O que deve manter fora do alcance do seu animal para ter uma época festiva segura
Embrulhos perigosos
Se tem um animal sabe que deve estar alerta sempre que um material potencialmente perigoso entra em sua casa. Ao dar um presente a alguém que tenha um animal tenha o cuidado de colocar uma etiqueta a indicar que esse embrulho não é pet friendly. Desta forma, quem recebe o presente pode ter o cuidado de o deixar longe do olhar curioso dos cães e gatos.
Azevinho
É uma das plantas mais típicas na época natalícia. Tenha em atenção que o azevinho, tal como outras plantas como lírios - especialmente tóxico para gatos - é venenoso já que podem comê-las ou mesmo inalá-las ao tentar cheirar.
Laços e fitas
Laços e fitas de presentes podem causar danos sérios a cães e gatos se estes os ingerirem. Para evitar isso, assim que abrir um presente coloque os papéis, as fitas e os laços no caixote do lixo ou num local a que não consigam aceder.
Doces de Natal
Algumas refeições natalícias incluem ingredientes sazonais que embora sejam deliciosos para humanos podem não ser apropriados para cães e gatos. Nesta quadra, não se esqueça de manter fora do seu alcance ingredientes como chocolate, uvas e passas que podem ser tóxicos.
Luzes de Natal
Por fim, tenha também atenção à árvore de natal repleta de decorativos como pendentes ou componentes elétricos que podem também ser perigosos.
Na passagem de ano
Tenha especial cuidado com o fogo de artificio, a maioria dos cães e gatos têm medo e podem tentar fugir. Se o seu animal está dentro de casa, prepare um local seguro, confortável e o mais recatado possível para minimizar o efeito do som. Se estiver na rua deverá proporcionar um local fechado e seguro, de onde o animal não possa fugir. Se optar por levá-lo garanta que o seu cão está confortável e que o fogo de artifício não lhe provoca qualquer tipo de medo.