Resoluções de Ano Novo para o seu cão

Esta é a altura em que entramos em contagem decrescente para o final do ano. Aproxima-se um novo ano, pelo que é uma ótima oportunidade para começarmos a elaborar a nossa lista de novas resoluções!
PURINA - Resoluções de ano novo para cães
PURINA - Resoluções de ano novo para cães
PURINA - Resoluções de ano novo para cães
Como todos os tutores de cães sabem, os nossos cães são uma parte importante da nossa vida. Porque não fazer resoluções para se tornar num tutor ainda melhor?

Neste artigo deixamos algumas ideias para um início de ano juntos!

1. Programe mais tempo de brincadeira.

Para um cão brincar nunca é demais! Eles adoram brincar e fortalecer a ligação que têm connosco. Muitas vezes no nosso dia a dia é difícil arranjar tempo para brincar, mas neste novo ano faça a resolução de passar ainda mais tempo com o seu cão do que no ano passado! Acredite, os efeitos terapêuticos de brincar com o seu cão não podem ser medidos. Brincar irá deixá-lo mais feliz e mais calmo!

2. Escove os dentes com mais frequência

Enquanto certos aspetos da saúde do seu cão têm por vezes uma atenção extra (como escovar o seu pelo por exemplo) a higiene oral nem sempre é um aspeto a que é prestada muita atenção. Uma boa resolução para este ano é escovar mais vezes os dentes do seu cão e proporcionar-lhe diariamente momentos em que possa roer, estimulando a limpeza dos dentes.

À medida que o seu cão cresce a sua higiene oral torna-se cada vez mais importante por isso quanto mais cedo começar melhor. Invista numa escova e pasta de dentes especifica (encontrará algumas com sabores que ele vai gostar) e poderá dar-lhe um pouco antes do momento de escovar para ele se ir habituando ao sabor. Por fim, pode incluir na sua alimentação snacks apropriados para o ajudar na higiene oral do seu cão.

3. Proporcione-lhe um passeio diferente todos os meses

Na maioria das vezes passear o nosso cão faz parte da rotina e nem sempre pensamos em variar o percurso. No entanto, a resolução deste ano será mudar isso! Para além dos passeios habituais pode incluir um passeio diferente e estimulante regularmente. Poderá ser uma caminhada pela serra, um passeio até à praia ou num jardim diferente do habitual. Um passeio diferente será sempre bom para si e para o seu cão!

4. Agende visitas ao veterinário

Pode ser difícil lembrar-se de ir ao veterinário quando seu cão não está doente ou quando não precisa de vacinas ou desparasitações. Mas mesmo que o seu cão pareça saudável é sempre importante levá-lo para uma consulta de rotina ou para fazer um check-up. Poderá agendar visitas de rotina em que os veterinários verificam se o seu cão está com boa saúde e também pode detetar doenças que ainda não apresentaram sinais. Esta resolução irá ajudá-lo a mantê-lo feliz e saudável!

5. Preste atenção à alimentação do seu cão

Neste Ano Novo verifique que o seu cão permanece em forma, estando mais atento à sua alimentação. Isso significa medir a quantidade de comida diária, verificar se comprou o tipo de alimentação certa (verificando se corresponde à raça, porte e idade) e se a mesma está a fornecer todos os nutrientes que ele precisa. Não se esqueça que os snacks são parte de sua alimentação diária! Fale com o médico veterinário para saber qual a alimentação adequada.

6. Ofereça-lhe um brinquedo novo

Esta resolução de ano novo pode parecer a mais óbvia, mas também merece um lugar nesta lista. Os cães dão-nos tanto amor, lealdade e conforto que é importante recompensá-los e celebrar a presença deles nas nossas vidas.

O brinquedo não precisa de ser caro – talvez até voltar a mostrar um antigo peluche que o seu cão gostava ou comprar um brinquedo “quebra cabeças” que os entretém e ensina novas habilidades. Como alternativa, um brinquedo dispensador de snacks também pode ser muito interessante uma vez que o manterá entretido quando estiver fora de casa. Escolha um brinquedo que reflita a personalidade do seu cão para que ele aproveite ao máximo o tempo de brincar.