Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
cão a arfar

Porque é que os cães precisam de arfar?

6 min de leitura

Os nossos cães começam a arfar muitas vezes, especialmente depois de um bom passeio ou de uma sessão de brincadeira. No entanto, quando o arfar é acompanhado de outros sintomas, pode ser sinal de algo mais sério. Saiba a que deve estar atento com este artigo.

O arfar dos cães é um comportamento comum, muitas vezes observado quando o cão está a tentar arrefecer num dia de calor ou após uma sessão de brincadeira. O arfar caracteriza-se por uma respiração rápida e superficial, normalmente acompanhada de uma longa língua pendente e é, geralmente, um comportamento normal, com o qual não precisa de se preocupar. No entanto, há situações em que o cão arfar pode ser um sinal de algum problema.

Neste artigo indicamos principais razões que poderão levar o seu cão a arfar.

Porque é que os cães precisam de arfar?

Quando os cães estão a arfar, normalmente, é sinal de que estão muito quentes e que estão a tentar arrefecer. No entanto, há mais razões para o seu cão arfar, pelo que é sempre importante analisar toda a situação e interpretar o que a linguagem corporal do seu cão lhe está a dizer. Os motivos mais comuns para os cães arfarem são:

O meu cão está a arfar demasiado. O que pode significar?

Se o seu cão está a arfar muito e não está quente nem precisa de baixar a sua temperatura corporal, isto poderá indicar um problema. Além disso, se o seu arfar parece soar mais alto ou mais forte ou ele parece estar a fazer mais esforço do que habitual, deve consultar o médico veterinário de imediato porque pode ser um sinal dos seguintes problemas:

O meu cão está a arfar à noite - o que significa?

Se o seu cão está a arfar durante a noite e não está muito calor no quarto, pode ser por muitas razões e deve consultar o médico veterinário para que seja feito um diagnóstico. Pode ser resultado de ansiedade, especialmente se o seu cão fica separado de si durante a noite porque os cães podem ficar ansiosos quando ficam sozinhos. 

cachorro a arfar

Normalmente, isto é bastante raro em cães adultos e tende apenas a ser uma preocupação com cachorros. Se suspeita que o arfar do seu cão durante a noite se deve a ansiedade, pode experimentar deixar o rádio ligado para lhe proporcionar algum conforto e neutralizar algum barulho exterior.

Se o seu cão arfar muito quando não estiver a fazer exercício físico ou a tentar arrefecer, ou então se o arfar for acompanhado de outros sintomas, deve connsultar de imediato o seu médico veterinário.

Para mais informação sobre o comportamento dos cães, consulte a nossa área de artigos no site.