Boieiro Australiano

Raças de cães - Cão Boeiro Australiano
Este cão compacto, musculoso, de porte médio mede entre 46-51 cm (machos) e 43-48 cm (fêmeas) em adultos e pesa entre 17 e 23 kg. A pelagem pode ser azul; azul e castanha; azul, preta e castanha; salpicada de azul; vermelha; vermelha e castanha; ou salpicada de vermelho. Consulte os padrões da raça para obter mais informações.
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Some drool
  • Requires grooming once a week
  • Raça não hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e proteje fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

 

No século XIX, os Collies acompanharam os pastores ingleses até à Austrália, no entanto era necessário um cão mais robusto para resistir às duras condições e ao gado mais problemático. Assim, levou-se ao cruzamento de várias raças com capacidades específicas durante 60 anos, incluindo o Dingo, vários collies, e cães pastores, o Kelpie, o Dálmata e o Bull Terrier. Por fim, no final do século XIX, os criadores descobriram esta maravilhosa raça de cães que assumiam as funções utilitárias de pastoreio (conduziam o gado mordiscando-o nos membros posteriores), trabalhavam com os seus donos, tinham iniciativa própria e resistiam a todas as condições climatéricas – seja chuva, frio ou calor intenso.

 

O Boieiro Australiano, por natureza, é cauteloso com estranhos e tem fortes instintos de proteção, pelo que é particularmente importante uma socialização precoce e minuciosa. É uma raça canina que tende a morder ou a mordiscar quando se sentem excitados, por isso recomenda-se treinos precoces para melhorar esta característica indesejada. Apesar de ser muito dedicado à sua família, pode dar algum trabalho, por isso esta raça não é indicada para donos inexperientes, mas sim já com alguma experiência.

 

O Boieiro Australiano é uma raça extremamente robusta e com poucos problemas de saúde. Tal como sucede em várias raças, podem surgir distúrbios esporádicos oftalmológicos hereditários e sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

 

O Boieiro Australiano necessita de aproximadamente duas horas diárias de exercício, incluindo incentivos mentais. No entanto mais exercício também é bem-vindo. Ele possui uma elevada resistência e durabilidade. Atenção que é um cão bastante ágil e tem capacidade para saltar qualquer obstáculo pu vedação que não lhe agrade, permitindo-lhe alcançar facilmente comida exposta em balcões ou mesas. Não o deixe entediar-se ou então ele tratará de criar o seu próprio entretenimento!

 

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

 

A pelagem dupla sedosa é de pouca manutenção, necessitando apenas de ser escovada uma vez por semana. A pelagem é cerdosa e lisa; o subpêlo é curto e denso. O comprimento do pêlo oscila entre 2,5 a 4 cm, curto na cabeça e mais longo na área da barriga e atrás das patas.

 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.

Dog Breed

Qual é a raça de cão certa para mim?

Cada cão tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu cão, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

Tenha em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um cão que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos cães à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada cão tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do cão com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter. Saiba mais em https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/encontrar-o-cao-certo-para-mim/adotar-um-cao

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um cão de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um cão de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu cão, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu cão

Com o seu novo cachorro ou cão adulto quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo cão chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao-casa