Raças de cão que requerem pouca manutenção

Algumas raças de cão ficam felizes com cuidado e exercício moderados, o que não quer dizer que lhe vão dar menos em troca! Descubra alguns dos mais encantadores cães que exigem menos de si.
Raças de cão que requerem pouca manutenção
Raças de cão que requerem pouca manutenção
Raças de cão que requerem pouca manutenção

Os cães que exigem pouca manutenção apresentam-se em diferentes tamanhos e formas. Embora haja quem pense que os tutores de cães pequenos têm uma vida mais facilitada, alguns dos cães menos exigentes são efetivamente cães de maior porte.

Não existe nenhum cão de que se possa dizer que exige 0% de cuidados de manutenção, por isso, conte que passear, dar de comer, escovar ou brincar sejam parte da rotina. Mas existem alguns cães capazes de lidarem melhor do que os restantes com o facto de não ter tanto tempo para lhes dedicar. Descubra, seguidamente, algumas das mais populares, grandes e pequenas, que exigem menos do seu tempo.

Cães que requerem pouca manutenção: os suspeitos habituais

Alguns cães são mesmo feitos à medida de famílias ocupadas. Quer seja o seu pequeno tamanho que os faz tirar o máximo partido de um minúsculo jardim, o facto de quase não perderem pelo ou de requerem os cuidados mínimos, as raças toy são obviamente os companheiros menos exigentes. Apresentamos a seguir alguns dos mais encantadores cães pequenos que exigem pouca manutenção que pode ter na sua vida.

Chihuahua

O mais pequeno de todos os cães tem o seu lugar garantido em qualquer listagem deste género. Não existem tarefas exigentes com um Chihuahua de pelo sedoso na sua vida. Escovar é uma tarefa de cinco minutos e só tem de a fazer uma vez por semana. Passeá-lo é num instante, porque fica contente se andar apenas meia hora pela vizinhança. Além disso, o seu pequeno tamanho significa que o pode levar consigo nas suas voltas diárias.

Só há uma coisa para que deve estar preparado. Embora não pareçam, os pequenos Chihuahuas são dos cães mais mandões que pode encontrar. A sua inteligência e entusiasmo podem facilmente convertê-los em companheiros barulhentos e desobedientes. No entanto, com paciência e treino contínuo desde cedo, conseguirá controlar a sua natureza independente para desfrutarem em pleno da vida em conjunto.
Raças de cão que requerem pouca manutenção

Teckel

Devido à sua pequena estatura, os teckels são muitas vezes considerados os cães que requerem menos manutenção. Não tem de se preocupar com a perda de pelo, basta escová-los uma vez por semana e apenas necessitam de exercício moderado, porque o seu pequeno esqueleto não foi feito para aguentar grandes correrias e saltos.

Podem ser muito teimosos e comilões, por isso vigie as reservas de comida para ter a certeza de que se mantêm intactas entre as refeições. Com treino e uma socialização atempada, o teckel integrar-se-á na vida familiar sem problemas. Certifique-se ainda que inclui na sua rotina diária dois dos seus passatempos favoritos - brincar e dormir a sesta - e assim terá um amigo para a vida.

Pug

Calmo, pequeno e longe de ser um grande atleta, o Pug é outro cachorro miniatura que gostará de ter em casa. Conhecido como uma raça que requer pouca manutenção, tem tendência a perder pelo, mas necessitam pouco de serem escovados e apenas meia hora de passeio diário, para se manterem em forma. Desde que tenha um bom aspirador por perto, é uma boa opção. Faz parte da natureza do Pug ser o perfeito companheiro, por isso não os ouvirá a ladrar ou a fazer truques para o impressionar. É um cão engraçado para ter por perto e é um companheiro calmo e afetuoso. Ficará completamente encantado diariamente com a sua doçura.

Cães que requerem pouca manutenção: porte médio e grande

Os cães de pequena manutenção nem sempre são pequenos. Apresentamos algumas raças de médio e grande porte, que não o deixarão assoberbado com responsabilidades ao fim do dia.

Galgo Inglês

Não seria capaz de imaginar que o cão mais veloz das redondezas fosse um tal bonacheirão, mas o Galgo Inglês é aquele cão atlético que anseia por miminhos no seu colo. A sua natureza dócil aliada a uma necessidade mínima de serem escovados, faz deles uma das raças de menor manutenção dentro do grupo de cães de tamanho grande.

São cães grandes e dóceis: calmos, às vezes envergonhados, mas muito afetuosos com a sua família. É mais frequente encontrá-los deitados na sala de estar do que a correrem porta fora para o seu passeio. Mas isso não significa que se possa esquecer das suas necessidades de exercício. O que acontece é que o galgo fica muito mais satisfeito com uns bons sprints do que com caminhadas longas. A melhor parte é que terminará o passeio diário muito mais depressa!

Labrador retriever

Incontestavelmente os níveis de energia dos Labrador retriever são altíssimos e a sua perda de pelo pode ser por vezes demasiada, mas as suas famílias classificam-nos como uma raça que requer pouca manutenção. E não é só porque apenas precisem de serem escovados uma vez por semana.

No caso do Labrador retriever é sim devido à sua personalidade, que faz deles um dos grandes favoritos. A sua fama de serem cães dóceis e e com extrema capacidade de adaptação será confirmada logo que descubra quão fácil é para eles socializarem com todos à sua volta, incluindo crianças e outros animais. A sua contagiante energia positiva contribui também para que seja tão fácil tê-los em casa!
Raças de cão que requerem pouca manutenção

Mastiff

Não permita que a aparência feroz dos Mastiff o engane - embora dentro do grupo de raças de cães grandes e pesados, eles são um companheiro dócil e afetuoso. A sua pouca energia não lhes permite muito mais do que ficarem deitados no sofá a maior parte do dia. Até se esquecem do seu peso e tentam encontrar um lugar ao seu colo, se lhes permitir.

Fáceis de treinar, desejosos de agradar e com pelo curto que não requer muitos cuidados, os Mastiff são muitas vezes apontados como um dos cães que requerem pouca manutenção. Convém estar preparado para a tendência de aumentarem de peso, se não tiverem o exercício necessário, por isso certifique-se de que dispõe de tempo para os levar a passear duas vezes ao dia, meia hora de cada vez.

Saiba mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e faça o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e da sua família!