Um cão mais velho bem treinado, por exemplo, tornará muito mais fácil qualquer mudança de casa ou dará o exemplo a um cachorro, que tenha acabado de chegar à família!
O treino de um cão adulto ou sénior permite-lhe fortalecer a sua relação com ele e partilhar momentos de diversão, enquanto ajuda o seu cão a manter-se física e mentalmente ativo.
Quando ele aprender os comandos básicos, ficará surpreendido com tudo o resto que lhe pode ensinar. Talvez haja uma forma mais divertida de apanhar os brinquedos no jardim: pode treinar o seu amigo de quatro patas a arrumá-los por si, colocando-os numa caixa! Ou porque não treiná-lo a ir buscar os seus chinelos ou a procurar o comando da televisão que se encontra perdido?
Um cão adulto bem treinado é também um cão muito mais seguro e mais divertido de ter junto de outras pessoas. Se o seu cão ficar demasiado excitado em público ou com visitas, pode ser desagradável, mas com algum treino, ele transformar-se-á no ser mais bem comportado das redondezas! Quase todos os cães podem aprender os comandos de obediência básica e muito, muito mais, independentemente da raça, experiência ou idade.
Treino contínuo: treinar cães mais velhos
Não são só os cachorros que adoram a agitação do treino ou a relação emocional que constroem, quando aprendem novas competências. Os cães adultos e seniores podem também beneficiar de treino contínuo, especialmente se surgirem mudanças na sua vida.



Treinar cães adultos e cães seniores
Para começar a treinar o seu cão adulto ou sénior e para conhecer outros donos e cães, junte-se a uma escola de treino de boa reputação e que baseie a sua atuação no reforço positivo. Deve escolher uma escola que ofereça diferentes cursos de treino para cães de todas as idades e origens. Muitos donos escolhem a mesma escola, onde o seu cachorro aprendeu os comandos básicos de obediência, porque conhecem já alguns donos e cães com quem fizeram amizade. Afinal, o treino deve ser uma experiência tanto divertida como educacional! Se precisa de ajuda sobre como treinar cães mais velhos, um curso de treino com aulas semanais, irá proporcionar-lhe um período de tempo regular que dedica ao seu cão, melhorando a sua destreza enquanto treinador e permitindo ao seu cão praticar as suas competências de concentração. O seu cão beneficiará da forma como as aulas estão estruturadas, enquanto que praticar os exercícios em casa também o manterá mentalmente estimulado! O treino contínuo do seu cão dependerá dos seus objetivos e das competências do seu cão. Porque não discutir este tema com um treinador profissional? Talvez precise de relembrar as noções de obediência ou, se acabou de adotar o seu cão, poderá ser mais adequado apostar em aulas de socialização com outros cães adultos e/ou sessões de treino personalizado. Podem até escolher um novo passatempo e começar a treinar o seu cão para praticar algum desporto, como por exemplo agilidade ou disco!
Treinar cães seniores
Pode sempre ensinar novos truques e competências a um cão mais velho. Na verdade, treinar um cão sénior é exatamente igual a treinar um cão adulto! É importante lançar desafios ao seu cão para o manter perspicaz e alerta, em todas as idades. Aprender novas competências é também vital para a manutenção de uma boa função cognitiva. Pense no cérebro como um músculo, que se não for exercitado pode enfraquecer. Quer esteja a começar com um cão sénior adotado e não treinado ou esteja simplesmente a ensinar novos exercícios ao seu velho cão de família, ele adorará passar tempo de aprendizagem consigo. Corretamente motivado e recompensado, ele será um aluno cheio de vontade e, se se conhecerem há vários anos, tanto melhor: para os cães mais velhos, treinar com alguém que adoram, pode ser tão confortável e divertido como roer o seu brinquedo favorito!Considerações especiais para cães seniores
- Tal como nos treinos à base de reforço positivo em cães de qualquer idade, certifique-se que as recompensas em comida são contabilizadas na dose diária de ração do seu cão. Este cuidado é especialmente importante para os cães seniores porque têm um metabolismo mais lento e podem ter tendência para ganhar peso. Quer mantê-lo em boa forma, o que significa garantir que ele recebe uma nutrição corretamente equilibrada.
- Os cães são considerados seniores em diferentes idades, dependendo do tamanho da sua raça. No entanto, em média, um cão é considerado sénior quando atinge sete anos de idade (as raças pequenas tornam-se seniores um pouco mais tarde e as raças grandes um pouco mais cedo).
- Quando treinar um cão sénior, tenha em atenção qualquer requisito específico de saúde que ele possa ter. Se o seu cão sofre de artrite, por exemplo, não exija muito das suas articulações com demasiado exercício físico e tenha o cuidado de não o treinar em espaços com o chão escorregadio.
- O seu cão sénior quer divertir-se e agradá-lo, pelo que pode não o avisar quando já estiver cansado e for hora de terminar a sessão de treino. Seja cuidadoso e não o canse em demasia porque ele pode continuar estoicamente a fazer o melhor possível para o agradar, mesmo que esteja pronto para beber um pouco de água e dormir uma sesta! O treino exige muita concentração (e até algum esforço físico), o que pode ser muito cansativo. É muito melhor fazer sessões de treino curtas e frequentes do que fazer maratonas ocasionais de treino.
- Desde que se mantenha atento às necessidades do seu cão e desenvolva um plano de treino divertido e não extenuante, passarão momentos muito divertidos juntos… e poderá verificar que tem o cão melhor comportado que conhece!
