Your Pet, Our Passion.
Viajar com cão no carro

Como transportar o cão no carro em segurança

4 min de leitura

Apesar de alguns cães andarem de carro sem qualquer problema, alguns podem ficar nervosos ou enjoar. Neste artigo, partilhamos consigo os cuidados a ter para ajudar o seu cão a sentir-se confortável e tranquilo.

Viajar de carro com o seu cão

O segredo de quando transporta o seu cão de carro é ajudá-lo a sentir-se seguro. Quanto mais confiante ele estiver, mais confortável e menos nervoso ficará.

Tal como para muitas outras experiências, quanto mais cedo o seu cão começar a andar de carro, melhor. Idealmente, o seu cachorro deve habituar-se a andar de carro mal chegue a sua casa.

Exponha-o ao carro de forma gradual, começando por colocá-lo dentro de um carro estacionado. Os cães precisam de tempo para cheirar o espaço onde vão estar fechados e para se sentirem confortáveis, antes de o carro começar a trabalhar. Quando ele estiver satisfeito, faça uma viagem curta e em marcha lenta, apenas dentro do seu bairro.

Elogie-o e recompense-o no final da viagem, por ter estado tranquilo dentro do carro.

Considerando que tudo corre bem, deve ir aumentando gradualmente a duração das viagens, à medida que a confiança do seu cão aumenta também.

Pode utilizar esta técnica com cães de todas as idades. Se adotou um cão adulto, que não esta habituado a viajar de carro, seja paciente e ajude-o a habituar-se a fazê-lo de forma gradual e tranquila. Com calma, deve rapidamente começar a ver melhorias.

Se vai viajar com o seu cão em distâncias longas, crie o hábito de parar a cada duas horas. O seu cão apreciará a pausa para “ir à casa de banho”, beber água e esticar as patas. Garanta sempre que o seu cão está com coleira e chapinha de identificação.

Segurança no carro não implica apenas manter o seu cão protegido. É também garantir a segurança do condutor e de todos os passageiros. Demore o tempo que for necessário para treinar o seu cão a manter-se calmo e sossegado dentro do carro, para que não crie distrações para o condutor ou incomode os outros passageiros.

Se o seu cão vai sentado juntos aos pés dos passageiros, utilize uma transportadora adequada para o manter em segurança. Se não for possível e a sua única opção é que ele vá sentado num dos bancos, garanta que ele utiliza um peitoral adequado e um cinto de segurança próprio. Estes cintos de segurança são específicos para utilizar para o transporte de cães, existem em vários tamanhos e devem ser fixados nos suportes normais dos cintos de segurança dos carros. Se o seu cão não costuma usar um peitoral, coloque-o primeiro em casa e deixe que ele se habitue antes de o utilizar no carro. Dê muitos elogios ao seu cão por usar o peitoral tranquilamente. Tenha em atenção que o cinto de segurança para cães tem que ser sempre utilizado com um peitoral e nunca diretamente na coleira. Uma opção segura é transportar o seu cão dentro de uma transportadora específica. Neste caso, deve também escolher uma transportadora de tamanho adequado para o porte do seu cão, disponibilizando-lhe o espaço suficiente para que viaje confortável.

Apesar de haver muitas outras opções, como por exemplo, barreiras em malha ou rede, estas não são tão seguras como o uso do cinto de segurança ou de uma transportadora, no caso de travagens bruscas ou acidente. De facto, se não forem utilizadas corretamente, estas opções podem magoá-lo tanto a si como ao seu cão.

Quando andar com o seu cão no carro, nunca o deixe viajar à solta no carro ou com a cabeça de fora da janela. Apesar de parecer muito divertido (e, provavelmente, até ser), o seu cão pode ficar com irritações nos olhos ou, pior ainda, magoar-se com algum objeto que passe junto do carro. Há também o risco de ele se conseguir soltar do peitoral e saltar da janela. Pode abrir um pouco a janela para que o seu cão sinta o ar fresco e, nos dias mais quentes, usar uma proteção contra o sol para evitar que ele apanhe muito sol durante a viagem.

Manter a janela aberta e usar proteções contra o sol são ótimas soluções, mas em dias quentes os carros podem aquecer muito rapidamente. NUNCA deixe o seu cão dentro do carro porque pode ser fatal, mesmo no inverno, em dias mais amenos.

Se o seu cão fica muito nervoso no carro, pergunte ao seu médico veterinário sobre a utilização de feromonas traquilizadoras, que existem em vários formatos (coleiras, sprays, ...). Acredita-se que o odor é semelhante às feromonas que as mães lhes transmitiam naturalmente, quando eram cachorros, pelo que conseguem acalmá-los e ajudar a mantê-los tranqulios, durante cerca de quatro horas.

Tente também proporcionar ao seu cão um ambiente familiar no carro para que ele se sinta menos nervoso. Utilize o brinquedo favorito dele ou uma manta com o cheiro familiar de casa.

É muito comum os cães enjoarem quando andam de carro. No entanto, alguns cães conseguem ultrapassar este problema. Se o seu cão fica mal disposto no carro, coloque um resguardo impermeável no sítio onde ele está e leve toalhitas e materiais de limpeza para o caso de vomitar.

Um cão enjoado é um cão infeliz. Não viaje com ele com o estômago cheio. Como precaução, o ideal é não lhe dar ração entre duas a três horas antes da viagem. Também deve passear sempre o seu cão, antes de começar a viagem para que ele não fique ansioso e evitar o enjoo. Se o seu cão enjoar com frequência, consulte o médico veterinário.

Quer seja uma viagem longa ou uma pequena deslocação, deve estar sempre preparado. Traga o peitoral e a trela habituais do seu cão. Assegure-se que leva comida e água fresca suficiente para a duração da viagem, incluindo um comedouro e uma taça para a água.

Deve ter atenção às refeições do seu cão para que ele não viaje com fome ou com o estômago cheio, o que pode provocar enjoos.

Outros objetos a considerar, em função da duração da viagem, incluem:

  • Medicamentos que o seu cão possa precisar
  • Uma manta ou a cama do seu cão
  • Escova e utensílios de higiene
  • Brinquedos e snacks
  • Transportadora

Fazer uma road trip com o seu cão pode ser uma experiência muito divertida. Lembre-se que nunca o deve deixar fechado dentro do carro, uma vez que as temperaturas podem rapidamente atingir níveis perigosos e fatais. Leia sobre como manter o seu cão fresco, durante o verão para que possam passar mais tempo juntos ao ar livre.

Conheça novos lugares dog-friendly em PetsWelcome. Leve o seu cão para todo o lado!