Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Golden Retriever peludo a cheirar a relva

Porque é que o meu cão come relva?

3 min de leitura

Se o seu cão come relva, não precisa de se preocupar. Apesar de ser estranho, este não é um comportamento pouco comum.

Apesar de as razões pelas quais os cães comem ervas não sejam claras, há várias explicações possíveis sobre o porquê de eles gostarem de o fazer.

Os cães podem precisar de ervas na sua dieta

Uma explicação para os cães comerem ervas está relacionada com a forma como evoluíram. Esta teoria baseia-se no facto de os canídeos selvagens (tais como lobos e raposas, com quem o seu cão partilha origens) comerem o animal todo, quando o caçam.

Os animais, que os canídeos selvagens (antepassados do seu cão) caçavam e comiam, eram normalmente herbívoros. Isto significa que quando os canídeos selvagens comiam estes animais, acabavam também por comer muita erva e plantas, que estavam nos intestinos das suas presas.

Os canídeos selvagens, tais como as raposas, são também conhecidos por comerem determinadas bagas e outras plantas, suportando a ideia de que os cães comem erva porque esta faz parte da sua dieta normal.

Desde que não lhes esteja a fazer qualquer mal, não há problema que mantenham este comportamento.

Porque é que o meu cão vomita depois de comer relva?

Se verificou este comportamento no seu cão e está preocupado, não se sinta sozinho. Há muitos cães que comem ervas e depois vomitam, o que é perfeitamente normal.

Ninguém tem a certeza sobre o porquê de os cães comerem ervas, mas o mais importante é que isto não é um motivo de preocupação.

Pode ser que os cães comam ervas e depois vomitem de propósito ou podem vomitar porque comeram ervas. Em qualquer dos casos, desde apresentem um comportamento normal depois disso, não é necessário fazer nada.

Alguns cães podem também comer plantas, quando têm algum distúrbio no estômago. Só precisa de se preocupar se ele estiver a comer plantas que possam fazer-lhe mal. Veja a nossa lista de substâncias e alimentos perigosos para os cães.

cruz roxa

Essencialmente, comer relva é um comportamento normal nos cães e não é motivo de preocupação, a não ser que o seu cão o faça em excesso. Outro motivo de preocupação poderá ser se o seu cão mudar de comportamento repentinamente como, por exemplo, se de repente começar a comer muitas ervas, quando antes não mostrava qualquer interesse pelas mesmas.

Se está preocupado com o facto de o seu cão comer relva, recomendamos que consulte o seu veterinário, que examinará o seu cão para que possa ficar descansado e continuar a usufruir da companhia do seu amigo de 4 patas, sem preocupações.