Como ensinar as crianças a cuidar de cães e gatos

Os animais de companhia são membros da nossa família e o laço que nos une é algo que também queremos incutir às nossas crianças. Apresentamos algumas coisas que pode fazer para ajudar a fortalecer esse laço e a dar às crianças um sentido de propósito, envolvendo-o nos cuidados a ter com os animais de companhia.
Ensinar as crianças a cuidar de cães e gatos
Ensinar as crianças a cuidar de cães e gatos
Ensinar as crianças a cuidar de cães e gatos

Deixe as crianças desempenharem um papel no treino e jogos com os animais

O tempo passado em casa é uma excelente oportunidade para envolver as crianças mais velhas no treino dos animais.

Tal como sucede com os as pessoas, brincarem juntos aproxima as crianças e os animais. Sugerimos jogos para brincar com o seu cão ou gato, tais como, esconder e procurar ou o jogo do copo, em que o animal tem de descobrir um snack escondido debaixo de um de três copos voltados.

Dar capacidade às crianças para dirigirem os animais nestes jogos, cria uma excelente oportunidade de desenvolvimento para todos. Uma vez que o seu filho e o animal descobrem por si próprios, verá o momento ‘Eureka’ em acção, com muitos abanares de cauda, saltos à volta e excitação.

Encorajar um tratamento responsável

Quando estão em causa o treino e as brincadeiras, há que ter em conta que os diferentes animais requerem diferentes tipos de encorajamento. Embora os snacks sejam populares entre os animais (e as crianças gostam de lhes dar), é importante ensinar às crianças que demasiadas guloseimas diariamente são prejudiciais à saúde.

Como alternativa, pode encorajar a criança a descobrir outras coisas que podem motivar o animal, tais como mais tempo com um brinquedo favorito ou interação social, por exemplo, festas ou elogios.

Atribua um papel às crianças no exercício dos animais

Com as famílias a passar mais tempo em casa, fazer intervalos para exercício é fundamental, física e psicologicamente. É uma boa ocasião para permitir que as crianças mais velhas se encarreguem de alguns dos exercícios para os animais da casa.

Pode ser tão simples quanto escolher qual o exercício determinar a hora em que tal terá lugar.

Oriente as crianças para a criação de momentos tranquilos para os animais

Embora o exercício e a atividade regular sejam importantes para a nossa saúde, um período tranquilo para fazer a sesta e relaxar também é importante, tanto para as pessoas quanto para os animais. Não obstante os animais adorarem passar tempo com a família, o facto de ter todos em casa a toda a hora pode ser stressante.

Esta é uma oportunidade para os seus filhos entenderem a relevância de um período de descanso e para os envolver na rotina instituída. Para as famílias com gatos, um projeto adicional para as crianças é descobrirem um local onde eles se possam esconder. Outra forma de as crianças criarem um período de repouso para os animais, embora permanecendo conectados, é lerem para eles - as crianças precisam de aprender e os animais podem ajudá-los em certas áreas de aprendizagem, como já foi provado.

Nunca é demasiado cedo para aprender a cuidar dos animais de forma responsável

Estar mais tempo em casa oferece uma oportunidade para os membros das famílias crescerem. Dar às crianças mais responsabilidade para cuidar dos animais pode enriquecer a vida do animal e ajudar as crianças a tornarem-se melhores tutores de animais no futuro.

Descubra os materiais Petschool, um projeto educativo totalmente dedicado às crianças, que através do cão Max e da gata Luna lhes ensina de forma divertida a cuidar dos animais de companhia.