
Os cães são sempre leais aos seus donos e estão sempre dispostos a ajudar-nos em momentos de necessidade. Esta lealdade feroz e amor por agradar fazem com que sejam ótimos cães de assistência para pessoas com deficiências, incapacidades ou perturbações de saúde mental. Leia o nosso guia para saber mais sobre os diferentes tipos de cães de assistência e os trabalhos incríveis que realizam.
Os cães são realmente incríveis. São os nossos fiéis companheiros e proporcionam-nos companhia e amor durante toda a vida. Esta impressionante lealdade e amor pelos humanos também significa que são excelentes ajudantes para quem tem necessidades especiais e deficiências, pois estão sempre dispostos a dar uma pequena ajuda a quem precisa.
Os cães de serviço e assistência são geralmente uma tábua de salvação para os seus donos, oferecendo mais liberdade e um impulso ao bem-estar geral. Continue a ler para saber mais sobre os tipos de cães de assistência e os trabalhos incríveis que realizam.
Cães-guia
Os cães-guia estão entre os cães de assistência mais comuns que encontrará. Especialmente treinados para dar apoio a pessoas cegas e com deficiência visual, os cães-guia têm sido utilizados para este fim há séculos e há muito debate sobre onde começou a prática de os treinar.
Normalmente, os Labradores e os Golden Retriever são os favoritos para esta tarefa, pois são inteligentes, amáveis, facilmente treináveis e a sua aparência gentil faz com que pareçam menos ameaçadores para aqueles em público que possam ter medo de cães. Além disso, os Labradores têm bocas macias, o que os torna excelentes a apanhar coisas para os seus donos.
Curiosidade: os cães-guia são tão inteligentes que sabem quando desobedecer ativamente às ordens e agir no melhor interesse do seu dono!
Cães de assistência à audição
Assim como os cães podem ajudar os deficientes visuais, também podem ajudar quem tem perda auditiva. Estes incríveis cães de assistência podem informar os seus donos sobre alarmes de fumo, campainhas, temporizadores de forno e até mesmo bebés a chorar! Ao ouvir o ruído, o cão de assistência é treinado para colocar uma pata no dono e, em seguida, conduzi-lo em direção ao ruído ou para longe dele, dependendo da causa.
Mais uma vez, os Labradores e os Golden Retriever são escolhas muito populares para este tipo de cães de serviço, mas recentemente outras raças, como os Caniches e os Spaniels Miniatura, também têm sido utilizadas.
Cães de alerta e resposta a convulsões
Existem alguns cães que podem ser treinados para reconhecer quando o seu dono está prestes a ter uma convulsão, podendo pedir ajuda e posicionar-se para o proteger durante o episódio. Na verdade, os cães de assistência maiores podem até afastar os seus donos se estes estiverem num local perigoso, como uma estrada. Como os cães estão tão em sintonia com as nossas emoções, acredita-se que podem sentir a mudança de comportamento antes de uma crise e podem ser ensinados a detetar e a responder adequadamente. No entanto, houve relatos de alguns donos a dizer que os seus cães de estimação previram uma convulsão, sem qualquer treino!
Cães de assistência: alertas para diabéticos
Não é segredo para ninguém que os nossos cães têm narizes superpoderosos, mas sabia que conseguem captar alterações de cheiro nos seus níveis de glicose no sangue? Os cães de alerta para diabéticos são treinados para detetar estes cheiros e depois alertar os seus donos quando o nível de açúcar no sangue é demasiado alto ou baixo, permitindo-lhes agir adequadamente o mais rapidamente possível. Alguns cães de serviço altamente treinados podem até ser ensinados a alertar outras pessoas na casa ou a disparar um alarme quando o seu dono necessita urgentemente de cuidados médicos.
Cães de assistência: deteção de alergias
Os talentos do olfato dos cães não se ficam por aqui: também conseguem farejar os mais pequenos vestígios de alergénios no ambiente e avisar o dono! Os cães de deteção de alergias são treinados para alertar os seus donos caso sintam o cheiro de algo que possa causar uma possível reação, garantindo que evitam o contacto com o objeto. Estes cães de assistência são muito populares entre as crianças, pois podem ajudá-las a ter mais independência no dia a dia, além de as manterem protegidas dos alergénios nocivos.
Cães de assistência à mobilidade
Os cães de assistência à mobilidade oferecem um serviço inestimável para pessoas com deficiências de mobilidade. Podem ajudar em tarefas que vão desde abrir portas, acender luzes, carregar em botões e podem também aprender a procurar itens para os seus donos.
Raças maiores, como Labradores, Golden Retrievers, Samoiedas e Rough Collies, tendem a ser mais favorecidas para estas tarefas, pois precisam de ser fortes o suficiente para ajudar os seus donos, potencialmente proporcionar equilíbrio e suportar o seu peso.
Cães de serviço para autistas
As pessoas com autismo podem ter dificuldade em relacionar-se em ambientes sociais e, muitas vezes, um cão de serviço para autistas pode ser de grande ajuda e, mais importante, um ótimo amigo. Estes cães de apoio podem ajudar a aumentar a confiança geral, ao mesmo tempo que oferecem apoio emocional, alívio do stress e ajudam os seus donos a estabelecerem uma ligação com as pessoas. As crianças com autismo também podem ser mais propensas a fugir ou a perder-se, e um cão de serviço para autistas pode protegê-las, segui-las e alertar os pais quando os seus filhos estão numa situação perigosa.
Cães de serviço psiquiátrico
Os cães de serviço psiquiátrico podem fornecer apoio emocional para aqueles que sofrem de perturbações de saúde mental. Normalmente, as pessoas com PTSD, ansiedade ou depressão beneficiam deste tipo de cão de serviço, pois pode ajudá-las a sentirem-se mais seguras, além de detetar ataques de pânico, ansiedade ou flashbacks.
Os cães de serviço psiquiátrico oferecem aos seus donos a tão necessária paz de espírito e podem ser treinados para garantir que os locais são seguros antes de entrar, como a casa, entrando primeiro e depois acendendo as luzes acionando os pedais. Além disso, também podem oferecer aos seus donos mais espaço pessoal, criando uma barreira entre eles e outros indivíduos.
Cães de terapia
Os cães de terapia são muito diferentes dos cães de apoio emocional e de serviço, pois não são treinados para viver com um dono específico e também não recebem as mesmas permissões para aceder a espaços públicos que outros cães de serviço. Os cães de terapia são treinados para ir a locais como hospitais, lares de idosos, escolas, lares de idosos e instalações de saúde mental e oferecer conforto e companhia. Muitos tipos diferentes de cães podem ser considerados para esta tarefa, apenas precisam de ter o temperamento certo. Todos os cães de terapia devem ser calmos, mesmo em ambientes desconhecidos e movimentados, e quando rodeados de ruídos altos e movimentos. Além disso, como muitas pessoas vão querer fazer-lhes festas, vão precisar de se sentir confortáveis a serem abordados por diversas pessoas!
Este é o nosso guia sobre os tipos de cães de serviço e o que fazem! Quer saber mais sobre como os nossos amigos de quatro patas nos estão a ajudar a manter a segurança? Leia o nosso artigo sobre cães militares e policiais a seguir!