9 raças de cães pequenos que vai adorar

O seu companheiro ideal de quatro patas pode ser um cão de raça pequena que vai passar o dia à espera que chegue a casa para lhe dar e receber festinhas. Se está desejoso de dar as boas vindas um cão, conheça 9 raças de cães de pequeno porte que vai adorar.
9 raças de cães pequenos que vai adorar
9 raças de cães pequenos que vai adorar
9 raças de cães pequenos que vai adorar

Se sempre quis um cão encantador que suscite admiração onde quer que vá, aqui está a sua oportunidade de se familiarizar com os mais atraentes de todos os pequenos companheiros. Desde os cães pequenos com pelos deslumbrantes aos que estão prontos para a cativarem com seu aspeto atrevido e espírito aventureiro, as seguintes raças de cães pequenos podem ser perfeitas para a sua vida.

Os melhores cães pequenos

1. O Encantador Bichon Frisé

Imagine a raça perfeita de cães pequenos e irá provavelmente visualizar o focinho do Bichon Frisé. Caracterizado por ter pelo felpudo e uma personalidade sempre alegre, são muito vivos e adoram aprender novas habilidades. O Bichon também é igualmente feliz quando aninhado no seu colo ao serão.

Adoram as pessoas de tal forma, que qualquer pessoa que pare para lhes fazer uma festa no seu pelo felpudo se pode tornar um amigo para a vida. Desde o seu focinho que lembra bolas de algodão, até aos seus enormes e brilhantes olhos negros, não vão faltar candidatos desde família, amigos ou estranhos. O inconveniente de toda esta afeição que demonstram é que precisam de um retorno. Os cães Bichon Frisé não gostam de estar sozinhos e podem sofrer ataques de ansiedade se deixados em casa sós.

Se conseguir garantir uma presença humana constante, esta é uma das mais engraçadas raças de cães pequenos para ter em casa.

2. O Inteligente Boston Terrier

É uma alegria ter o elegante Boston Terrier por perto. Cheio de vida e muito inteligente, aprenderá as ordens “quieto” e “vai buscar” num ápice. Mas tal não significa que lhe obedeça sempre - dada a sua natural teimosia, prepare-se para ter de o convencer a escutá-lo. Uma socialização desde os primeiros tempos é fundamental para conseguir manter a sua natureza afável quase que permanentemente. O Boston Terrier é uma das mais afetuosas raças de cães pequenos, fazendo amigos rapidamente com toda a família, incluindo crianças. Gostam de passear para qualquer parte, desde que com a família. A sua aparência que faz lembrar um casaco de smoking permite-lhe mesmo aventurar-se em ambientes requintados!
9 raças de cães pequenos que vai adorar

3.O Sonoro Schnauzer Miniatura

Dono de uma personalidade equivalente ao dobro do seu tamanho e bigodes como imagem de marca, esta raça pode ser considerada uma das melhores de cães pequenos. O Schnauzer Miniatura é um cão afetuoso e leal, por isso não espere passar muito tempo longe dele. O seu entusiasmo de cada vez que o vê é contagiante, manifestando-o abanando ininterruptamente a cauda e dando imensos saltos, mas pode igualmente ladrar de felicidade - o que se conseguirá controlar através de treino.

Estes pequenos cães são verdadeiros heróis no que toca a treinos de agilidade e estão sempre disponíveis para atividades divertidas em família, portanto, familiarize-se antecipadamente, dos os melhores desportos que pode fazer com ele. Uma coisa é certa, nunca se aborrecerá com um Schnauzer Miniatura na sua família.

4. O Divertido Pug

Com um historial que se estende por séculos e por continentes, o Pug é a quintessência das raças de cães pequenos. Encaixam-se perfeitamente no seu colo e possuem um temperamento cheio de vida e alegre, o que quer dizer que estão sempre prontos para lhe fazer companhia num divertido programa fora de casa. Dos imperadores chineses aos comerciantes europeus passando pela realeza britânica, o Pug tem vindo a encantar todos eles.

