam estranhos, a não ser que sejam apresentados pela família. Eles impedem de imediato o caminho a visitas inesperadas ou outros estranhos. Não se recomenda esta raça a donos inexperientes devido à sua força, forte personalidade e elevado instinto protetor.

História e Origem

Os Bullmastiff, designados inicialmente "Cães de guarda noturno", eram utilizados para subjugar os caçadores furtivos. Esta raça foi fruto do cruzamento entre um Bulldog (40%) e um Mastim (60%). Os cruzamentos seletivos que geraram esta raça iniciaram-se no século XIX. Como a caça ilegal tinha abrandado consideravelmente, esta raça começou a ser utilizada em desportos. Alguém se esconde no bosque e, após um curto período de tempo, seria libertado um Bullmastiff açaimado para ver se conseguia encontrar essa pessoa. Não eram treinados para maltratar ou matar, mas sim para dominar o seu alvo.

Tal como sucede em várias raças, o Bullmastiff é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias, à displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. Tem também tendência para uma patologia específica na bexiga e rutura do ligamento cruzado).

Este cão deverá estar sob controlo até aos seus 12 meses de idade. Exercício excessivo em cachorro poderá causar, mais tarde, problemas ósseos e nas articulações. Gostam muito de fazer exercício e jogos em família, e umas horinhas de exercício por dia mantém feliz um Bullmastiff adulto.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Bullmastiff são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensção de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

É relativamente fácil cuidar do Bullmastiff uma vez que a pelagem é curta e de baixa manutenção. Uma luva de borracha adequada para o efeito é suficiente para remover quaisquer pelos mortos ou soltos.

Estes cães grandes, fortes e confiantes são protetores e enérgicos, e são também leais e atentos à sua família. Mais indicados para donos experientes, estes cães necessitam de muito treino e exercício para se manterem saudáveis, felizes e com um comportamento estável. Têm tendência para formar laços íntimos com os seus donos e mostram desconfiança com estranhos. Como todos os cães, devem ser comprados a criadores cientes e responsáveis, sendo a socialização precoce e adequada particularmente importante para garantir um temperamento robusto e evitar futuramente potenciais problemas de tratamento e de comportamento.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.