5 Raças Hipoalergénicas de cão

Pode ser muito frustrante sofrer ou ter alguém na família que sofra de alergia a cães. Mas sabia que há raças de cães hipoalergénicas que podem não provocar este tipo de reação? Descubra mais sobre este tema no artigo que se segue.
5 Raças Hipoalergénicas de cão
5 Raças Hipoalergénicas de cão
5 Raças Hipoalergénicas de cão

Pode ser muito frustrante sofrer ou ter alguém na família que sofra de alergia a cães e pode sentir que está a perder o amor incondicional que um cão pode proporcionar. Para quem, infelizmente, tenha este tipo de alergia, pode já ter ouvido falar de raças hipoalergénicas. São raças frequentemente recomendadas porque largam pouco pelo e produzem menor quantidade da proteína responsável pela reação alérgica nas pessoas.

Mas existem realmente raças de cães hipoalergénicas? Saiba mais no artigo abaixo para descobrir o que causa realmente a reação alérgica a cães e quais as raças mais adequadas para estes casos.

O que são raças hipoalergénicas?

As raças hipoalergénicas, tendem a ser de dois tipos: cães com pouco ou nenhum pelo como o cão de crista chinês sem pelo e cães que perdem pouco pelo e que precisam que este seja escovado e tosquiado regularmente.

Há muita discussão sobre o que causa exatamente a reação alérgica a cães e há quem acredite que a alergia é ao pelo e que, por isso, se o cão não perder pelo, não há alergia. No entanto, não é este o caso, já que a maioria das pessoas com alergia a cães, não é alergia ao pelo. Estas pessoas são alérgicas células cutâneas - partículas microscópicas de pele que são libertadas em todos os animais que têm pelo ou penas ou a uma proteína encontrada no pelo, saliva ou urina dos cães. Todos os cães produzem esta proteínas, mas os cães de raças hipoalergénicas produzem-na em menores quantidades, o que significa que vão causar menos reações. Embora possa ser alegado que sim, não existem raças totalmente hipoalergénicas, por isso se sofrer, ou se a sua família sofrer, de alergia a cães recomendamos que invista algum tempo para estar com a raça que está a pensar adquirir/adotar para garantir que não despoleta nenhuma alergia. Partilhamos algumas raças de cães hipoalergénicas, que podem ser adequadas a pessoas com alergias.

1. Bichon Frisé

Esta raça pequena e divertida é caracterizada por ter pelo encaracolado que cresce continuamente em vez de cair. Não só raramente se babam, como o seu pelo grosso retém pelos soltos e células cutâneas, que só é possível de retirar quando o pelo for cortado, pelo que é imprescindível que sejam tosquiados regularmente para que mantenham o seu pelo em perfeitas condições.

Os cães de raça Bichon Frisé são capazes de se adaptar a diversas situações, como por exemplo a viver num apartamento. É uma raça muito carinhosa o que a torna perfeita para famílias! Embora seja originária de Tenerife, o seu nome significa cão de pelo macio branco em francês!
5 Raças Hipoalergénicas de cão

2. Border Terrier

Uma das raças mais populares de Terriers é a raça Border Terrier. O seu pelo denso e encaracolado torna os cães desta raça uma excelente escolha para cães que não perdem pelo. No entanto, o seu pelo requer que seja cortado por um profissional uma a duas vezes por ano. Os cães de raça Border Terrier são extremamente populares devido ao seu temperamento calmo e à sua personalidade aventureira. São capazes de passar um fim de semana consigo no sofá ou de ir à descoberta de novas aventuras no exterior, o que os torna cães ideais para famílias.

3. Cão de Crista Chinês

A raça Cão de Crista Chinês é uma raça hipoalergénica que pode ou não ter pelo. Os cães desta raça que têm pelo, têm duas camadas, perdem pouco pelo e requerem tosquias regulares. Por outro lado, são mais conhecidos os cães desta raça sem pelo, que os tornam ideais para famílias com alergias a cães. Se optar por adquirir um Cão de Crista Chinês com pele clara, deve saber que estes cães precisam de utilizar uma capa leve de algodão quando estiverem expostos à luz do sol para evitar queimaduras solares.
5 Raças Hipoalergénicas de cão

4. Poodles (ou Caniches)

Os Poodles (ou Caniches) podem ter três tamanhos, por isso quer esteja à procura de um cão pequeno, médio ou grande, há um poodle que se adeque às suas necessidades! Têm uma camada de pelo encaracolado que cai pouco, mas que requer tosquia por parte de um profissional para que esteja controlado. Algumas famílias, optam por um estilo flamboyant típico de desfiles caninos, outras mantêm o pelo tosquiado o suficiente para estar controlado. Raças cruzadas de Poodles (ou Caniches), tal como Labradoodle and Cockapoo, têm tido uma crescente popularidade recentemente por ser considerada uma raça hipoalergénica. No entanto, é importante notar que estes cães só terão características de raça hipoalergénica se herdarem o pelo do seu progenitor de raça Poodle (ou Caniche).

5. Cão de água Português

O cão de água português tornou-se famoso quando Barack Obama adotou um enquanto era Presidente dos Estados Unidos da América. Os seus adorados Bo e Sunny foram escolhidos por uma das duas filhas tinha reação alérgica a cães e o cão de água português é uma raça hipoalergénica!

Criada como ajudante de pescadores, esta raça de tamanho médio tem apenas uma camada de pelo encaracolado que requer manutenção regular. O seu pelo é geralmente tosquiado de duas formas: o corte ‘à Retriever’ ou semelhante a um leão para que esteja em perfeitas condições!

Se está a considerar adquirir ou adotar um cão de raça hipoalergénica, saiba mais sobre ter um novo cão.

Pode também saber mais sobre raças de cão na Galeria de Raças de Cão e fazer o nosso Seletor de raças de Cão para descobrir qual a raça que mais se adapta ao seu estilo de vida e à sua família!