Afinal de contas, não há nada de que este cão mais goste, do que ser o centro das atenções, exibindo as suas impressionantes habilidades cómicas. As suas expressões faciais são únicas, por isso não se admire ao ver uma expressão de completa perplexidade de cada vez que não compreendem algo. O sorriso de felicidade que ostentam sempre que chega a casa que se sobrepõe a qualquer outra coisa.

5. O Destemido Affenpinscher

Quem poderia adivinhar que um tal nome se aplicaria a uma raça tão pequena? A tradução de Affenpinscher é a de “cão macaco” e descreve na perfeição esta raça traquina e muito engraçada. A total confiança do Affen, apesar da sua pequenez, é algo de ressalvar. A boa notícia é que uma socialização atempada pode ajudar a domar os seus instintos a favor de uma aptidão social mais amigável.

O Affenpinscher não morre de amores por passeios longos, preferindo em vez disso pequenos passeios alternados com os divertidos jogos de apanhar coisas. E certifique-se de que tem disponíveis brinquedos de cães para o manter entretido.

6. O Calmo Bichon Bolonhês

Com um nome que evoca a sua origem, Bolonha, os Bichon Bolonhês são os cães mais calmos que poderia desejar. São extremamente meigos e gostam de agradar às pessoas, o que quer dizer que pode passar horas com eles no seu colo que eles não se importam! São cães geralmente calmos e não muito vocais ladrando ocasionalmente, se estiver um estranho à porta ou para lhe chamar a atenção para algo de novo que orgulhosamente descobriram.

7. O Sempre Divertido Teckel

As raças de cães pequenos oferecem uma vasta gama de imagens de marca e o Teckel, com as suas patas curtas e corpo longo, é uma das principais estrelas. Imediatamente identificável, possui um temperamento afetuoso, pronto a cativar inúmeros corações, sendo por isso o cão perfeito se desejar um cão pequeno com uma grande personalidade.

Originalmente criado para a caça, o pequeno Teckel mostrará imensos comportamentos relacionados com esse facto, tais como uma tendência para escavar, uma vontade persistente de obter uma recompensa e um sonoro ladrar, que não condiz com o seu pequeno tamanho. São precisamente estas características que fazem dele um dos melhores companheiros que alguma vez teve.
9 raças de cães pequenos que vai adorar

8. regal Pekingese

Quando esta raça de cães pequenos foi criada há séculos para a realeza Chinesa, seria muito difícil suspeitar que este favorito dos Imperadores iria conquistar um lugar nos corações de tanta gente em todo o mundo. Os cães da raça regal Pekingese deambularam há muito tempo por antigos palácios e não se esqueceram desse facto. Basta observar o modo elegante como movem o seu corpo gracioso e digno em qualquer lugar não vai deixar ninguém indiferente. Valentes, leais, inteligentes e com uma maneira de ser independente, o Pequinês possui os traços de um príncipe encantado, todo embrulhado num fofinho casaco macio, perfeito para se enroscar ao pé.

9. O Peekapoo protetor

Se não estiver familiarizado com o encantador Peekapoo poderá pensar que inventámos este nome. Na realidade, esta raça pequena é uma mistura adorável de regal Pekingese e poodle, pela qual se apaixonará imediatamente. Como cães protetores, é importante que os socialize desde cedo, caso contrário, poderá deparar-se com eles a defendê-lo perante qualquer ameaça. Perfeitos para se enroscarem consigo no sofá, desejosos de brincarem ao ar livre e encantados por aprenderem partidas e boas maneiras, o Peekapoo é um dos melhores cães que pode ter.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o adorável universo de cães pequenos. Se necessitar de ainda mais informação para se maravilhar com estes cães, leia também o nosso artigo Raças de cães que são sempre pequenos.

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!