Your Pet, Our Passion.

Caniche Standard

É um cão com uma aparência nobre, elegante e equilibrado com um focinho esguio e um pescoço comprido. A pelagem do Caniche Standard é abundante e encaracolada, e frequentemente estilizada. A sua gama de cores abrange o preto, branco, azul, cinza, prateado, castanho, alperce e creme (consulte o estalão da raça para obter mais informações). Os Caniches Standard adultos medem, no mínimo, 38cm e pesam entre 20-32kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Caniche Standard é um cão carinhoso e animado que dá um companheiro gratificante. Demonstra uma boa capacidade guardiã, anunciando a presença de visitantes, mas sem ser agressivo. É um cão feliz e cheio de animação. Adora ter uma vida preenchida e ser incluído em todos os assuntos familiares.

História e Origem

A raça canina Caniche Standard é a mais antiga dos três padrões desta raça e os exemplares - miniatura e anão - foram desenvolvidos posteriormente. Desconhece-se a origem exata do Caniche; uns afirmam ser oriundos da França e outros da Alemanha. Presume-se que foram levados da Alemanha para França, e aí evoluíram, tornando-se o Caniche Standard que atualmente conhecemos. Foram recrutados na Alemanha como cães de cobro aquáticos e, atualmente, alguns ainda possuem esse instinto de caça.

Tal como sucede em várias raças, os Caniches Standard são propensos a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e  despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. Há também uma elevada incidência na raça para uma determinada doença hormonal (doença de Addison) e uma gastropatia (dilatação vólvulo gástrica).

Os Caniches Standard requerem muito exercício e espaço. A maioria é apaixonada pela natação e atividades de cobro, pelo que deverá ter cuidado perto de espaços aquáticos para garantir a sua segurança. Respondem bem ao treino e destacaram-se em vários desportos caninos, nomeadamente agilidade e obediência.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Caniches Standard são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

O Caniche Standard não tem queda de pelo e é bem tolerado por portadores de alergias (mas nem sempre). Contudo, a sua pelagem requer muitos cuidados. Recomenda-se a intervenção de um cabeleireiro canino de seis em seis meses e em casa deverá escová-lo consoante a necessidade. O dono também poderá aprender a tosquiá-lo. É tão simples como tosquiar uma ovelha.

Estes cães utilizam a sua capacidade visual em vez do faro para caçar e o seu galope tão rápido deixa os seus donos num ápice para trás! Em casa são muitas vezes as preguiças do mundo canino, mas assim que vão para o exterior ficam invariavelmente atentos a algo para perseguir e, assim que começam uma perseguição, ignoram qualquer comando dos seus donos. Gostam de passeios com trela e qualquer passeio é bem-vindo. Não gostam de conviver com felinos ou outros animais pequenos peludos que não conheçam. São pacatos, quanto a estranhos mostram-se indiferentes e, geralmente dão-se bem com outros cães. 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.