Cuidados com a pele do seu gato adulto

gato adulto de pelo às riscas deitado nas costas do sofá

Cuidados com a pele do seu gato adulto

gato adulto de pelo às riscas deitado nas costas do sofá

Cuidados com a pele do seu gato adulto

gato adulto de pelo às riscas deitado nas costas do sofá
July 31, 2018

Cuidados com a pele do seu gato adulto

Os gatos são animais excecionalmente limpos e, naturalmente, cuidam da maioria das suas necessidades de higiene pessoal. No entanto, todos os gatos gostam de atenção e quase todos gostam de ser cuidados pelo seu dono. Envolver-se na higiene do seu gato pode ajudar a criar um vínculo entre os dois, além de lhe dar uma oportunidade de verificar sinais de problemas de saúde.

Os benefícios de escovar o seu gato


Além de o ajudar a construir um relacionamento mais próximo, a escovagem tem vários benefícios para a saúde do seu gato. Escovar ajuda a:

  • Estimular a circulação e melhorar o tônus muscular.
  • Minimizar o tamanho e a quantidade de bolas de pelo no estômago, removendo os pelos soltos.
  • Suavizar o pelo, melhorando as suas propriedades de isolamento e ajudando o seu gato a manter-se quente.
  • Estimular as glândulas na base de cada pelo que ajuda a impermeabilizar o revestimento.
gato adulto de pelo às riscas a andar
gato adulto de pelo às riscas deitado em frente a túnel de brincar

Dicas para escovar o seu gato


Escovar o seu gato deve fazer parte da sua rotina regular, idealmente desde gatinho. É melhor comprar alguns acessórios de boa qualidade para gatos que durarão por toda a sua vida. Compre aqueles que são desenhados especificamente para gato de pelo curto ou longo, conforme o caso. Vai precisar certamente de uma escova e possivelmente de outros acessórios específicos para a escovagem.

Para gatos de pelo curto, use semanalmente um pente de metal de dentes finos. Além disso, uma escova de cerdas naturais ou de borracha pode ajudar a remover o pelo morto. Escove suavemente ou penteie o pelo do seu gato, usando movimentos na direção em que o pelo cresce, e use a escova de cerdas para escovar o pelo na direção da cabeça e depois alise-o novamente.

Para gatos de pelo comprido, escove diariamente com uma escova ou uma luva específica. Qualquer nó pode ser gentilmente retirado com os dedos ou pode ser cuidadosamente cortado usando uma tesoura de ponta cega ou um outro acessório de grooming. Se o seu gato não gosta de ser escovado, tente oferecer guloseimas ou recompensas e seja o mais meigo possível, isso fará com que em breve se acalme.

Qual a aparência de pele e pelo saudável?

 

Escovar regularmente ajuda a monitorizar a saúde da pele e do pelo do seu gato. A pele deve ser rosa ou preta, dependendo da história genética individual do seu gato. Deve estar livre de crostas, comichão, descamação, manchas pretas ou brancas, massas ou grumos. Não deve haver áreas infetadas ou inflamadas. O pelo deve ser liso e brilhante, sem fios quebrados, áreas calvas ou caspa. Pode haver queda de pelo durante todo o ano, mas pode esperar que esta aumente durante a muda no verão e no outono.

 

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB