


Dicas de treino para cães de raça pequena

Começar cedo
É comum as raças de cães pequenos terem uma personalidade forte, que pode constituir um desafio durante o treino. Podem também ter um latido extremamente alto e agudo, pelo que é importante "socializar" estes cães desde tenra idade, idealmente nas primeiras 15 semanas de vida, o período que os médicos veterinários referem como de maior abertura a novas experiências.
Compreender a socialização
O processo de socialização significa habituar o seu cão a novos locais e sons, enquanto ainda é um cachorrinho, incluindo conhecer pessoas novas e brincar com outros cães, ignorar o barulho do aspirador ou passear tranquilamente numa rua movimentada. Se utiliza muitas vezes os transportes públicos, o seu cão de raça pequena tem de aprender a viajar de autocarro ou comboio sem desenvolver ansiedade. Se o cão ficar muito agitado ao conhecer pessoas, em vez de o mandar deitar (sem êxito), pode ensinar-lhe outro truque, inclinar a cabeça ou dar a pata, e utilizar esse comando como uma manobra de distração.


Dicas simples de treino
O treino do seu cão deve começar com alguns comandos básicos: "senta", "anda cá" e "larga", sendo os dois últimos da maior importância. "Anda cá" pode afastar o seu cão de uma situação de perigo e "larga" pode impedir que ele coma alguma coisa venenosa. Seja consistente com as palavras que utiliza para cada comando e controle o tom de voz..
Experimente o "treino com clicker"
Este tipo de treino combina um som reconhecido pelo cão e uma recompensa pela resposta correta. Contudo, requer prática e uma gestão rigorosa do tempo, uma vez que o som "clique" confirma ao cão que respondeu corretamente e, como tal, ele espera uma recompensa. Inscreva-se num curso de treino comportamental para aprender mais.
Escolher a sua recompensa
Se quiser recompensar o seu cão com guloseimas, dê-lhe pedaços muito pequenos de biscoito, um de cada vez, e desconte-os da quantidade de ração diária prevista. Não se esqueça de lhe dar mimos e festas quando ele obedece ao seu comando, ele vai adorar a sua reação positiva!
Evitar a ansiedade de separação
A ansiedade de separação pode ser um problema, mas pode pôr em prática algumas medidas com o seu cachorro para evitar que se transforme num cão adulto ansioso. Por exemplo, pode incluir exercícios de separação no treino básico. Utilize barreiras de segurança nas escadas para encorajá-lo a passar tempo sozinho noutra divisão sem ficar nervoso. De vez em quando, pegue nas chaves e no casaco e volte a pousá-los sem sequer sair de casa, para o seu cão aprender que esses objetos nem sempre significam que o dono vai desaparecer. Quando de facto sair de casa, dê-lhe um sítio confortável para dormir, água fresca e brinquedos ou quebra-cabeças para o manter ocupado.
Combinar o treino com exercício
Os passeios e o tempo da brincadeira também podem ser aproveitados para o treino: brincadeiras de puxar e largar objetos encorajam a partilha e o jogo do busca é uma forma simples de ensinar o seu cão a regressar para perto de si. Pode até ensiná-lo a urinar a pedido se o elogiar verbalmente mal ele comece a fazer chichi e o recompensar logo a seguir. Se viver numa zona urbana, é uma boa ideia deixá-lo brincar em espaços abertos, onde existem mais distrações sempre que possível, sendo por isso uma excelente oportunidade para testar todos os novos comandos!
