Dicas para ir à praia com o seu cão

Se tem um cão, é natural que queira ir à praia com ele quando começam os dias mais quentes. O que deve saber antes de ir? Leia estas dicas para ter um dia fantástico de praia.
Dicas para ir à praia com o seu cão
Dicas para ir à praia com o seu cão
Dicas para ir à praia com o seu cão
Levar o seu cão à praia pode ser muito divertido! Quer o seu cão goste de se molhar no mar ou correr na areia, há muitas formas de aproveitar o dia ao ar livre no verão.

Há algumas coisas que deve considerar, antes de carregar o seu carro com guarda-sóis e toalhas de praia e de se dirigir à costa. Seja preocupar-se com a segurança do seu cão na praia ou escolher a melhor sítio para brincar, garanta estar preparado para um dia de diversão com estas dicas sobre como ir à praia com o seu cão.

Encontrar praias dog-friendly

Antes de levar o seu cão para a praia, é importante confirmar se a praia permite a presença de animais de estimação. Muitas praias têm uma política de não aceitar animais, pelo que deve confirmar antes de de dirigir à praia.

Regra geral, durante a época balnear, as praias concessionadas não permitem a presença de animais. Algumas praias não concessionadas, permitem a presença de animais. Informe-se junto das autoridades competentes se a praia que pretende visitar permite ou não a presença do seu cão ou então veja no edital de praia e na sinalética à entrada da praia.

Há também praias que apenas permitem a presença de animais de estimação em algumas zonas. Esteja atento à sinalética para garantir que não vai para uma área da praia onde o seu cão não seja permitido.

Os tutores de cães podem ser multados se estiverem numa praia que proíbe a presença de animais de estimação. Para não correr o risco de estragar um bom dia de praia, pesquise atempadamente e esteja sempre atento à sinalética à entrada da praia!

Em Pets Welcome encontra informação sobre praias, jardins ou espaços ao ar livre onde pode divertir-se com o seu cão!

Brincar com o seu cão na praia

Levar um cão à praia, proporciona tanto para o cão como para o seu tutor uma oportunidade perfeita de fazer exercício físico e de apanhar ar. Há muitos benefícios tanto mentais como físicos de passar tempo ao ar livre. Desde vitamina D adicional a queimar mais calorias, são de facto inúmeros os benefícios.

Quando o seu cão está na praia, aproveite o espaço extra para o incentivar a fazer exercício. Os frisbees são ótimos para fazer o seu cão correr e constituem um jogo divertido para toda a família. Tente jogar "ao meio", com o seu cão ao meio e veja-o a saltar de alegria atrás do frisbee! Muitos cães de raças grandes gostam do desafio de ir apanhar o disco ou a bola ao mar, mas garanta que o seu cão se sente confortável a nadar, antes de o encorajar a ir para o meio das ondas.

Escolha sempre um local adequado para estas brincadeiras com o seu cão. É também útil ter uma trela com vários metros de comprimento para lhe dar a sensação de liberdade, sem correr o risco de ele fugir.
Brincar com o cão na praia

Dicas para os cães nadarem no mar

Apesar de muitos cães serem naturalmente bons nadadores, indo para a água como um pato (ou como um cão!), não assuma que o seu cão se sentirá confiante com as ondas. Enquanto que algumas raças, como os Labradores, não hesitam em saltar para o mar, outras são naturalmente mais receosas.

Os cães pequenos podem sentir-se intimidados com a grande extensão de água, enquanto que outros simplesmente não gostam de se molhar. Por exemplo, os Shar Pei têm muitas vezes medo de água. Se o seu cão é de uma raça específica, informe-se sobre a raça antes da ida à praia para que possa estar um pouco melhor preparado.

Se sabe que o seu cão fica nervoso e não gosta de nadar no mar, dê-lhe muitos mimos e elogios quando ele se aventurar a investigar a água. Não o force a avançar mais do que ele quer e permita-lhe chapinhar junto às ondas para ganhar confiança. Se o seu cão não sabe nadar bem, mas é aventureiro, pode comprar-lhe um colete salva-vidas adequado para cães, de forma a ficar mais tranquilo.

Encontre zonas calmas e com poucas ondas para o seu cão nadar. Não o encoraje a entrar no mar se as ondas estão muito altas e fortes e evite zonas populares entre surfistas e desportos náuticos.

Cuidar do seu cão na praia

Os cães podem com frequência esquecer-se do que é o melhor para eles, na excitação de viver o momento. Por isso, enquanto ele estiver a divertir-se na praia, deve estar atento às suas necessidades.

  • Assegure-se que o seu cão está sempre com coleira e chapinha de identificação
    • Garanta que o seu cão tem sempre acesso a água fresca e limpa, enquanto estão na praia. Evite também que ele beba água do mar. Os cães podem gostar de lamber a água do mar e, apesar de uma pequena quantidade não lhes fazer mal, beber muita água do mar pode fazer-lhes mal.
      • Se for um dia solarengo e quente, é importante proporcionar ao seu cão um lugar tranquilo à sombra para que ele possa descansar. Todo o exercício e diversão de um dia de praia podem ser muito cansativos!
        • Sabia que os cães também podem apanhar um escaldão solar? Tenha especial cuidado se o seu cão tem pelo claro ou fino para garantir que a sua pele não fica demasiado exposta ao sol, podendo originar queimaduras. Também os cães com pouco pêlo no focinho precisam de um cuidado especial. Pode até comprar um protetor solar especial para cães.
          • Tenha também cuidado para que o seu cão não fique demasiado exposto a uma elevada temperatura que pode provocar um golpe de calor.
Cuidar do seu cão na praia

O meu cão precisa de tomar banho depois de ir à praia?

Deve sempre enxaguar bem o seu cão com água depois de um dia na praia para remover a areia ou sal que possa estar agarrado ao pelo, o que pode provocar irritações na pele Alguns cães de pelo mais comprido ou com pele mais sensível podem precisar de tomar um banho completo, a seguir à praia.

Para saber mais sobre como cuidar do seu cão nas férias, leia o artigo Ir de férias com o seu cão.