Exercício para cães de raça pequena

Dicas de treino para cães de raça pequena

Como obter o melhor comportamento do seu cão com dicas simples de treino baseado no reforço positivo
O tempo que passa a divertir-se com o seu cão também pode ser utilizado para introduzir treino básico. Tal significa recompensar e encorajar os bons comportamentos e ignorar (mas nunca castigar) os comportamentos indesejados. Com tempo e paciência, o bom comportamento do cão pequeno transforma-se num hábito e o tempo que passam juntos torna-se ainda mais agradável.
Dicas de treino para cães de raça pequena

Começar cedo

É comum as raças de cães pequenos terem uma personalidade forte, que pode constituir um desafio durante o treino. Podem também ter um latido extremamente alto e agudo, pelo que é importante "socializar" estes cães desde tenra idade, idealmente nas primeiras 15 semanas de vida, o período que os médicos veterinários referem como de maior abertura a novas experiências.

Compreender a socialização

O processo de socialização significa habituar o seu cão a novos locais e sons, enquanto ainda é um cachorrinho, incluindo conhecer pessoas novas e brincar com outros cães, ignorar o barulho do aspirador ou passear tranquilamente numa rua movimentada. Se utiliza muitas vezes os transportes públicos, o seu cão de raça pequena tem de aprender a viajar de autocarro ou comboio sem desenvolver ansiedade. Se o cão ficar muito agitado ao conhecer pessoas, em vez de o mandar deitar (sem êxito), pode ensinar-lhe outro truque, inclinar a cabeça ou dar a pata, e utilizar esse comando como uma manobra de distração.

Image
Image
"Com tempo e paciência, o bom comportamento do seu cão transforma-se num hábito e o tempo que passam juntos torna-se ainda mais agradável"

Dicas simples de treino

O treino do seu cão deve começar com alguns comandos básicos: "senta", "anda cá" e "larga", sendo os dois últimos da maior importância. "Anda cá" pode afastar o seu cão de uma situação de perigo e "larga" pode impedir que ele coma alguma coisa venenosa. Seja consistente com as palavras que utiliza para cada comando e controle o tom de voz..

Experimente o "treino com clicker"

Este tipo de treino combina um som reconhecido pelo cão e uma recompensa pela resposta correta. Contudo, requer prática e uma gestão rigorosa do tempo, uma vez que o som "clique" confirma ao cão que respondeu corretamente e, como tal, ele espera uma recompensa. Inscreva-se num curso de treino comportamental para aprender mais.

Escolher a sua recompensa

Se quiser recompensar o seu cão com guloseimas, dê-lhe pedaços muito pequenos de biscoito, um de cada vez, e desconte-os da quantidade de ração diária prevista. Não se esqueça de lhe dar mimos e festas quando ele obedece ao seu comando, ele vai adorar a sua reação positiva!

Evitar a ansiedade de separação

A ansiedade de separação pode ser um problema, mas pode pôr em prática algumas medidas com o seu cachorro para evitar que se transforme num cão adulto ansioso. Por exemplo, pode incluir exercícios de separação no treino básico. Utilize barreiras de segurança nas escadas para encorajá-lo a passar tempo sozinho noutra divisão sem ficar nervoso. De vez em quando, pegue nas chaves e no casaco e volte a pousá-los sem sequer sair de casa, para o seu cão aprender que esses objetos nem sempre significam que o dono vai desaparecer. Quando de facto sair de casa, dê-lhe um sítio confortável para dormir, água fresca e brinquedos ou quebra-cabeças para o manter ocupado.

Combinar o treino com exercício

Os passeios e o tempo da brincadeira também podem ser aproveitados para o treino: brincadeiras de puxar e largar objetos encorajam a partilha e o jogo do busca é uma forma simples de ensinar o seu cão a regressar para perto de si. Pode até ensiná-lo a urinar a pedido se o elogiar verbalmente mal ele comece a fazer chichi e o recompensar logo a seguir. Se viver numa zona urbana, é uma boa ideia deixá-lo brincar em espaços abertos, onde existem mais distrações sempre que possível, sendo por isso uma excelente oportunidade para testar todos os novos comandos!

Dicas de treino para cães de raça pequena
O alimento certo para o seu cão de raça pequena
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama