É normal os cachorros gostarem de roer e morder quando estão a crescer - é uma maneira de descobrirem coisas novas e explorar o que os rodeia. É também nesta fase que mudam para a dentição adulta e, por isso, é natural e seguro que o seu cachorro morda os seus brinquedos favoritos.
Pode pensar que deveria fazer o seu cachorro parar de roer e morder imediatamente. Mas, desde que o cachorro morda brinquedos seguros e não o faça de forma excessiva, este hábito pode ser completamente saudável.
Como acabar com o hábito de roer?
Se o seu cachorro está sempre a morder e a roer coisas - ou se rói o que não deve e/ou coisas perigosas - tem que controlar o seu comportamento. Roer excessivamente pode ser causado por aborrecimento ou stress, por isso, tratar estas causas não só irá fazer com que pare como vai melhorar o seu bem-estar geral.
O seu médico veterinário poderá ajudar a encontrar a causa para o roer excessivo. Mas entretanto, aqui ficam algumas dicas gerais que podem ajudar a manter um roer saudável.
- Incentive o seu cachorro a ficar na cama quando sair de casa. Se ficar na cama, não terá tanta oportunidade de se comportar mal.
- Dê ao seu cão muitos brinquedos seguros para morder para o ajudar a aliviar o stress. Se redirecionar a sua atenção para esses brinquedos, ele não se vai concentrar tanto no que não deve.
- Quando vir que o seu cachorro está a morder algo que não deve, diga “não” para indicar que este é um comportamento indesejável. Redirecione a sua atenção para um brinquedo que este possa morder.
- Elogie o seu cachorro cada vez que o vir morder um brinquedo seguro e apropriado.
- Considere a hipótese de colocar o seu cachorro num espaço confinado quando estiver em casa mas não o possa supervisionar. Certifique-se que ele tem alguns brinquedos seguros para morder. Desta forma, tem espaço para brincar mas não tem acesso a coisas que não deve morder.
