Your Pet, Our Passion.
Treinar o sono do seu cão
Cão obediente olhando para a câmera

Tudo sobre o Treino de Cães Mais Velhos

4 min de leitura

Não são apenas os cachorros que adoram a emoção de um treino, ou o vínculo emocional que sente quando eles aprendem novas habilidades. Cães adultos e idosos também podem desfrutar e beneficiar de um treino de cães contínuo, especialmente se houver mudanças na vida.

Um cão sénior bem treinado, por exemplo, tornará uma provável mudança de casa muito mais fácil, ou dará o exemplo para um filho que acabou de se juntar à família!

O treino de cães adultos e seniores permite que a vossa relação se fortaleça, divirta e ajude o seu cão a manter-se fisicamente e mentalmente exercitado. E logo que eles aprendam o básico, pode surpreender-se com o que pode continuar a ensinar-lhes. Talvez haja uma maneira mais divertida de apanhar os brinquedos no jardim: pode ensinar o seu amigo de quatro patas a colocá-los numa caixa para si! Ou por que não treinar o seu cão mais velho para ir buscar as suas pantufas ou encontrar o comando perdido da televisão?

Um cão adulto bem treinado também é um cão muito mais seguro e será mais fácil de estar perto de outras pessoas. Se o seu cão fica muito excitado em público ou quando chegam visitas, pode ser desconfortável, mas com treino, o seu cão será o  mais bem-comportado da sala! Quase todos os cães podem aprender obediência básica e muito mais, independentemente do tipo de raça, experiência ou idade.

Treino de cães adultos e seniores

Para começar a treinar o seu cão adulto ou sénior e conhecer outros tutores, e cães com interesses semelhantes, junte-se a um clube de treino, baseado em recompensas, que ofereça uma variedade de cursos de treino para cães de todas as idades e origens.

Muitos donos de cães voltam ao mesmo clube onde o seu cachorro aprendeu o seu treino de obediência, encontrando as mesmas pessoas e cães com quem fizeram amizade da primeira vez - afinal, trata-se de uma experiência divertida e educativa!

Se precisar de apoio no treino de cães mais velhos, um curso de treino semanal também lhe proporciona um horário regular para se dedicar ao seu cão, aperfeiçoando as suas habilidades como treinador e tutor, permitindo que o seu cão pratique as suas habilidades de concentração. O seu cão irá beneficiar da estrutura proporcionada pelas aulas, enquanto praticar os exercícios em casa ajudará a mantê-lo mentalmente estimulado!

O treino contínuo do seu cão dependerá dos seus objetivos e das suas habilidades: porque não discutir isto com um treinador profissional? Talvez precise de um curso de reforço de obediência ou, se o seu cão for novo ou vier de uma Associação para animais abandonados, um treino individual consigo ou socialização com outros cães adultos seja o mais adequado. Pode também experimentar um novo hobby juntos e realizar um treino numa atividade canina, como agilidade ou flyball!

Se não pretender frequentar um clube de treino, há muitos livros disponíveis que o ajudarão a aprender muito sobre o treino de um cão mais velho em casa. Pesquise livros de treino de cães online para começar o seu novo hobby com o seu melhor amigo.

Treino de cães seniores

Acontece que é possível ensinar truques novos a um cão sénior - na verdade, treinar cães mais velhos é exatamente igual a treinar cães adultos! Os desafios são importantes para manter os cães atentos em qualquer idade, e aprender coisas novas é vital para manter uma boa função cognitiva. Pense no cérebro como um músculo; se não for exercitado, pode enfraquecer. E quer esteja a começar com um cão mais velho resgatado que nunca foi treinado, ou apenas a ensinar novos exercícios ao seu cão mais sénior da família, eles vão adorar o tempo passado a aprender consigo. Devidamente motivados e recompensados, eles serão alunos dedicados, e se já se conhecem há anos, ainda melhor: o treino de um cão mais velho com alguém que eles amam pode ser tão confortável e agradável para o seu cão como roer o seu brinquedo favorito!

Considerações especiais no treino de cães sénior

Num treino baseado em recompensas para cães de todas as idades, certifique-se de que todas as recompensas alimentares contam para a quantidade diária de comida do seu cão. Isso é especialmente importante para cães mais velhos, porque têm um metabolismo mais lento e podem ter tendência a ganhar peso - o seu objetivo é que eles mantenham a condição física ideal, o que significa garantir que recebem o equilíbrio adequado de nutrientes.

Os cães são considerados idosos em idades diferentes, dependendo do tamanho da raça; no entanto, em média, um cão "sénior" é um cão com mais de sete anos (raças pequenas tornam-se sénior mais tarde e raças grandes mais cedo).

Ao treinar cães mais velhos, leve em consideração quaisquer requisitos de saúde específicos que o seu amigo possa ter. Se o seu cão sofre de artrite, por exemplo, não force demais as suas articulações com atividades físicas excessivas e tenha cuidado para não treinar em pisos de madeira escorregadios.

O seu cão mais velho quer agradá-lo e continuar a divertir-se, então ele pode não querer mostrar quando já for suficiente a sessão de treino. Tenha cuidado para não cansá-lo demais, pois ele pode continuar fazer o possível para o agradar, mesmo que esteja pronto para beber água e fazer uma soneca! Treinar um cão mais velho exige muita concentração - e possivelmente esforço físico - e isso pode ser muito cansativo. Exercícios de treino curtos, mas frequentes, são muito melhores para ele do que sessões ocasionais prolongadas, sendo também mais emocionantes.

Desde que esteja atento às necessidades do seu cão e desenvolva um plano de treino divertido e não extenuante, os dois estarão a divertir-se em pouco tempo - e pode ter o cão mais bem treinado que conhece! Quer saber mais sobre os cuidados com cães mais velhos? Confira este guia prático.