Obesidade

cão adulto preto a passear na praia com dono

Obesidade

cão adulto preto a passear na praia com dono

Obesidade

cão adulto preto a passear na praia com dono
March 13, 2019

Obesidade

Quatro passos para que o seu cão tenha um peso saudável

Os cães podem desfrutar de vidas mais longas e saudáveis quando estão em boa forma. Mas, assim como nós, os cães às vezes acham difícil lutar para alcançar e manter o peso ideal. Aqui estão quatro passos possíveis que pode tomar para ajudar o seu cão a ficar em forma e saudável a longo prazo.

1. Alimente-o para estar em forma

Uma dieta nutricionalmente equilibrada com o nível certo de calorias é essencial para um peso saudável. Tenha atenção às doses diárias recomendadas pelo seu médico veterinário e use um copo medidor para ser mais rigoroso. Se o seu cão estiver num programa de controlo de peso, procure dar-lhe duas ou três refeições menores por dia em vez de uma refeição maior. Isso ajudará a que ele sinta menos fome.

cão adulto preto com coleira vermelha
cão adulto preto a passear na praia com dono

Dicas de recompensas:

As recompensas são importantes na sua relação com o seu cão, mas se forem em excesso podem levar a um ganho de peso pouco saudável. Pode reduzir o risco de o sobrealimentar com recompensas se seguir as seguintes dicas:

  • Não lhe dê recompensas com muita gordura ou restos da sua alimentação (podem parecer uma boa recompensa mas restos de comida podem ter muitas calorias e são desadequados nutricionalmente).
  • Experimente recompensas saudáveis como por exemplo PURINA® PRO PLAN® Biscoitos Light.
  • Construa uma caixa diária de recompensas. Cada vez que der uma recompensa ao seu cão, coloque uma igual na caixa. Assim saberá sempre qual a quantidade de recompensas que lhe está a dar.
  • Se o seu cão pedir recompensas, tente substituí-las por atenção. Brincar com ele irá distraí-lo da comida enquanto queima calorias e se divertem.

2. Exercício para energia

Quer esteja a passear pelo campo ou a brincar ao “busca” no parque, fazer exercício e brincar com o seu cão é essencial para criar uma boa relação com ele. É também uma forma divertida de o ajudar a manter o peso ideal e uma oportunidade de aprofundar o vínculo que tem com ele, enquanto aproveita o mundo lá fora. A variedade é o que dá gosto à vida, por isso tente diversificar a sua rotina diária numa das seguintes formas:

Utilize brinquedos para tornar o vosso passeio mais divertido – se ele vai buscar a bola, considere utilizar uma raquete de ténis para mandar a bola para mais longe e dar-lhe mais espaço para correr.

Experimente passear com outros donos – quando caminha em conjunto com outros donos é provável que faça passeios mais longos. O seu cão poderá ainda brincar com um amigo. Cães que brincam juntos gastam mais calorias.

Considere variar a sua rotina de passeio – quer seja mudando a rota ou alterando o ritmo entre passeio e corrida.

Tenha em atenção que se o seu cão tiver uma idade avançada ou problemas de artrite, a sua capacidade de exercício pode ser limitada. Consulte o seu médico veterinário para conhecer o melhor plano de ação.


3. Controle o peso

Ter objetivos de gestão do peso faz com que o processo se torne mais fácil e divertido. Um bom objetivo é apontar para uma perda de 2% do peso, por semana. Considere criar um gráfico de progresso da redução do peso, onde poderá também medir a sua cintura e controlar a alteração da forma de corpo, utilizando o Gráfico da Condição Corporal. Para uma análise e acompanhamento mais oficial, marque uma consulta com o seu veterinário.


4. Não desista

À semelhança dos humanos, perder peso é um processo gradual. Não deixe que isso o detenha ou ao seu cão de atingir o objetivo. Um processo gradual é algo que deve ser celebrado até porque significa que a probabilidade de sucesso a longo prazo é maior. PURINA® PRO PLAN® para Cães Adultos de todos os tamanhos com OPTIWEIGHT® é um alimento de baixo teor de gordura e baixo teor calórico que é feito com ingredientes rigorosamente selecionados para ajudar a controlar o apetite e a sensação de fome. É cientificamente desenvolvido para uma perda de peso bem-sucedida a longo prazo.

Com a nutrição certa, o apoio do seu médico veterinário e uma nova rotina de exercícios, o seu cão será capaz de alcançar um peso saudável - e terá a felicidade e saúde que necessita para aproveitar por mais tempo o mundo incrível que partilham.

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB